Novidades e melhorias do sistema Compras (Cloud)

Conforme o Portal de Compras do governo Federal o Comprasnet é um “ecossistema” único e integrado, que permite a operacionalização e controle de diversas etapas ao longo do ciclo de vida da compra pública.

Por isso, agora o Compras Cloud e Desktop possui integração com Comprasnet. É isso mesmo! Estão possibilitados os envios de informações sobre o Processo Administrativo Licitatório com Modalidade igual a Pregão Eletrônico e seus Itens, bem como, realizar a importação das propostas vencedoras.

Para saber mais sobre configurações e como realizar toda a integração, acesse a Central de Ajuda!

Agora o sistema disponibiliza uma melhor identificação da ação que está sendo realizada em algum cadastro, ou seja, alteração, inserção, exclusão ou mesmo visualização. Veja que ao clicar sobre um registro, o sistema efetua um destaque maior e facilita a identificação de onde foi realizada a última ação.

Essa novidade está disponível nos ambientes abaixo, os quais podem ser acessados por meio da Visão geral ou pelo menu Processando

  • Solicitações de compra;
  • Processos administrativos;
  • Cotações de preços;
  • Atas de registros de preços.

É isso mesmo! Com essa liberação agora é possível editar, incluir e excluir os Itens da Solicitação de Compra mesmo que já exista a Cotação de preço vinculada com ou sem participantes.

Como já deve ser de seu conhecimento, a Cotação é uma etapa facultativa, mas quando realizada, esta pode ser acessada por meio do menu Processando > Cotação de preços ou pelo próprio ambiente Solicitações de compra > etapa 1 – Solicitações ou etapa 4 – Em cotação.

Como regra, para realizar alterações, inclusões ou exclusões dos Itens das solicitações, é fundamental que a Cotação não esteja Finalizada. E mesmo que possua Participantes informados, o sistema permitirá tais ações nos Itens, atualizando valores, quantidade entre outras informações conforme a Solicitação.

Antes mesmo do Processo administrativo ser homologado e retificado ou adjudicado, é possível que seja suspenso. Por isso, essa melhora permite informar um Ato final do Tipo Suspensão antes mesmo de ser homologado.

Para acessar o cadastro de Atos finais, utilize o menu Processando > Processos > Atos finais e selecione o Nº e ano do processo ou por meio da funcionalidade Processos administrativos, seja pelo botão Outras opções > Fase externa > Atos finais ou pelo botão Sessões de julgamento > Outras opções Atos finais.

Veja que não existe um Ato final de Homologação e ratificação ou Homologação e adjudicação, ainda sim, o sistema permite a suspensão. Após clique em + ATO e informe o Tipo igual Suspensão, bem como, os demais campos.

O sistema está adequado ao permitir selecionar os Fundamentos legais da Lei 14.133/21 no processo administrativo com Forma de contratação do Tipo Contratação Direta ou Adesão a Ata de Registro de Preço e Modalidade igual a Inexigibilidade de licitação.

Lembre-se de verificar se o Tribunal de Contas do seu estado já está aderindo à Nova Lei 14.133/21. Quando selecionado algum artigo da Lei 14.133/21, o sistema emitirá a seguinte mensagem: “Este fundamento legal pertence a Lei 14.133/2021. Certifique-se que o Tribunal de Contas do seu estado está aderente à esta Nova Lei para que não cause problema na prestação de contas”.

A partir desta liberação, é possível realizar a criação de múltiplas configurações dos Campos adicionais, os quais estão presentes nos cadastros do sistema Compras (Cloud). Assim, uma única funcionalidade possuirá diversas configurações (ids) diferentes de campos adicionais e essas, estarão passíveis de flexibilização.

Até o momento a criação de configurações de campos adicionais, eram consideradas padrões, mas agora, no momento do cadastro de uma configuração adicional, você informará um identificador para configuração, o qual deverá ser único. É com esse identificador que você navegará no Gerenciador de Scripts.

  • Exemplo de configuração padrão no gerenciador de scripts:
    camposAdicionais.padrao.idade
  • Exemplo de configuração adicional no gerenacidor de scripts:
    camposAdicionais.dadosEscolares.idade

Para a criação de uma configuração, acesse a ferramenta de Campos adicionais por meio do menu Utilitários, clique em + EDITOR e após no botão +. Selecionado o campo Cadastros, automaticamente o parâmetro Configuração adicional é apresentado. Ao habilitá-lo, informe o Identificador, que deverá ser único, bem como, uma Descrição. Após basta dar continuidade na criação dos campos adicionais.