
- Melhorias entregues na versão 03.1.14-228
- Melhorias entregues na versão 03.1.14-225
- Melhorias entregues na versão 03.1.14-194
- Melhorias entregues na versão 03.1.14-187
- Melhorias entregues na versão 03.1.14-164
- Melhorias entregues na versão 03.1.14-145
- Melhorias entregues na versão 03.1.14-134
- Melhorias entregues na versão 03.1.14-109
- Melhorias entregues na versão 03.1.14-096
- Melhorias entregues nas versões anteriores à 03.1.14-083
- Paginação e listagem de lançamentos nas emissões de guias de pagamento
- Realizar a visualização individual das solicitações de alteração das informações cadastrais de contribuintes
- Disponibilização de novos campos para demonstração de inscrição municipal e estadual no modelo de relatório editável para emissão de certidões
- Possibilidade de escolher modelo de relatório padrão para emissão de guias de solicitação de serviços
- Possibilitar edição do modelo de relatório padrão para emissão de informações cadastrais
- Guia de pagamento com o convênio CBR454 do Banco do Brasil
- Emissão de alvarás definitivos
- Geração de ITBI rural para menos de 100% do imóvel
- Disponibilizada informações de endereço do imóvel na consulta do lançamento em aberto
- Nova API para envio de dados no Cidadão Web 4
- Nova variável para validação de informações de faturas no Cidadão Web 4
- Envie mensagens por email para o Contribuinte do Cidadão Web 4
- Adequação no controle de autenticação do Cidadão Web 4
- Melhorias na situação do contribuinte e do referente no Cidadão Web 4
- Novo layout de cobrança para o Banco Sicredi no Cidadão Web 4
- Validação de informações dos logradouros cadastrados pelo Contribuinte
- Disponibilização de novas variáveis para guias de acordos
- Customização de relatório para validação de primeira parcela não vencida
- Envio de confirmação da interação dos dados de guias emitidas
- Consulta de anexos das solicitações cadastrais
- Script de Situação da certidão negativa de contribuintes
- Ajustes no número para o banco SICREDI no Cidadão Web 4
- Você já utilizou o App Minha Cidade?
- Disponibilização da confirmação de identidade do Contribuinte através de validação de código PIN ao emitir documentos, com o objetivo de aumentar a segurança das informações contidas na web
– Disponibilizada variáveis para código CNAE, descrição e grau de risco no modelo padrão de relatórios para emissão de Alvarás
Visando atender as necessidades dos Municípios, informamos que agora, é possível realizar a inserção do código do CNAE, Descrição e Grau de risco, para que essas informações possam ser visualizadas na hora de realizar a emissão de um alvará.
Esses campos podem ser inseridos nos relatórios de Alvarás por meio da customização através da field list_inf_servicos.
Vale ressaltar que as informações referentes a código, descrição e grau de risco são integradas a partir do sistema Tributos.
– Disponibilizado pagamento de guias utilizando cartão de crédito
Com o objetivo de levar maior agilidade e praticidade aos servidores e contribuintes, agora, o contribuinte consegue realizar o parcelamento de um débito/dívida/acordo utilizando o seu cartão de crédito.
Para isso, primeiramente, o administrador deve parametrizar a configuração da funcionalidade através do menu Configurações > Guias, acessar as configurações de guias que serão passíveis do pagamento com cartão de crédito e assinalar a seguinte opção:

Vale ressaltar que para os clientes que utilizam o sistema Tributos (Desktop), é necessário que seja assinalado o serviço referente as baixas de guias pagas pelo cartão de crédito nas configurações do integrador, para isso, acesse o menu Cadastros > Configurações das integrações > Serviços e assinale a opção Baixa de guias pagas cartão de crédito (CW), para que assim, essas parcelas sejam integradas e baixadas no Cidadão Web.

Agora, vamos entender como funciona a emissão?
Para realizar o pagamento com o cartão de crédito é simples, basta o contribuinte realizar a emissão do débito desejado normalmente e clicar em Pagar com cartão ou Pagar agrupado com cartão.

Nesse momento será aberta uma tela para serem inseridas as informações relacionadas ao cartão, podendo também ser definido o total de parcelas e o valor total a ser creditado no cartão.

