ARRECADACAO E FISCALIZACAO_SET ICONES-103

Confira as novidades e melhorias disponibilizadas na Central do Usuário

– Qualificando a conta de usuário via PIX

Agora na Central do Usuário, é possível qualificar uma conta via PIX. Para isso, pressione o item Qualificar com PIX localizado na parte inferior da tela na Central do Usuário.

 

Uma nova janela é aberta informando um QR code válido para que o usuário realize o pagamento de R$ 0,01 centavo. Em caso de dúvidas há um passo a passo explicando o processo de pagamento, como mostra na imagem.

Ao realizar o pagamento, é apresentado um informe que o pagamento foi realizado e o usuário foi qualificado com PIX. 

Neste estágio, o nome e CPF não podem mais ser alterados, pois as informações são confirmadas pelo Banco Central.

Na parte inferior da tela aparecerá um botão Remover qualificação.

Novas possibilidades com a qualificação via PIX

A utilização da tecnologia PIX simplifica muito o processo de qualificação de usuários, essa nova possibilidade proporciona uma forma a mais de realizar esta ação, o que hoje acontece somente com o uso do e-CPF.

Os produtos podem se beneficiar desta qualificação interagindo com nossos usuários de maneira segura, pois, o cruzamento de dados é automático. Sendo assim, o sistema entende que o acesso é feito pelo usuário portador de um determinado CPF, já que no processo de qualificação garantimos essa informação e atrelamos essa identificação a um usuário específico. 

Dentre algumas questões que visamos atender com essa melhoria, estão os requisitos do SIAFIC, decreto Nº 10.540, publicado em 5 de novembro de 2020 no DOU. A publicação  determina que certos dados devem ser manipulados apenas por usuários que tenham conta no sistema vinculado a um CPF. Assim, podemos garantir que a ação seja executada apenas por usuários qualificados e posteriormente identificá-los em nossos registros de auditoria. 

Outro assunto importante, é a segurança na captura e entrega de determinados dados, visando o atendimento de determinados pontos da LGPD.

Outra possibilidade é que, usuários técnicos possam qualificar-se oferecendo uma segurança maior ao processo de suporte, implantação, migrações, entre outras rotinas. Esse procedimento (qualificação) é pré-requisito para usuários técnicos em um prazo de 60 dias, onde o acesso técnico só será permitido para usuários que fizeram o processo de qualificação. 

A qualificação via PIX traz diversas possibilidades aos nossos produtos e processos. A equipe detentora desse conhecimento está pensando dia após dia em como melhorar a forma de interação com os usuários, possibilitando maior segurança, robustez e agilidade.