Disponibilizada variáveis para código CNAE, descrição e grau de risco no modelo padrão de relatórios para emissão de Alvarás

Visando atender as necessidades dos Municípios, informamos que agora, é possível realizar a inserção do código do CNAE, Descrição e Grau de risco, para que essas informações possam ser visualizadas na hora de realizar a emissão de um alvará. 

Esses campos podem ser inseridos nos relatórios de Alvarás por meio da customização através da field list_inf_servicos.

Vale ressaltar que as informações referentes a código, descrição e grau de risco são integradas a partir do sistema Tributos.

Disponibilizado pagamento de guias utilizando cartão de crédito

Com o objetivo de levar maior agilidade e praticidade aos servidores e contribuintes, agora, o contribuinte consegue realizar o parcelamento de um débito/dívida/acordo utilizando o seu cartão de crédito.

Para isso, primeiramente, o administrador deve parametrizar a configuração da funcionalidade através do menu Configurações > Guias, acessar as configurações de guias que serão passíveis do pagamento com cartão de crédito e assinalar a seguinte opção:

Vale ressaltar que para os clientes que utilizam o sistema Tributos (Desktop), é necessário que seja assinalado o serviço referente as baixas de guias pagas pelo cartão de crédito nas configurações do integrador, para isso, acesse o menu Cadastros > Configurações das integrações > Serviços e assinale a opção Baixa de guias pagas cartão de crédito (CW), para que assim, essas parcelas sejam integradas e baixadas no Cidadão Web.

Agora, vamos entender como funciona a emissão?

Para realizar o pagamento com o cartão de crédito é simples, basta o contribuinte realizar a emissão do débito desejado normalmente e clicar em Pagar com cartão ou Pagar agrupado com cartão.

Nesse momento será aberta uma tela para serem inseridas as informações relacionadas ao cartão, podendo também ser definido o total de parcelas e o valor total a ser creditado no cartão.

É válido ressaltar que todas as transações geram juros e que estes variam de acordo com as quantidades de parcelas. 

– Possibilidade de utilização de desafio cognitivo para acesso ao sistema

Agora, é possível que a sua entidade disponha de um desafio cognitivo para comprovação de que o sistema está sendo acessado por humanos, dessa forma, foi realizada a criação de um CAPTCHA para que o usuário realize o determinado teste e comprove seu acesso ao sistema. 

Para isso, é necessário que seja configurado no módulo Administrativo, o Parâmetro nas configurações de emissão de qualquer tipo de documento no sistema, conforme apresentado abaixo: 

– Disponibilizado o pagamento por meio do PIX no sistema Cidadão Web 4

Agora, é possível que a sua entidade realize emissão de boletos para pagamentos através do PIX por meio do Cidadão Web, para isso, o administrador deve realizar uma configuração nos convênios FEBRABAN, tornando possível a emissão da guia de pagamento com o QR Code.

Para isso, é necessário que seja preenchido os campos Chave DICT, App Key e Autorização PIX   no menu Cadastros > Convênios.

Os dados informados serão disponibilizados pela instituição financeira, juntamente com o número do código cedente, que também deve ser preenchido. 

Para realizar a configuração do QR Code nos relatórios foi criado o parâmetro QR_CODE_LIST na guia padrão, para realizar a configuração, basta adicionar o elemento Image e configurar conforme demonstrado abaixo:

Print when expression: $P

{QR_CODE_LIST} != null && $P{QR_CODE_LIST}

.size() > 0 && $P

{QR_CODE_LIST}.get($V{PAGE_NUMBER} -1) != null

!= null && $P

{QR_CODE_LIST}.size() > 0) ? $P{QR_CODE_LIST}

.get($V

{PAGE_NUMBER}

-1) : “ERROR”

Também foi adicionado o field qr_code no subrelatório de guia da certidão de ITBI. 

Obs: Atualmente a cobrança por meio do PIX pode ser configurada apenas para o Banco do Brasil utilizando layout Febraban.

Disponível  nova variável para emissão de certidão de ITBI

Agora, você pode inserir uma variável que indica se todas as parcelas do ITBI foram pagas antes de realizar a emissão da certidão de ITBI.

Essa variável está disponível no script de Emissão da certidão de ITBI e é chamada de itbiPago, sendo preenchida com S quando 100% dos débitos estiverem pagos, caso contrário, a mesma será preenchida com N

Observe que quando você realizar a emissão da certidão de um ITBI que não esteja pago, o sistema trará a seguinte mensagem:

OBS: O script criado é passível de ser habilitado ou desabilitado pelo administrador do sistema.

Possibilidade de consultar documentos emitidos

Foi implementado em nosso sistema, a possibilidade do usuário administrador realizar consultas de documentos emitidos por meio do cidadão web.

Essa consulta pode ser realizada de acordo com os seguintes filtros:

  • Filtro por tipo de documento (código);
  • Filtro por tipo do referente (código do contribuinte ou do imóvel);
  • Possibilitar informar o código do contribuinte ou imóvel;
  • Possibilitar informar o período em que os documentos foram emitidos. 

Você pode realizar a consulta por meio do menu Consultas > Documentos emitidos:

 

Disponibilizada novas variáveis para edição de relatório de alvarás

Visando atender a necessidade de nossos clientes, foram adicionadas novas variáveis que tragam dados de opções de BCA (Boletim Cadastral de Atividades) e BCAE (Boletim Cadastral de Atividades Econômicas) para edição do relatório da emissão de alvará, dessa forma, foi disponibilizada a field “list_atividades” em todos os relatórios de alvará, vale ressaltar que caso a tabela do BCAE não possua valor, será utilizado o valor da tabela de BCA.

