Publicado em: Sex, 27/12/2019

– Divisão dos itens por despesa e desdobramento

Desenvolvemos a divisão dos itens da Solicitação de compra e Processo administrativo por despesa e desdobramento a partir do item.

Desta forma o cadastro de Itens e Despesas dessas funcionalidades foram impactados. As demais ações de Bloqueio e Desbloqueio das Despesas, bem como as cópias das Solicitações e dos Processos são mantidas da forma que já ocorria até então.

Em decorrência dessa melhoria, foram criadas as Fontes de dados e Service Layer da distribuição dos itens da Solicitação de compra e do Processo administrativo.

Para tanto a seguir estão detalhadas separadamente as alterações nas mesmas.

Solicitações de compra

No cadastro dos Itens da solicitação inicialmente você possui um parâmetro que permite que você indique se deseja que seja acusado um alerta para os itens que ainda não possuem distribuição por despesa.

Assim ao inserir um novo clicando em +ITEM, ou editando um item já registrado, você tem a possibilidade de efetuar a divisão dos itens com a inserção das Despesas em que cada qual corresponde. Para tanto basta você acessar a guia DESPESAS e clicar em +DESPESA

Além da opção de inserção individual da despesa, você conta com alguns facilitadores de cópia, que permitem tanto buscar as despesas informadas na Solicitação, como duplicar a referida linha já informada na divisão. Você pode repetir esta ação até que todo o VALOR do item seja dividido entre todas as despesas.

Você ainda conta na sequência com os totalizadores de itens e valores, distribuídos e a distribuir.

Já no cadastro das Despesas, ao acessá-lo, você visualiza as despesas conforme a indicação no cadastro do item efetuado anteriormente, unificando os valores de cada despesa. 

Você ainda conta com facilitadores que permitem que você traga os valores distribuídos para cada uma das despesas, além da informação do valor total correspondente, para que  seja mais ágil encontrar uma diferença, caso possua. 

Processo administrativo

Já nos Processos administrativos ao acessar os seus Itens, você precisa localizar o botão Configurar na guia Itens.

Realizando este acesso você deve localizar a guia ENTIDADES, local este onde já é realizada a divisão de quantidades por entidade, e acessar o botão Divisão item.

A tela apresentada na sequência é a mesma que a desenvolvida para as Solicitações de compra. Veja:

Você pode inserir as despesas até que todo o VALOR do item seja dividido entre todas as desejadas. Independente do controle de saldos ser por valor ou quantidade, a divisão entre as despesas leva sempre em consideração o valor. O campo da quantidade não é armazenado no banco e serve apenas para fins de cálculo do valor distribuído. Logo, em alguns casos (quando utiliza muitas casas decimais no valor unitário do item) pode ocorrer do valor a distribuir ficar zerado, porém a quantidade ainda pode restar saldo a distribuir ou ficar negativa.

Consequentemente o cadastro de Despesas também foi modificado, da mesma forma que para as Solicitações de compra. Confira:

A geração das contratações permanece da mesma forma, inclusive a divisão é levada juntamente com os itens automaticamente, visto que esta melhoria também foi implementada no sistema Contratos. Acesse o informativo desse sistema e confira. 

– Atualização de status de Bloqueios e Desbloqueios

Implementamos uma melhoria de atualização da situação dos bloqueios de desbloqueios no Compras, conforme efetivação dos registros na Contabilidade. Agora essa atualização de status ocorre automaticamente em poucos segundos!