Novidades e melhorias do sistema Compras (Cloud)

Além das páginas já disponibilizadas conforme comunicado anterior, também disponibilizamos um vídeo que demonstra o passo a passo para realizar a integração com sucesso no ComprasNet. Não deixe de conferir!

Foi implementado em nosso sistema a possibilidade de realizar a ação de Desbloquear/Bloquear despesas automaticamente na geração de contratação do sistema Compras (Cloud), por meio do menu Processando > Processos > Processos administrativos > Situação Finalizado > Gerar contratos. 

Será permitido realizar desbloqueio no processo e bloqueio no contrato, desde que todas as despesas informadas estejam bloqueadas e/ou desbloqueadas com a situação Contabilizada, ou, caso as mesmas não possuam interação contábil. 

Quando for gerado mais de um Contrato, seja por mais de um vencedor ou para entidades diferentes, será obrigatório realizar a divisão dos itens por despesa para cada entidade e consequentemente o valor estimado de todas as despesas deverão ser igual ao valor distribuído.

Caso a regra acima não seja verdadeira, não será permitido executar a ação bloquear/desbloquear despesas automaticamente, visto que  sem a distribuição não será possível identificar o saldo correto para cada vencedor ou entidade.

Vale ressaltar que com a opção marcada, caso o processo administrativo possua bloqueios contabilizados, o sistema gera um desbloqueio da despesa do processo administrativo na contabilidade e gera o bloqueio da despesa da contratação na contabilidade (exceto saldo remanescente). 

  • Se existir Bloqueio contabilizado no Processo irá gerar desbloqueio no processo e gera o bloqueio no Contratos;
  • Se existir Bloqueio e desbloqueio contabilizado no Processo irá gerar somente o bloqueio no Contratos;
  • Se existir Bloqueio e/ou desbloqueio aguardando contabilização não será gerado bloqueio desbloqueio no Processo e Contrato e vai demonstrar a validação:
    • Para a geração da Contratação todas as despesas do Processo Administrativo XX/XXXX devem estar com a situação “Contabilizada” ou não possuir interação contábil.
  • Se existir Bloqueio e desbloqueio contabilizado e Bloqueio contabilizado no Processo irá gerar desbloqueio no processo e gera o bloqueio no Contratos;
  • Se não existir informações de bloqueios/desbloqueios no Processo irá gerar somente o bloqueio no Contratos;
  • Se existir saldo bloqueado e/ou desbloqueado referente a saldo remanescente, o salde deve ser desconsiderado na execução a ação de Desbloquear/Bloquear despesas automaticamente.