É válido ressaltar que todas as transações geram juros e que estes variam de acordo com as quantidades de parcelas.
– Possibilidade de utilização de desafio cognitivo para acesso ao sistema
Agora, é possível que a sua entidade disponha de um desafio cognitivo para comprovação de que o sistema está sendo acessado por humanos, dessa forma, foi realizada a criação de um CAPTCHA para que o usuário realize o determinado teste e comprove seu acesso ao sistema.
Para isso, é necessário que seja configurado no módulo Administrativo, o Parâmetro nas configurações de emissão de qualquer tipo de documento no sistema, conforme apresentado abaixo:

– Disponibilizado o pagamento por meio do PIX no sistema Cidadão Web 4
Agora, é possível que a sua entidade realize emissão de boletos para pagamentos através do PIX por meio do Cidadão Web, para isso, o administrador deve realizar uma configuração nos convênios FEBRABAN, tornando possível a emissão da guia de pagamento com o QR Code.
Para isso, é necessário que seja preenchido os campos Chave DICT, App Key e Autorização PIX no menu Cadastros > Convênios.

Os dados informados serão disponibilizados pela instituição financeira, juntamente com o número do código cedente, que também deve ser preenchido.
Para realizar a configuração do QR Code nos relatórios foi criado o parâmetro QR_CODE_LIST na guia padrão, para realizar a configuração, basta adicionar o elemento Image e configurar conforme demonstrado abaixo:
Print when expression: $P
{QR_CODE_LIST} != null && $P{QR_CODE_LIST}
.size() > 0 && $P
{QR_CODE_LIST}.get($V{PAGE_NUMBER} -1) != null
!= null && $P
{QR_CODE_LIST}.size() > 0) ? $P{QR_CODE_LIST}
.get($V
{PAGE_NUMBER}
-1) : “ERROR”
Também foi adicionado o field qr_code no subrelatório de guia da certidão de ITBI.
Obs: Atualmente a cobrança por meio do PIX pode ser configurada apenas para o Banco do Brasil utilizando layout Febraban.
– Disponível nova variável para emissão de certidão de ITBI
Agora, você pode inserir uma variável que indica se todas as parcelas do ITBI foram pagas antes de realizar a emissão da certidão de ITBI.
Essa variável está disponível no script de Emissão da certidão de ITBI e é chamada de itbiPago, sendo preenchida com S quando 100% dos débitos estiverem pagos, caso contrário, a mesma será preenchida com N.
Observe que quando você realizar a emissão da certidão de um ITBI que não esteja pago, o sistema trará a seguinte mensagem:
OBS: O script criado é passível de ser habilitado ou desabilitado pelo administrador do sistema.
– Possibilidade de consultar documentos emitidos
Foi implementado em nosso sistema, a possibilidade do usuário administrador realizar consultas de documentos emitidos por meio do cidadão web.
Essa consulta pode ser realizada de acordo com os seguintes filtros:
- Filtro por tipo de documento (código);
- Filtro por tipo do referente (código do contribuinte ou do imóvel);
- Possibilitar informar o código do contribuinte ou imóvel;
- Possibilitar informar o período em que os documentos foram emitidos.
Você pode realizar a consulta por meio do menu Consultas > Documentos emitidos:
– Disponibilizada novas variáveis para edição de relatório de alvarás
Visando atender a necessidade de nossos clientes, foram adicionadas novas variáveis que tragam dados de opções de BCA (Boletim Cadastral de Atividades) e BCAE (Boletim Cadastral de Atividades Econômicas) para edição do relatório da emissão de alvará, dessa forma, foi disponibilizada a field “list_atividades” em todos os relatórios de alvará, vale ressaltar que caso a tabela do BCAE não possua valor, será utilizado o valor da tabela de BCA.
– Disponibilizada nova cobrança registrada com o banco Bradesco
Visando maior praticidade ao usuário, foi implementado no Cidadão Web 4 o registro de boletos para o Banco Bradesco, onde o boleto é registrado no momento da emissão da guia.
Atualmente, o contribuinte realiza a emissão da guia no Cidadão Web 4 e essa guia é enviada ao Tributos para efetivar o registro da mesma e possibilitar o pagamento da guia, entretanto, com essa melhoria o boleto é enviado para o Tributos com o seu registro bancário efetivado.
OBS: Na realização do cadastro de convênio a opção “realizar registros das guias de pagamento pelo Cidadão Web Fly” deve ser assinalada.
– Possibilidade de inserção de novas informações no relatório das guias unificadas
