Novidades e melhorias do sistema Compras (Cloud)

Como no sistema Contratos, os scripts de envio de dados aos portais Transparência Fly e Cloud, pertencentes ao Compras (Cloud), estão adequados. Agora é possível realizar o envio da Fundamentação Legal nº 8.666/93, Art. 22 e seus incisos referentes a algumas modalidades, além de informações das dotações. Acompanhe abaixo cada um dos aprimoramentos.

Como já é de conhecimento, alguns Processos administrativos não possuem o campo Fundamento legal na Forma de contratação (Compras > Processos > Processos Administrativos > Outras opções), como é o caso das modalidades Concorrência, Tomada de preço, Convite, Concurso e Leilão. Veja no exemplo abaixo, que a Modalidade é apresentada mas o Fundamento não.

Para tanto, observou-se a necessidade do envio da fundamentação para os portais do Transparência Cloud e Fly quando se tratar de um processo enquadrado nas modalidades supracitadas. A listagem abaixo demonstra a fundamentação legal em relação aos tipos de modalidades em questão:

  • Lei 8.666/93, Art.22, I – Modalidade Concorrência;
  • Lei 8.666/93, Art.22, II – Modalidade Tomada de preços;
  • Lei 8.666/93, Art.22, III – Modalidade Convite;
  • Lei 8.666/93, Art.22, IV – Modalidade Concurso;
  • Lei 8.666/93, Art.22, V – Modalidade Leilão.

Assim, a partir desta liberação o script realizará o envio do Fundamento Legal conforme a modalidade automaticamente, ou seja, não é necessário informá-lo em nenhum cadastro, pois o sistema realiza esse relacionamento e envia essa informação ao portal de uso da entidade.

Também está contemplada nesta liberação o envio de informações das Despesas do Processo administrativo (Visão geral ou Processando > Processos > Processos administrativos > Despesas) para os portais Transparência Fly e Cloud. Informações essas provenientes dos Empenhos gerados no sistema Contábil.

Com esta adequação, agora é possível gerar e enviar a descrição da despesa, bem como, o complemento e a descrição do elemento para o Transparência (Cloud). Ao efetuar a pesquisa nos menu Licitações, Processos de Dispensa de Licitação e Processos de Inexigibilidade de Licitação, será possível visualizar tais informações.

Observe nas imagens abaixo um exemplo de consulta realizada por meio do menu Licitações.


Lembre-se apenas que a estrutura da pesquisa deve ser analisada previamente, ou seja, ela é dinâmica e cada entidade pode personalizá-la conforme necessidade. Assim, se o envio já esteja ocorrendo na sua entidade, mas os campos com tais dados não estão sendo apresentados, com acesso Admin ao Transparência (Cloud), realize a verificação da Configuração de consultas por meio do menu Configurações > Consultas.

Também no Transparência Fly, ao realizar a pesquisa de Contratações por meio do menu Licitações será possível visualizar o Complemento do elemento, o qual demonstrará a máscara da despesa e sua descrição.

Por meio desta liberação o sistema Compras (Cloud) apresenta o novo campo Vigência no cadastro Processo administrativo, o qual pode ser acessado por meio da Visão geral ou menu Processando > Processos.

Seu preenchimento pode ser realizado com números, letras e caracteres especiais conforme necessidade da entidade. Vale ressaltar ainda que ações como inclusão, alteração, exclusão da informação deste campo independente a situação do processo.

Relacionada a esta adequação, também está sendo possibilitado o envio da Vigência ao portal do Transparência Fly e Cloud. Por exemplo, no Transparência Fly, é possível conferir esta informação em Consulta de licitações, e no Transparência Cloud, dependendo da configuração das consultas que a entidade possui, poderá ser conferida em Ver detalhamento, conforme demonstra a imagem abaixo, ou mesmo na listagem principal do ambiente. Independente do ambiente, perceba na imagem abaixo que é possível o envio desta informação em qualquer formato de escrita.

É isso mesmo! Agora o sistema Compras possibilita que você realize o envio da Carga inicial ao Transparência (Cloud), contemplado também com informações provenientes do sistema Contratos, ou seja, o envio está unificado pelo Compras.

Localize a funcionalidade e sua configuração acessando o menu Configurando > Parâmetros > Portal da transparênciaAo habilitar o parâmetro Transparência Cloud, automaticamente os demais campos serão demonstrados. O campo Carga inicial sempre estará habilitado para opção Sim ou Não, afinal, é possível realizar uma nova carga inicial após envios incrementais efetuados.

Selecionada a opção Sim no campo citado anteriormente, o botão Salvar e enviar é habilitado e a mensagem abaixo é apresentada. Observe que para efetivar o envio da carga inicial é necessário que você digite a palavra SIM para a respectiva confirmação, independente da sua formatação (minúscula ou maiúscula).

Após o envio, no campo Carga inicial é apresentada a opção Não selecionada automaticamente, além da data e hora do último envio, bem como, o nome do usuário e se o envio foi carga inicial ou carga incremental. Isso para ambas as configurações, Transparência Clou e Fly.


Lembre-se! Apenas o usuário com perfil Administrador tem acesso a configuração da funcionalidade e envio das informações ao Transparência.
Além disso, esse envio poderá ser efetuado somente pela tela Configurando portal da transparência, ou seja, não é possível realizar o envio de informações ao portal diretamente pelo script localizado em Gerenciador de scripts.

Outro detalhe a ser mencionado é independente da existência de informações a serem enviadas ao portal, o sistema efetuará o envio, conforme o tipo de carga selecionada (inicial ou incremental), para que no Transparência, a data e hora do último envio esteja sempre atualizada.

Já estão possibilitados os envios de Processos Licitatórios, Fornecedores, Compras Diretas e Contratos na execução da Carga inicial. E conforme citado no início, isso representa ainda que o envio de informações do sistema Contratos, o qual será realizado unicamente pelo Compras.

Tal melhoria fará com que o script Transparência Cloud – Envio de Dados busque os lotes dessas informações, como já ocorre na carga incremental, e os envie ao portal.