Novidades e melhorias do sistema Compras (Cloud)

Foi incluída a Lei 13.979/2020 Art 4 – G no campo Fundamento legal para os tipos de contratações diretas, essa lei vale para as modalidades Pregão presencial e Pregão eletrônico. Essa funcionalidade você encontra em Processando > Processos > Processos administrativos > outras opções > Forma de contratação

Pregão presencial:

Pregão eletrônico:

A Lei 13.979/2020 Art 4 CAPUT encontra-se no sistema Compras (Cloud), mas será utilizada somente para modalidade Dispensa de licitação, Pregão presencial e também no Pregão eletrônico. 

Dispensa de licitação:

Através da Pesquisa avançada > Mais filtros é possível pesquisar tudo que envolve essa Lei 13.979/2020.

No momento não temos um relatório específico para isso, mas você poderá filtrar em forma de listagem tudo que tiver esse fundamento legal inserido.

Foi alterado a interação de envio de dados para plataforma Transparência Fly, para que informe todos os dados dos processos e das contratações relacionadas à Lei. 13.979/2020 decorrentes do Coronavírus (COVID-19).

Da mesma forma que já ocorre nas Atas de Registro de Preços, agora você pode efetuar a divisão dos itens do Processo administrativo por organograma. Veja:

A distribuição fica disponível somente quando o Controle do Saldo do processo for por Quantidade. Para tanto o seu funcionamento ocorre da seguinte forma:

  • Quando o processo teve origem pelo atendimento de mais de uma Solicitação de compra, o sistema já efetua a divisão conforme as mesmas. Para isso, os Organogramas deverão estar informados no terceiro nível, por exemplo: 01.01.0001.
  • Quando não houver Solicitação de compra relacionada ao processo, ou qualquer outra situação que impossibilite a montagem automática da distribuição dos itens do processo, o usuário poderá informá-la manualmente.

  • Ao utilizar o processo em questão para a geração de uma Ata de RP ou ainda diretamente para uma contratação, dependendo da aplicabilidade, o sistema mantém a divisão efetuada no processo de origem.

Em decorrência desta melhoria foi disponibilizada uma nova Fonte de dados e um novo Service Layer da divisão dos itens do processo.

Agora o sistema possibilita informar a quantidade de casas decimais serão utilizadas no rateio dos itens para que se possa fechar com o valor do lote, sendo assim a funcionalidade ajusta o valor unitário dos itens de cada lote até que a soma do valor total dos itens fiquem com o mesmo valor do lote proposto pelo vencedor.

Foram disponibilizados novos campos na pesquisa avançada a listagem de materiais e serviços, são eles: Tipo MaterialGrupo(s) e Classe(s), localizado em Administrando > Catálogo > Materiais e serviços.

Agora é possível pesquisar nas Atas de registro de preços materiais que possuem  um determinado Grupo(s) ou Classe(s) através dos Filtros avançados. Confira:

No cadastro de Atos finais dos processos agora você tem a possibilidade de indicar os tipos específicos para licitações Suspensão ou Reinício.