Agora, o sistema possibilita que o administrador possa realizar a inserção de informações de receitas e tipos de lançamento no modelo editável de relatório para as guias unificadas, ou seja, quando for realizada a emissão de uma guia unificada, as receitas das pendências e o tipo de lançamento que foram selecionados para emissão serão apresentadas no relatório.
Essa informação estará detalhada no relatório da emissão da guia, veja o exemplo a seguir:
– Disponibilizado novo parâmetro no cadastro de convênios para desconsideração de desconto
Foi disponibilizado na configuração do convênio um novo parâmetro que permite ao administrador desconsiderar o desconto proveniente do sistema Tributos (Desktop ou Cloud) no código de barras das rotinas de emissão de guias, a fim de evitar que o desconto fornecido por um Município seja aplicado duas vezes.
Para que você possa desabilitar o desconto basta ir no menu Administrador > Cadastros > Convênios e marcar a opção: Desconsiderar descontos no código de barras na emissão de guias.
ATENÇÃO: Quando esse parâmetro for utilizado com os demais convênios que não estejam configurados com o parâmetro de desconto, o convênio que estiver habilitado prevalecerá, entretanto, caso seja selecionado o convênio sem o parâmetro habilitado na construção da guia o valor será diferente do exibido em tela e irá considerar o desconto.
Exemplo: Se todos os convênios de IPTU estiverem com este parâmetro configurado da mesma forma, não haverá problemas, caso contrário, poderá haver divergências entre o valor exibido na listagem de débitos e o valor na guia emitida.
Disponibilização de cobrança registrada no Cidadão Web 4
Visando praticidade ao sistema, a partir da versão 03.1.14-096, foi implementado no Cidadão Web 4 o registro de boletos para o Banco Caixa Econômica Federal com layout SIGCB, onde o boleto é registrado no momento da emissão da guia.
Atualmente, o contribuinte emite a guia no Cidadão Web 4 e essa guia é enviada ao Tributos (Cloud ou Desktop) para que a mesma seja registrada, possibilitando assim o seu pagamento, com essa melhoria o boleto é enviado para o Tributos (Cloud ou Desktop) com o seu registro bancário efetivado.
Também foi implementado no módulo Administrador em Utilitários > Cobrança Registrada, uma nova rotina onde é possível monitorar o processo de envio e registros, consultando se as guias emitidas estão devidamente registradas.
– Paginação e listagem de lançamentos nas emissões de guias de pagamento
A partir da versão 03.1.14-076, do Cidadão Web 4, ao realizar a emissão de determinada guia de pagamento, você conseguirá emitir e visualizar, de forma paginada, a listagem dos lançamentos em nome do contribuinte.
As emissões continuam sendo realizadas no módulo Contribuinte, utilizando a opção Emitir, escolhendo o tipo de guia desejada, quais sejam, IPTU, guia diversas, alvará ou unificada.
– Realizar a visualização individual das solicitações de alteração das informações cadastrais de contribuintes
A partir da versão 03.1.14-064 do Cidadão Web 4, é possível que o usuário administrador identifique quais informações o contribuinte solicitou alterações, relacioná-las com as informações atualmente cadastradas e analisar individualmente cada informação que o contribuinte solicitou alteração, por meio do módulo Administrador, menu Configurações > Cadastro de contribuinte:
Para realizar o deferimento, selecione os cadastros desejados e clique no botão Salvar.
– Disponibilização de novos campos para demonstração de inscrição municipal e estadual no modelo de relatório editável para emissão de certidões
A partir da versão 03.1.14-064 do Cidadão Web 4, foram disponibilizadas as variáveis insc_municipal e insc_estadual nos relatórios de Certidão Negativa de Débitos de Contribuinte e Econômico, que remetem a inscrição municipal e estadual do contribuinte.
– Possibilidade de escolher modelo de relatório padrão para emissão de guias de solicitação de serviços
A partir da versão 03.1.14-062, do Cidadão Web 4, o sistema passa a possibilitar que seja selecionado o modelo de relatório a ser utilizado na emissão da guia que será emitida a partir da Solicitação de serviços:
As informações são recuperadas do cadastro de Relatórios, do tipo Guia de pagamento:
– Possibilitar edição do modelo de relatório padrão para emissão de informações cadastrais
A partir da versão 03.1.14-062, do Cidadão Web 4, o sistema passa a possibilitar que seja selecionado o modelo de relatório a ser utilizado na emissão das Informações cadastrais:
As informações são recuperadas do cadastro de Relatórios, do tipo Informações cadastrais, que foi implementado também a partir desta versão: