Novidades e melhorias do sistema Compras (Cloud)

Foi disponibilizado uma fonte de dados para obter os dados da despesa do item da Solicitação de compras. Disponibilizamos os seguintes filtros nessa fonte de dados:

  • Descrição da despesa;
  • Número da despesa;
  • Id da despesa;
  • Máscara da despesa;
  • Desdobramento da despesa.

 

Agora é possível relacionar uma Classe dos materiais do Contratos, com o cadastro de Espécie de bens, situado no cadastro Adicionando espécies de bens

Este vínculo vai permitir que os recebimentos de bens permanentes sejam ainda mais precisos.

Nessa melhoria, assim que os sistema Patrimônio (Cloud) recebe as informações através da Solicitação de entrada de Bens por meio do sistema Contratos, os campos Grupo, Espécie serão preenchidos automaticamente, desde que a Classe dos itens esteja relacionada na Espécie, ou a descrição de um Grupo e Classe dos itens sejam iguais a descrição do Grupo e Espécie de bens.

E também o Tipo de aquisição será preenchido automaticamente, com a opção Compras, desde que a mesma já exista no sistema com esta classificação. 

Essa implementação você encontra no seguinte endereço: Executando > Movimentos de bens > Bens >> widget Solicitação de entrada de Bens”.

Agora no sistema Compras, é possível enviar o CPF/CNPJ do fornecedor da compra direta para exibir na consulta das compras diretas relacionadas ao COVID-19, Ou seja, será possível visualizar no Transparência Fly além dos dados da contratação direta também o CPF quando se tratar de um fornecedor de pessoa física e o CNPJ quando se tratar de um fornecedor de pessoa Jurídica.

Agora, você pode enviar os itens do empenho para a contabilidade. Essa funcionalidade é encontrada no seguinte caminho: Contratando > Contratações > Outras opções > Dados para interação.

Para cada despesa dos dados para interação no campo Tipo de ação, for escolhido  Empenhar, ou Empenho complementar, é permitido enviar os itens relacionados ao empenho conforme a origem da interação do empenho para os itens da contabilidade.

Para ter uma melhor organização/agrupamento dos itens da Cotação de preços, agora é possível criar lotes para os itens. Para visualizar os itens da cotação, foi inserido o ícone carrinho de supermercado.

Ao clicar no ícone mencionado acima, irá abrir uma janela Listando itens da cotação. Nela, é possível visualizar todos os itens e marcando o checkbox  de um ou de todos os itens é possível selecionar o lote a ser inserido ou adicionar um novo.  

Assim você pode selecionar cada item no seu devido lote, veja na imagem:

Lembrando que o recurso foi criado apenas para organizar os itens e não permite realizar a cotação por lotes, mas auxilia na criação dos lotes ao gerar um processo administrativo.

Nessa melhoria é permitido duplicar dados de um processo administrativo possibilitando selecionar a forma como deseja duplicar os itens: copiando o valor dos itens igual ao estimado no processo, ou o menor valor das propostas, ou o preço médio das propostas. As duas últimas opções são visualizadas e consideradas apenas quando o processo a ser duplicado já possuir propostas.

Você encontra essa funcionalidade em Processando > Processos Administrativos > Duplicar processo

No parâmetro “Duplicar os itens” foram criadas 3 opções onde você pode selecionar a que for de sua preferência. As opções são:

  • Considerando o mesmo valor do item do processo;
  • Considerando o menor valor unitário das propostas;
  • Considerando o preço médio unitário das propostas.

Foi implementada nessa melhoria a possibilidade de gerar uma contratação direta através da opção Processando > Registro de preços > Atas de registro de preços > outras opções > Gerar compra direta.

Clicando nessa opção será aberta uma janela para gerar a contratação direta. Após informar os dados e selecionar os itens pressione o botão GERAR

Lembrando que essa funcionalidade não deduz o saldo da ata do registro de preço e não possui nenhum vínculo com a ata. Ela serve apenas para facilitar a geração de uma contratação direta tendo como base os itens da ata de registro de preço.