Permitido acompanhar a situação dos assinantes dentro do ambiente logado

A ferramenta Assinaturas está em constante evolução e nessa liberação foi implementado um recurso que facilita a visualização e acompanha a lista dos assinantes bem como a situação das assinaturas dentro do ambiente logado, ou seja, é possível acompanhar se um determinado documento foi ou não assinado sem precisar acessar a ferramenta Assinador.

Neste comunicado será apresentado um cenário onde esse recurso está sendo utilizado.

Ferramenta Documentos

É possível visualizar a situação do documento, por meio dos banners coloridos, os arquivos que foram enviados para assinaturas e a situação em que cada um se encontra. Veja na imagem abaixo. 

Porém, para verificar a lista dos assinantes apresentada aqui é preciso clicar em Ver. Assim, todas as informações dos assinantes aparecem na tela sem necessidade de acessar a ferramenta Assinador, facilitando o dia a dia das pessoas que utilizam a ferramenta.

Configurando recebimento de notificações via e-mail

Agora a ferramenta possibilita que o usuário configure se deseja receber notificações via e-mail, e ainda pode configurar as naturezas e situações que desejar receber e-mails. Este recurso está localizado na ferramenta Assinador na opção E-mails de notificação.

Habilitando o parâmetro Receber e-mails de notificação, todos os processos da assinatura de um documento serão notificados, incluindo: documentos a serem assinados, recusados e concluídos. Para não receber nenhum tipo de notificação, basta desabilitar o parâmetro.

Para personalizar os recebimentos via e-mail pressione o botão PERSONALIZAR.

Nessa janela, o usuário irá informar no campo NÃO RECEBER E-MAIL DE quais e-mails não deseja receber notificações, e no campo QUANDO O DOCUMENTO ESTIVER escolherá Para assinar, Assinado ou Recusado.

Para inserir uma nova especificação pressione o botão +PERSONALIZAÇÃO.

Ao salvar, o usuário visualiza todas as informações e também pode editar ou remover as personalizações.

Clicando em remover, a ferramenta apresenta uma mensagem para que o usuário confirme a exclusão da personalização. Clique em SIM para remover ou CANCELAR para invalidar a ação.

Termo de consentimento para uso dos certificados

Foi implementado na ferramenta Assinador o termo de consentimento dos certificados digitais, isso significa que ao acessar a ferramenta fica visível um banner  de cor amarela na parte superior da tela. 

Neste termo é explanado os tipos de certificados existentes e a validade jurídica, mas lembre-se, é preciso que o termo seja consentido até a data informada, caso contrário não será mais possível assinar documentos.

Para visualizá-lo pressione o botão VERIFICAR O TERMO.

 Para realizar o consentimento, o usuário deve ler o termo, marcar o checkbox e pressionar o botão CONCLUIR. Logo, essa informação não aparecerá mais.

Para os certificados desktop a mensagem será exibida da seguinte maneira:

O termo já consentido encontra-se disponível no ambiente de Certificados, no botão TERMO DE CONSENTIMENTO.