Novidades e melhorias do sistema Compras (Cloud)

Agora, ao realizar o cadastro de um novo material ou serviço (Administrando > Catálogo), o sistema já seleciona automaticamente o campo Estocável igual a Não.

Como já deve ser de conhecimento, este cadastro, bem como o campo citado, são compartilhados e estão presentes nos sistemas Compras, Contratos, Frotas e Almoxarifado e influencia diretamente na escrituração de documentos realizada pelo Contábil. Atualmente o estado de SC já utiliza o evento 251065, o qual identifica o Item na Liquidação do empenho e efetua a contabilização na conta do grupo Almoxarifado e não na VPD. Para conhecer melhor essa novidade, converse com a Revenda ou Filial.

Então fique atento! Por mais que o envio da informação de ser estocável ou não seja realizado pelo Compras ao efetuar uma solicitação de liquidação ao Contábil, o cadastro de Materiais e serviços é compartilhado, ou seja, quando cadastrado nos demais sistemas citados, também estará cadastrado neste.

Agora você conta com um relatório que apresentará os dados cadastrais da ata de registro de preço, desde o período de vigência, data de assinatura, situação e ocorrência. Para acessá-lo faça uso da tecla F4 ou do menu Executando > Artefatos > Relatórios ou mesmo do menu Utilitários > Gerenciador de relatórios.

Perceba que é possível realizar a emissão informando apenas o número da ata, o período inicial ou final, bem como, o período de vigência.

Agora é possível realizar a exclusão somente nos sistemas Compras e Contratos dos registros de Bloqueios e Desbloqueios, sem necessidade de realizar o envio da exclusão ao Contábil. Esta melhoria objetiva possibilitar a exclusão na ausência de saldo na contabilidade.

Para acessar a funcionalidade Bloqueios/desbloqueios da despesa, faça uso do ícone cadeado presente em cada Despesa, seja nos registros das Solicitações de compra e Processos administrativos do Compras (Cloud) ou nas Contratações e compras diretas do Contratos.

Após, clique em Mais opções para realizar a  exclusão do registo individualmente ou selecione vários para efetuar uma exclusão em lote, onde o sistema habilita o botão EXCLUIR ao lado direito da tela.

Além da opção de exclusão individual, é possível realizar 

Ao realizar a exclusão, o sistema emitirá uma mensagem de alerta sobre a ciência de que a exclusão dos bloqueios/desbloqueios ocorrerá somente no Compras/Contratos.

E como já é de conhecimento, atualmente a exclusão individual ou em lote já está possibilitada entre os sistemas. Para tento, vale ressaltar novamente que esta melhoria proporcionará a exclusão somente no Compras/Contratos quando na ausência de saldo no Contábil.

Para saber mais sobre Bloqueios e desbloqueios da Despesa acesse:

A partir desta versão a listagem do ambiente está aprimorada e agora é possível visualizar também os saldos em quantidade e valor dos Itens das Atas de registros de preços. Para isso basta acessar o Itens disponíveis em Outras opções.

O saldo demonstrado é resultado do campo Controlar saldo por (Quantidade ou Valor) presente no cadastro do Processo administrativo, bem como do respectivo cálculo:

Quantidade da ata

Quantidade contratada

Quantidade contratada anulada (Alteração contratual ‘Rescisão’) – Considerar no saldo as solicitações de fornecimentos emitidas.

Quantidade contratada cancelada (Cancelar contratação)

Quantidade anulada (tipo da ocorrência Cancelamento e independente o tipo de cancelamento)

Quantidade transferida para outra ata (tipo da ocorrência Transferida para outra ata)

Quantidade aditivada (classificação supressão do tipo de aditivo)

Quantidade aditivada (classificação Prazo e supressão do tipo de aditivo)

Valor da ata

Valor contratado

Valor contratado anulado (Alteração contratual ‘Rescisão’) – Considerar no saldo as solicitações de fornecimentos emitidas.

Valor contratado cancelado (Cancelado contratação)

Valor anulado (tipo da ocorrência Cancelamento e independente o tipo de cancelamento)


Vale destacar ainda que o acesso a funcionalidade Atas de registros de preços ficou ainda mais facilitada. Agora também é possível acessá-la por meio da Visão geral do sistema Compras.

O sistema Compras já está em adequação à nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos nº 14.133/21.

A partir desta liberação, no campo Fundamento legal, é possível selecionar a respectiva lei com seus artigos e incisos quando a Forma de contratação do processo administrativo representar as Modalidades de Inexigibilidade de Licitação ou Dispensa de Licitação. As situações enquadradas em ambas as modalidades são encontradas nos Art. 74 e 75 respectivamente.

Para acessar a funcionalidade, utilize o ambiente Visão geral > PROCESSOS ADMINISTRATIVOS ou o menu Processando > Processos > Processos administrativos. Após, clique em Outras opções > Forma de contratação, onde é possível selecionar o inciso e alínea do artigo relacionado à modalidade supracitada para cada processo.

Atualmente está vigente também a Lei nº 8.666/93, a qual é válida até 01 de abril de 2023. Mas se você iniciar um processo baseado na nova Lei de Licitações (14.133/21), toda sua execução deverá ser regida por ela e se iniciar outro com base na Lei 8.666, também toda sua execução, até conclusão, deverá ser regido por esta. Isso significa que na entidade é permitida a existência de processos regidos por ambas as leis simultaneamente até a data citada. Após, somente a Lei 14.133/21 seguirá vigente.

Outro detalhe importante é a entidade, antes de selecionar algum dos novos fundamentos legais, verificar se o seu Tribunal de Contas já está aderindo à Nova Lei 14.133/21. Assim, quando selecionado, o sistema emitirá a seguinte mensagem: “Este fundamento legal pertence a Lei 14.133/2021. Certifique-se que o Tribunal de Contas do seu estado está aderente à esta Nova Lei para que não cause problema na prestação de contas”.

Com a disponibilização das novas fundamentações legais, também está adequado o script que realiza o envio desta informação ao portal do Transparência Fly e Cloud. Assim, para os processos onde a Forma de contratação possua Modalidade igual Inexigibilidade de Licitação ou Dispensa de Licitação, o sistema já efetua o devido envio. 

Nesta liberação os sistemas Compras e Contratos possibilitam realizar a exclusão de bloqueios e desbloqueios na contabilidade, independente dos registros estarem com situação igual a aguardando contabilização, contabilizado, descartado ou até mesmo quando excluído manualmente.

Além disso, as solicitações de bloqueios e desbloqueios também ficaram automatizadas. O objetivo é trazer mais agilidade nas rotinas de reserva e liberação das dotações para realização das aquisições de materiais e serviços às entidades.

Para conhecer mais detalhes sobre como utilizar esse aprimoramento, acesse a Central de Ajuda das rotinas abaixo.

Solicitações de compra

Processos administrativos

Contratações e compra direta

Assista ao vídeo explicativo!

Agora, ao acessar o ambiente Pesquisa de preços, são demonstradas as informações conforme a última atualização de dados do Comprasnet, ou seja, o campo Período é apresentado sem uma data previamente determinada, mas com possibilidade de especificá-la quando desejado. Presente em vários processos do sistema por meio dos Itens, você pode especificar manualmente uma data desejada para que a busca seja efetuada.

Vale lembrar que esta funcionalidade pode ser utilizada por meio dos seguintes acessos:

  • Processando > Solicitações > Solicitações de compra;
  • Processando > Cotação de preços > Cotações de preços;
  • Processando > Processos > Processos administrativos;
  • Processando > Registros de preços > Atas de registros de preços;
  • Executando > Pesquisas > Pesquisa de Preços;
  • Busca por meio da tecla de atalho F9.

Ao realizar a emissão da nota supracitada o sistema demonstrará os valores das colunas Qtd. e Preço Unit. Estimado com as casas decimais conforme a sua configuração no menu Configurando > Casas decimais e conforme a informação presente nos Itens. 

Ambos os demonstrativos citados estão aprimorados e agora possibilitam selecionar o Assinante. 

Acesse por meio da tecla F4 ou pelo menu Executando > Artefatos > Relatórios e utilize tag Parecer para facilitar a busca e visualização. Na tela de emissão, perceba a disponibilização do novo campo Assinante. Ao selecioná-lo o parecer é emitido com a assinatura configurada.

Lembre-se ainda que é possível enviá-lo também para assinatura  digital. Automaticamente a pessoa responsável acessará o sistema Assinador e realizará a respectiva assinatura do documento enviado.

Com objetivo de maior usabilidade na seleção das informações de todo o sistema, foram realizados alguns aprimoramentos no sistema.

Agora ao clicar sobre o campo para visualizar as informações e selecioná-las, todas as opções são automaticamente apresentadas, dispensando uma nova ação, como por exemplo, a utilização da tecla espaço, até então necessária.

Esta melhoria está presente em todo o sistema. Confira!

Outras novidade é a alteração do botão Excluir. Para evitar exclusões equivocadas de cadastros, este botão foi realocado para Outras opções. Essa alteração contempla alguns ambientes do sistema Compras, como por exemplo Solicitações de compra.

O ambientes Solicitações de compra e Processos administrativos agora contam com o critério de pesquisa por Material. Ao acessar os ambientes por meio da Visão geral ou pelo menu Processando, clique em Pesquisa avançada. Perceba na imagem abaixo que é possível permanecer apenas com o critério de busca por Material e após, basta inserir uma descrição, seja ela parcial ou não.

Realizado adequação no service layer com objetivo de possibilitar aceite a migração de vários  processos administrativos com o mesmo número de licitação. Essa alteração está relacionada ao parâmetro Numeração das licitações, do sistema Compras (Cloud), quando neste conter selecionada a opção Sequencial único por modalidade e exercício.

Logo, a seguinte validação será ignorada: O processo de compra cc/yyyy possui o mesmo NÚMERO DE LICITAÇÃO (X), modalidade e exercício do processo dd/yyyy.