Novidades e melhorias do sistema Compras (Cloud)

O Organograma têm por objetivo realizar o cadastro estrutural, funcional e programático da entidade municipal. Por meio dele, é possível organizar e identificar o código, a descrição e o tipo de administração a que pertence cada órgão. Portanto, ao adicionar um novo exercício não é recomendado alterar a Configuração do Organograma sem que haja alteração na estrutura organizacional da Entidade.

Por isso agora ao adicionar um novo exercício no sistema Compras, por meio do Menu: Configurando > Parâmetros > Gerais > Por exercício e relacionar uma Configuração de Organograma diferente da Configuração do ano anterior, o sistema apresentará uma mensagem Informativa, no qual recomenda-se somente alterar a Configuração de Organograma se a Estrutura Organizacional da sua Entidade foi modificada, caso contrário, não há necessidade de criar uma nova configuração. Conforme a imagem abaixo:

Caso a configuração selecionada seja a mesma do ano anterior, a mensagem não será demonstrada.


Este processo também pode ocorrer em outros sistemas como: Almoxarifado, Frotas , Obras ,Patrimônio, Contratos pois os mesmos possuem Cadastro Compartilhado, portanto uma vez que alterado o Organograma em um deles, os outros estarão automaticamente modificados.

Agora, não será necessário fazer o preenchimento manual dos valores dos lotes, após a importação das propostas, aos quais, são realizadas por meio do Sistema Autocotação. Foi habilitado um novo campo no ambiente de propostas, nele o usuário informa o valor inicial do lote, possibilitando setar automaticamente o valor do(s) lote(s) com o valor total dos itens, de forma individual por lote ou para todos os lotes. Verifique a demonstração da novidade  abaixo:

Para que os novos campos sejam exibidos, a modalidade do processo deverá ser Pregão Presencial e a forma de julgamento do processo (Menu Administrando > Cadastros auxiliares > Formas de julgamento) configurada com o tipo de julgamento: Por lote, sendo também a  forma especial: Lotes sem itens, conforme a imagem abaixo:

Na etapa de Lances do Pregão, será considerado o novo campo de valor da proposta inicial. Ao encerrar os lances, o Sistema irá considerar o valor do lote vencedor conforme as regras abaixo:

  • Se o valor total dos itens for igual ao valor do lote na proposta, haverá distribuição de valor nos itens da proposta de forma automática e proporcional, conforme valor final do lote vencedor;
  • Se o valor total dos itens for diferente do valor do lote na proposta, o valor final do lote será atualizado na proposta e os itens se manterão com seus valores originais, podendo ser alimentados ou alterados manualmente.

É importante ressaltar que a distribuição automática fará o cálculo conforme as casas decimais configuradas no  parâmetro, presente na Forma de Contratação do processo: Distribuir automaticamente a diferença do valor final do lote considerando a quantidade de casas decimais abaixo:


Importante: Caso o parâmetro acima não for configurado, o sistema adotará a configuração já estabelecida por meio do menu: Configurando > Casas Decimais