 

Disponibilizada nova cobrança registrada com o banco Bradesco

Visando maior praticidade ao usuário, foi implementado no Cidadão Web 4 o registro de boletos para o Banco Bradesco, onde o boleto é registrado no momento da emissão da guia.

Atualmente, o contribuinte realiza a emissão da guia no Cidadão Web 4 e essa guia é enviada ao Tributos para efetivar o registro da mesma e possibilitar o pagamento da  guia, entretanto, com essa melhoria o boleto é enviado para o Tributos com o seu registro bancário efetivado.

OBS: Na realização do cadastro de convênio a opção “realizar registros das guias de pagamento pelo Cidadão Web Fly” deve ser assinalada.

 

Possibilidade de inserção de novas informações no relatório das guias unificadas

Agora, o sistema possibilita que o administrador possa realizar a inserção de informações de receitas e tipos de lançamento no modelo editável de relatório para as guias unificadas, ou seja, quando for realizada a emissão de  uma guia unificada, as receitas das pendências e o tipo de lançamento que foram selecionados para emissão serão apresentadas no relatório.

Essa informação estará detalhada no relatório da emissão da guia, veja o exemplo a seguir:

Disponibilizado novo parâmetro no cadastro de convênios para desconsideração de desconto

Foi disponibilizado na configuração do convênio um novo parâmetro que permite ao administrador desconsiderar o desconto proveniente do sistema Tributos (Desktop ou Cloud) no código de barras das rotinas de emissão de guias, a fim de evitar que o desconto fornecido por um Município seja aplicado duas vezes.

Para que você possa desabilitar o desconto basta ir no menu Administrador > Cadastros > Convênios e marcar a opção: Desconsiderar descontos no código de barras na emissão de guias.

ATENÇÃO: Quando esse parâmetro for utilizado com os demais convênios que não estejam configurados com o parâmetro de desconto, o convênio que estiver habilitado prevalecerá, entretanto, caso seja selecionado o convênio sem o parâmetro habilitado na construção da guia o valor será diferente do exibido em tela e irá considerar o desconto.

Exemplo: Se todos os convênios de IPTU estiverem com este parâmetro configurado da mesma forma, não haverá problemas, caso contrário, poderá haver divergências entre o valor exibido na listagem de débitos e o valor na guia emitida.

Disponibilização de cobrança registrada no Cidadão Web 4

Visando praticidade ao sistema, a partir da versão 03.1.14-096, foi implementado no Cidadão Web 4 o registro de boletos para o Banco Caixa Econômica Federal com layout SIGCB, onde o boleto é registrado no momento da emissão da guia.         

Atualmente, o contribuinte emite a guia no Cidadão Web 4 e essa guia é enviada ao Tributos (Cloud ou Desktop) para que a mesma seja registrada, possibilitando assim o seu pagamento, com essa melhoria o boleto é enviado para o Tributos (Cloud ou Desktop) com o seu registro bancário efetivado.

Também foi implementado no módulo Administrador em Utilitários > Cobrança Registrada, uma nova rotina onde é possível monitorar o processo de envio e registros, consultando se as guias emitidas estão devidamente registradas.

 

Paginação e listagem de lançamentos nas emissões de guias de pagamento

A partir da versão 03.1.14-076, do Cidadão Web 4, ao realizar a emissão de determinada guia de pagamento, você conseguirá emitir e visualizar, de forma paginada, a listagem dos lançamentos em nome do contribuinte.

As emissões continuam sendo realizadas no módulo Contribuinte, utilizando a opção Emitir, escolhendo o tipo de guia desejada, quais sejam, IPTU, guia diversas, alvará ou unificada.

Realizar a visualização individual das solicitações de alteração das informações cadastrais de contribuintes

A partir da versão 03.1.14-064 do Cidadão Web 4, é possível que o usuário administrador identifique quais informações o contribuinte solicitou alterações, relacioná-las com as informações atualmente cadastradas e analisar individualmente cada informação que o contribuinte solicitou alteração, por meio do módulo Administrador, menu Configurações > Cadastro de contribuinte:

Para realizar o deferimento, selecione os cadastros desejados e clique no botão Salvar.

Disponibilização de novos campos para demonstração de inscrição municipal e estadual no modelo de relatório editável para emissão de certidões

A partir da versão 03.1.14-064 do Cidadão Web 4, foram disponibilizadas as variáveis insc_municipal e insc_estadual nos relatórios de Certidão Negativa de Débitos de Contribuinte e Econômico, que remetem a inscrição municipal e estadual do contribuinte.

Possibilidade de escolher modelo de relatório padrão para emissão de guias de solicitação de serviços

A partir da versão 03.1.14-062, do Cidadão Web 4, o sistema passa a possibilitar que seja selecionado o modelo de relatório a ser utilizado na emissão da guia que será emitida a partir da Solicitação de serviços:

As informações são recuperadas do cadastro de Relatórios, do tipo Guia de pagamento:

Possibilitar edição do modelo de relatório padrão para emissão de informações cadastrais

A partir da versão 03.1.14-062, do Cidadão Web 4, o sistema passa a possibilitar que seja selecionado o modelo de relatório a ser utilizado na emissão das Informações cadastrais:

As informações são recuperadas do cadastro de Relatórios, do tipo Informações cadastrais, que foi implementado também a partir desta versão: