Novidades e melhorias do sistema Compras (Cloud)

Agora, ao realizar o cadastro de um novo material ou serviço (Administrando > Catálogo), o sistema já seleciona automaticamente o campo Estocável igual a Não.

Como já deve ser de conhecimento, este cadastro, bem como o campo citado, são compartilhados e estão presentes nos sistemas Compras, Contratos, Frotas e Almoxarifado e influencia diretamente na escrituração de documentos realizada pelo Contábil. Atualmente o estado de SC já utiliza o evento 251065, o qual identifica o Item na Liquidação do empenho e efetua a contabilização na conta do grupo Almoxarifado e não na VPD. Para conhecer melhor essa novidade, converse com a Revenda ou Filial.

Então fique atento! Por mais que o envio da informação de ser estocável ou não seja realizado pelo Compras ao efetuar uma solicitação de liquidação ao Contábil, o cadastro de Materiais e serviços é compartilhado, ou seja, quando cadastrado nos demais sistemas citados, também estará cadastrado neste.

Agora você conta com um relatório que apresentará os dados cadastrais da ata de registro de preço, desde o período de vigência, data de assinatura, situação e ocorrência. Para acessá-lo faça uso da tecla F4 ou do menu Executando > Artefatos > Relatórios ou mesmo do menu Utilitários > Gerenciador de relatórios.

Perceba que é possível realizar a emissão informando apenas o número da ata, o período inicial ou final, bem como, o período de vigência.

Agora é possível realizar a exclusão somente nos sistemas Compras e Contratos dos registros de Bloqueios e Desbloqueios, sem necessidade de realizar o envio da exclusão ao Contábil. Esta melhoria objetiva possibilitar a exclusão na ausência de saldo na contabilidade.

Para acessar a funcionalidade Bloqueios/desbloqueios da despesa, faça uso do ícone cadeado presente em cada Despesa, seja nos registros das Solicitações de compra e Processos administrativos do Compras (Cloud) ou nas Contratações e compras diretas do Contratos.

Após, clique em Mais opções para realizar a  exclusão do registo individualmente ou selecione vários para efetuar uma exclusão em lote, onde o sistema habilita o botão EXCLUIR ao lado direito da tela.

Além da opção de exclusão individual, é possível realizar 

Ao realizar a exclusão, o sistema emitirá uma mensagem de alerta sobre a ciência de que a exclusão dos bloqueios/desbloqueios ocorrerá somente no Compras/Contratos.

E como já é de conhecimento, atualmente a exclusão individual ou em lote já está possibilitada entre os sistemas. Para tento, vale ressaltar novamente que esta melhoria proporcionará a exclusão somente no Compras/Contratos quando na ausência de saldo no Contábil.

Para saber mais sobre Bloqueios e desbloqueios da Despesa acesse:

A partir desta versão a listagem do ambiente está aprimorada e agora é possível visualizar também os saldos em quantidade e valor dos Itens das Atas de registros de preços. Para isso basta acessar o Itens disponíveis em Outras opções.

O saldo demonstrado é resultado do campo Controlar saldo por (Quantidade ou Valor) presente no cadastro do Processo administrativo, bem como do respectivo cálculo:

Quantidade da ata

Quantidade contratada

Quantidade contratada anulada (Alteração contratual ‘Rescisão’) – Considerar no saldo as solicitações de fornecimentos emitidas.

Quantidade contratada cancelada (Cancelar contratação)

Quantidade anulada (tipo da ocorrência Cancelamento e independente o tipo de cancelamento)

Quantidade transferida para outra ata (tipo da ocorrência Transferida para outra ata)

Quantidade aditivada (classificação supressão do tipo de aditivo)

Quantidade aditivada (classificação Prazo e supressão do tipo de aditivo)

Valor da ata

Valor contratado

Valor contratado anulado (Alteração contratual ‘Rescisão’) – Considerar no saldo as solicitações de fornecimentos emitidas.

Valor contratado cancelado (Cancelado contratação)

Valor anulado (tipo da ocorrência Cancelamento e independente o tipo de cancelamento)


Vale destacar ainda que o acesso a funcionalidade Atas de registros de preços ficou ainda mais facilitada. Agora também é possível acessá-la por meio da Visão geral do sistema Compras.

O sistema Compras já está em adequação à nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos nº 14.133/21.

A partir desta liberação, no campo Fundamento legal, é possível selecionar a respectiva lei com seus artigos e incisos quando a Forma de contratação do processo administrativo representar as Modalidades de Inexigibilidade de Licitação ou Dispensa de Licitação. As situações enquadradas em ambas as modalidades são encontradas nos Art. 74 e 75 respectivamente.