Novidades e melhorias do sistema Compras (Cloud)

- Melhorias entregues em 15/01/2020
- Desbloqueio da despesa da Solicitação de compra ao gerar Contratação
Implementamos uma melhoria no sistema, que permite que sejam realizados os desbloqueios das Despesas da Solicitação de compra de forma automática, quando efetuada a geração da Contratação, nos casos de Compras rápidas.
O seu funcionamento ocorre da mesma forma que é aplicado até então na geração do Processo administrativo. Ou seja, quando realizada a ação de geração da Contratação, você tem a possibilidade de indicar que deseja efetuar o desbloqueio, e neste momento o sistema envia automaticamente interações para a Contabilidade, do Tipo Desbloqueio da Solicitação e Bloqueio da Contratação.
- Melhorias no cadastro de Fornecedores
Inclusão da opção Portal do Empreendedor (MEI)
Disponibilizamos uma nova opção no campo Órgão do registro do cadastro de Fornecedores, para que se necessário seja indicado a sua opção como Portal do Empreendedor (MEI). Veja:
Inclusão do campo Tipo de participação do sócio
Realizamos alterações nas informações dos Sócios do Fornecedor quando pessoa Jurídica. Agora você pode indicar o Tipo de participação, podendo contar com as opções: Representante legal e Demais membros do quadro societário.
Em ambos os casos as Fontes de dados e Service Layers foram ajustados.
- Criação da Justificativa da Dispensa de Licitação no Processo Administrativo
Implementamos um novo campo no cadastro do Processo administrativo, para que possa ser informada a Justificativa, quando o mesmo se tratar de Dispensa de Licitação. Caso ao atender uma ou mais Solicitações de Compra a mesma já possua essa informação, o sistema já preenche o referido campo conforme sua origem.
- Geração de desbloqueio da diferença do valor bloqueado da despesa do Processo e o valor Homologado
Agora você tem a possibilidade de efetuar o Desbloqueio da diferença das Despesas inicialmente informadas na concepção do Processo, e o valor definido efetivamente após julgamento e homologação do mesmo.
Para isso, ao registrar os Atos finais o sistema acusa a mensagem questionando se você deseja já efetuar o bloqueio/desbloqueio caso exista.
Caso você não execute esta ação neste momento, você pode acessar o registro das Despesas do processo na Guia Saldo Remanescente, para executar posteriormente ou ainda para consulta. Veja:
Confira o detalhamento de algumas informações constantes nesta tela.
O sistema já traz o VALOR BLOQUEADO na contabilidade. Logo na sequência, traz o VALOR VENCEDOR, ou seja, se trata da soma dos itens do processo após julgamento das propostas. Já no campo DIFERENÇA, o sistema mostra o valor entre o que foi bloqueado e o total do vencedor. Caso esse valor seja negativo, como é o caso da primeira linha da imagem acima, você tem algumas possibilidades: Ou pode ocorrer porque o valor não foi bloqueado na contabilidade efetivamente, a despesa não possua divisão de itens ou o valor bloqueado é menor que o valor vencedor.
Para o caso da divisão dos itens especificamente, se a despesa não tiver divisão o bloqueio/desbloqueio vai ocorrer normalmente, porém se uma despesa possui divisão e a outra não, aí o sistema vai considerar só a que possui divisão. Para isso o sistema acusa uma mensagem informativa que não é possível gerar pois não possui saldo a contabilizar.
Em consequência no próximo campo o sistema traz o VALOR DOS DESBLOQUEIOS realizados e ainda o SALDO A CONTABILIZAR nesta ação que está para ser efetivada. Por fim você pode identificar a ação tomada por meio dos indicadores de Bloqueio e Desbloqueio, bem como identificar com a visualização de um ícone de inconsistência, o porque esta linha não pode ser selecionada para execução do envio do desbloqueio remanescente.
Em linhas gerais, para utilização dessa funcionalidade o processo deve estar Homologado, possuir Bloqueio de dotação Contabilizado e Saldo entre o valor que foi bloqueado no início do processo e aquele após a definição do vencedor.
- Habilitação do campo Membros presentes
E ainda o campo Membros presentes disponível no cadastro da Sessão de julgamento, foi habilitado para preenchimento manual, quando o Tipo do processo se tratar de Chamada pública/Credenciamento. Para os demais tipos de processo, o campo permanece sendo preenchido automaticamente quando realizada a ação e ficando desabilitado para inserções manuais.