Novidades e melhorias do sistema Compras (Cloud)

Com o intuito de otimizar a rotina dos usuários foi alterado a nomenclatura dos scripts do e-Sfinge: COMPRAS E OBRAS das opções (enviar dados, cancelar dados e verificar assincronismo de informações) de 2021 para Online. Assim não será necessário replicar o script de 2021 para uma nova competência, tornando-o multi-exercício. Para conferir a novidade basta acessar o sistema Prestação de Contas no menu: Visão Geral > Gerenciador de Scripts > Todos conforme a imagem abaixo:

Além disso foram alterados também as descrições dos arquivos nos parâmetros Assunto(s) de: Contratos para Contratos/ Nova Publicação de Contratos. Para verificar a alteração basta acessar o sistema  Prestação de Contas no menu: Visão Geral > Gerenciador de Scripts > Todos > [COMPRAS E OBRAS] e- Sfringe Online – Enviar Dados ou Cancelar > Executar > Assuntos > Contratos/ Nova Publicação de Contratos  conforme a imagem abaixo:

 

Outra modificação em nome de arquivo ocorreu em Homologação de Licitação ou Ratificação de Dispensa ou Inexigibilidade para Homologação de Licitação ou Ratificação de Dispensa ou Inexigibilidade / Nova Publicação.

 Para verificar a alteração basta acessar o sistema  Prestação de Contas no menu: Visão Geral > Gerenciador de Scripts > Todos > [COMPRAS E OBRAS] e- Sfinge Online – Enviar Dados ou Cancelar > Executar > Assuntos > Homologação de Licitação ou Ratificação de Dispensa ou Inexigibilidade / Nova Publicação  conforme a imagem abaixo: 


As presentes alterações foram realizadas pois tais assuntos atualmente geram o arquivo de nova publicação quando as mesmas publicações existem. O parâmetro Exceto assunto(s) do script de envio de dados também recebeu tais alterações.

Na funcionalidade Solicitação de Fornecimento, acessível por meio do menu Contratando > Contratações > Solicitações de Fornecimento foi realizada a criação de um novo campo para visualizar as informações referente ao número/ano da solicitação. 

Por meio do botão editar será permitido alterar somente o número da solicitação, caso o número for alterado para um já existente, será demonstrada uma mensagem de alerta ao usuário. 

Já em relação à Data da solicitação, o dia e o mês poderão ser alterados após a criação do registro, caso seja realizada a alteração do ano, será demonstrada a seguinte mensagem: “O ano da solicitação de fornecimento está sendo alterado e um novo sequencial será gerado automaticamente”.

Anteriormente, o ano da solicitação era calculado de forma automática a partir do ano de exercício logado no sistema.

Com o intuito de otimizar a performance do sistema, foi realizada algumas alterações no cadastro de dados para interações, referente ao campo desdobramento:

  • Foi realizada alteração no campo Desdobramento para listar somente os desdobramentos que correspondem a despesa selecionada, trazendo automaticamente os primeiros dígitos fixos de acordo com a natureza da despesa; 
  • Foi habilitada a opção Adicionar somente se a informação do número digitado não for encontrado;
  • Foi criado o campo Descrição da natureza para que seja alimentado de forma automática com a descrição do desdobramento selecionado, este campo será visível para todos os tipos de ações e seu preenchimento é somente para o tipo da ação Empenhar.

Agora, é permitido realizar a interação contábil  nos empenhos criados manualmente, sendo possível realizar a sua busca no sistema contábil por meio das fontes de dados.

Isso é realizado por meio do menu Contratando > Contratações > Contratações e compras diretas > Listar dados para interação.

Ao realizar uma interação do tipo Empenhar com a situação Contabilizado manualmente, será realizado uma busca dos empenhos no Contábil conforme os dados informados na interação. 

O campo N° do empenho será habilitado somente após o preenchimento da Data da referência e Despesa.

Será demonstrado um aviso de forma impeditiva na listagem das despesas que não foram sincronizadas com o sistema Contábil. Esse bloqueio se faz necessário para que a interação não seja enviada com as despesas incorretas para o Contábil, causando assim, inconsistências. 

Para que esse impeditivo não seja demonstrado, o usuário deve acessar o ambiente de despesas por meio do menu Administrando > Orçamento > Despesas, e sincronizar as despesas com o sistema Contábil, clicando na opção Atualizar despesas.

Após isso, é possível realizar o envio desses dados para o sistema Contábil, sendo elas recebidas por meio das solicitações de empenhos.

OBS: Caso o sistema Contábil (Cloud) não esteja liberado para esta entidade, ao realizar a interação do tipo Empenhar e com a situação Contabilizado manualmente, a informação do campo N° do Empenho deverá ficar habilitada para preenchimento manual, sem vínculos com outro sistema.



