Novidades e melhorias do sistema Compras (Cloud)

Remodelamos toda a funcionalidade de Sessões de julgamento!

Inicialmente incluímos a inserção dos Participantes da sessão diretamente na listagem das sessões. Desta forma, caso haja mais de uma sessão no processo, você não precisará inserir o participante várias vezes. Bastará apenas que você realize o vínculo e insira o representante. Mas não se preocupe que o procedimento está detalhado logo abaixo.


 Já no cadastro dos Participantes propriamente, assim que for selecionado o Tipo de participação e o Fornecedor, os campos Credenciado em, Enquadrada como MPE, Sede da MPE, Situação da documentação e Renunciou recurso? serão preenchidas automaticamente. 


O diferencial aqui é que além do preenchimento automático de alguns campos, é que o Representante legal do participante agora você insere no registro da sessão propriamente. Veja nos tópicos abaixo.

Na sequência criamos um sequencial para cada sessão, onde na própria listagem o mesmo é exibido de forma crescente. Além de melhor identificar a sessão, essa alteração auxiliar principalmente na emissão de relatórios por sessão de julgamento.

Agora veja as alterações ao cadastrar a Sessão propriamente:

A divisão das informações agora está alocada por guias. Na primeira você insere as INFORMAÇÕES GERAIS da sessão. Como o seu Tipo e Membros presentes:

Na segunda guia você indica o ANDAMENTO  da sessão, como as suas data e hora de abertura e encerramento:

Já na terceira ficam os REPRESENTANTES legais, que até então eram informados juntamente com os participantes da sessão. Para isso basta que você indique qual o Participante, e após informe o seu Responsável e CPF. Ah, aqui o sistema permanece sugerindo os últimos dados informados:

E por fim, Anexos para evidenciar algum acontecimento da sessão também podem ser inseridos.

 

E sabe o que mais??

Personalizamos o cadastro da sessão quando ela é do Tipo Amostras!

O cadastro da sessão ocorre da mesma forma, porém quando você informar este tipo, o sistema habilita um novo campo para que você faça a avaliação das amostras de cada item. Esse tipo de sessão deve ser registrada após a Classificação das propostas, ou seja, quando já houver o participante selecionado para a apresentação das amostras.


Clicando no item em destaque você precisará informar o Fornecedor que está avaliando, e na sequência os itens marcados no processo que precisam de amostra são listados. 

Clique em AVANÇAR que os itens são listados:



Você pode conferir o item e indicar a sua Situação:

Pendente: indicando que a amostra ainda não foi apresentada;

Em análise: indicando que a amostra está sendo avaliada;

Aprovada: indicando que a amostra do item está de acordo com a especificação do edital;

Reprovada: indicando que a amostra do item não está de acordo com a especificação do edital.

 

Dica!! Veja como indicar a necessidade de amostra nos itens do processo:


E mais, as Fontes de dados e Service Layer envolvidos também foram ajustadas.

Agora no sistema Compras (Cloud) é possível alterar a Situação de um material ou serviço na tela principal do cadastro de Materiais e serviços, confira na imagem.

Para isso basta que você acesse o respectivo cadastro, acesse os filtros Ativo e Inativo, e selecione um ou mais registros para atualizar a sua situação.

Agora no sistema Contratos você pode informar um novo fornecedor, sendo ele participante ou não, em um aditivo de Cessão Contratual ou em uma Subcontratação.

Quando selecionado a opção Cessão contratual será habilitado o campo Novo fornecedor, caso seja selecionado Subcontratação será habilitado o campo Fornecedor Subcontratado.

Aditivo de Cessão Contratual

Aditivo de Subcontratação 

Agora no sistema Compras (Cloud) é possível duplicar uma solicitação de compra para outras entidades do mesmo município, para isso basta selecionar o campo Entidade. Nas Opções de duplicação é possível duplicar os itens (opção: Duplicar Itens) para outras entidades, no entanto, não será possível duplicar as despesas (opção: Duplicar despesas) para entidades diferentes. 

No campo Organograma serão apresentados os organogramas da entidade selecionada.

Essa melhoria encontra-se em Processando > Solicitações de compras > Outras Opções > Duplicar Solicitação > Duplicando Solicitação de compras. Para duplicar, acesse a entidade de origem e localize a solicitação que você deseja copiar.

Agora no sistema Compras (Cloud) é permitido que o profissional autorizado realize a estimativa de preços na funcionalidade de Cotações de Preços. Até então era possível finalizar a cotação pelo PREÇO MÉDIO, mas agora será possível finalizar também a cotação pelo MELHOR PREÇO e PREÇO MEDIANO.

Como vai funcionar?

Na tela de Cotar Preços > Cotações será apresentado um botão chamado ESTIMAR PREÇO, ao clicar no mesmo, será apresentada a nova funcionalidade Estimando preços da cotação, onde serão exibidos o PREÇO MÉDIO, MELHOR PREÇO e PREÇO MEDIANO da cotação, já calculados, possibilitando ao usuário mais agilidade, pois poderá escolher qual metodologia será utilizada para estimar os preços praticados no mercado. Agora você terá uma prévia dos valores que irão para a solicitação de fornecimento, minimizando ainda mais a chance de erros de digitação.

Ao clicar em FINALIZAR COTAÇÃO, os valores unitários da cotação serão levados para a solicitação de compra relacionada, levando em consideração a metodologia de estimativa utilizada PREÇO MÉDIO, MELHOR PREÇO e PREÇO MEDIANO.

Está com dúvidas do que significa cada metodologia?
Nós explicamos pra você!

Preço Médio: Será a soma do valor total do item de cada participante dividido pela Quantidade estimada para o Item, considerando apenas itens com cotação de preços.

Melhor preço: Será o preço que estiver com a estrela em amarelo. Caso não houver preço marcado com estrela, o sistema buscará o menor preço cotado para o item

Preço mediano: Depois de ordenados os valores por ordem crescente, o preço mediano será: o valor que ocupa a posição central, se a quantidade desses valores for ímpar, ou a média dos dois valores centrais, se a quantidade desses valores for par.

Agora é permitido cadastrar os objetos a serem controlados para evitar o fracionamento da despesa. Essa funcionalidade é encontrada em Administrando > Objetos. Nesta janela o sistema apresenta o total acumulado do objeto, que é composto pelo total homologado mais o total em andamento, acumulando os valores por modalidade. Os processos que utilizaram o objeto também são listados abaixo de cada modalidade para facilitar a identificação. Assim também como é listada a contratação direta.

Em Processando > Processos administrativos > Itens é possível visualizar o campo Objeto, nele é possível listar os objetos cadastrados no sistema para serem utilizados nos itens do processo, observe:

É possível selecionar todos os itens de uma só vez clicando no checkbox ao lado do ITEM (lado esquerdo da tela) e após clicar em OBJETO, irá abrir uma janela  mostrando todas as opções já cadastradas, basta escolher uma das alternativas que será aplicada a todos os itens selecionados.

 

Assim que for vinculado o objeto ao item aparecerá esse ícone nos itens, passando o cursor por ele é possível ver qual objeto foi vinculado no item.

É possível vincular o item ao objeto um a um, basta clicar em editar em um dos itens que imediatamente abrirá a janela Editando item. Agora é só selecionar o objeto ao item e clicar em SALVAR.

Marcando todos os itens no checkbox e clicando em Objeto é possível filtrar os itens que já possuem um objeto, ou itens sem objeto. Uma facilidade a mais nessa funcionalidade.

É possível fazer a validação dos objetos utilizados na licitação para verificação se o limite da modalidade foi ultrapassado ou não. A validação se fará pelo botão mostrado na imagem a seguir:

 

Caso o sistema identifique que a soma do valor dos itens vinculados ao objeto não ultrapassou o valor limite para a modalidade, o sistema emite uma mensagem de alerta ao usuário.

 

Caso o valor utilizado para o objeto ultrapasse o limite da modalidade, o sistema emite uma mensagem de alerta ao usuário listando os objetos com o seu limite ultrapassado.