Visando aprimorar o dia a dia do usuário, foram realizados alguns ajustes no relatório referente ao Controle de Saldos do Registro de Preços

Confira as adequações realizadas: 

  • Possibilidade de realizar a seleção de entidades participantes do processo ou emissão com todas, mostrando apenas os itens e as quantidades que a entidade selecionada está participando.
  • Exibição de todos os itens e quantidade atribuída na divisão por entidade, mesmo que ainda não tenha nada executado no Contrato. 
  • Alteração da ordenação dos itens dentro de cada fornecedor em ordem crescente pelo número do item.

Agora, ao realizar a geração do arquivo pré-publicação do e-Sfinge online, a natureza do arquivo texto será gerada primeiramente com base no nome do arquivo anexado no texto do processo ou no marcador do texto,  e caso eles não estejam preenchidos serão gerados com base na descrição do tipo de texto, que deverá ter uma das seguintes descrições/combinações de descrições: 

  • EDITAL, ou DISPENSA, ou INEXIBILIDADE;
  • ART;
  • AVALIACAO e PREVIA;
  • DOCUMENTOS e ECONOMICO;
  • ELEMENTOS e PROJETO e BASICO;
  • ESPECIFICACAO e NORMA;
  • ESPECIFICACOES e COMPLEMENTARES;
  • ESTUDOS e LICENCAS;
  • LEI;
  • ORCAMENTO;• PARAMETRO e ECONOMICO;
  • PROJETO e BASICO e EXECUTIVO;
  • TRATAMENTO e RISCOS;
  • LICENCA e AMBIENTAL e PREVIA;
  • OUTRO.

Visando otimizar ainda mais a rotina dos nossos usuários, foram realizadas algumas modificações em nosso sistema que permitem realizar a alteração de participante de um processo administrativo que já foi homologado. 

Com isso, para realizar a alteração, basta o usuário acessar o menu Processando > Processos > Processo Administrativo > Ações disponíveis > Participantes.

Vale frisar que a alteração é permitida mesmo que o processo administrativo homologado possua os seguintes vínculos com as funcionalidades:

  • Ata de Registro de Preço;
  • Contratações
  • Solicitações de Fornecimentos;
  • Interações Contábeis.

Já no sistema Contábil, essas alterações não serão realizadas de forma automática e devem ser feitas de forma manual.

É importante ressaltar que caso existam Recebimentos para alguma solicitação de fornecimento da contratação relacionada ao processo, não será permitido alterar os participantes. 

Todos os itens mencionados acima, serão exibidos ao usuário através de uma mensagem na hora de realizar a confirmação da alteração do participante. 

O participante só poderá ser alterado para outro participante do mesmo Tipo de participação, ou seja, individual para individual, consórcio para consórcio e convidado para convidado

Para que o usuário tenha um controle das alterações realizadas, elas serão exibidas no histórico da alteração do participante, contendo informações como: Data e hora da alteração, usuário que realizou a alteração, nome e CPF/CNPJ do participante atual e nome e CPF/CNPJ do participante alterado

A fim de prover o maior controle e assertividade aos usuários, ao inserir, alterar ou excluir a informação da marcar no item da Ata, esta informação deverá ser atualizada automaticamente no item da Contratação e Aditivos que estão relacionados, veja exemplo:


Se a marca informada na Ata não existir na Contratação a mesma deverá ser adicionada e relacionada, porém quando for alterada na Contratação não refletirá na Ata.

Outra melhoria implementada, foi  a possibilidade de ampliação de 50 caracteres no campo MARCA no cadastro de Proposta.

Agora através do menu Processando > Processos > Processos administrativos > Forma de Contratação, o usuário terá a possibilidade de habilitar os campos Recebimento dos envelopes e Abertura dos envelopes na Forma de contratação do processo administrativo, quando o Tipo for Chamada Pública/credenciamento.

Essa novidade também é permitida na identificação das datas dos envelopes também quando é credenciamento para envio ao Portal de Transparência.

Agora no momento que o usuário trocar de entidade, ou seja, quando houver a troca da entidade selecionada no sistema Compras (Cloud) o usuário continuará na mesma funcionalidade e no mesmo exercício do contexto quando a entidade selecionada possuir o mesmo exercício.

Experimente e veja como essa ferramenta ficou ainda mais simples e eficaz:

Foi adequado o layout da tela de Forma de Contratação do Processo Administrativo para adequação das alterações da nova Lei de Licitações e Contratos(14.133/2021). 

Ou seja, dependendo do Tipo da Forma de Contratação escolhida estarão visíveis para o usuário os seguintes campos:

Vale ressaltar que as regras existentes nesta tela continuam as mesmas.

O campo Forma de Julgamento foi incluído também na forma de contratação, onde qualquer alteração realizada neste campo tanto no Processo Administrativo quanto na Forma de Contratação serão refletidas nos mesmos.