Novidades e melhorias do sistema Compras (Cloud)

Visando otimizar ainda mais a rotina dos nossos usuários, foram realizadas algumas modificações em nosso sistema que permitem realizar a alteração de participante de um processo administrativo que já foi homologado. 

Com isso, para realizar a alteração, basta o usuário acessar o menu Processando > Processos > Processo Administrativo > Ações disponíveis > Participantes.

Vale frisar que a alteração é permitida mesmo que o processo administrativo homologado possua os seguintes vínculos com as funcionalidades:

  • Ata de Registro de Preço;
  • Contratações;
  • Solicitações de Fornecimentos;
  • Interações Contábeis.

Já no sistema Contábil, essas alterações não serão realizadas de forma automática e devem ser feitas de forma manual.

É importante ressaltar que caso existam Recebimentos para alguma solicitação de fornecimento da contratação relacionada ao processo, não será permitido alterar os participantes. 

Todos os itens mencionados acima, serão exibidos ao usuário através de uma mensagem na hora de realizar a confirmação da alteração do participante. 

O participante só poderá ser alterado para outro participante do mesmo Tipo de participação, ou seja, individual para individual, consórcio para consórcio e convidado para convidado

Para que o usuário tenha um controle das alterações realizadas, elas serão exibidas no histórico da alteração do participante, contendo informações como: Data e hora da alteração, usuário que realizou a alteração, nome e CPF/CNPJ do participante atual e nome e CPF/CNPJ do participante alterado.

A fim de prover o maior controle e assertividade aos usuários, ao inserir, alterar ou excluir a informação da marcar no item da Ata, esta informação deverá ser atualizada automaticamente no item da Contratação e Aditivos que estão relacionados, veja exemplo:

Importante!!

  • Se a marca informada na Ata não existir na Contratação a mesma deverá ser adicionada e relacionada, porém quando for alterada na Contratação não refletirá na Ata.

Outra melhoria implementada, foi  a possibilidade de ampliação de 50 caracteres no campo MARCA no cadastro de Proposta.

 

Agora através do menu Processando > Processos > Processos administrativos > Forma de Contratação, o usuário terá a possibilidade de habilitar os campos Recebimento dos envelopes e Abertura dos envelopes na Forma de contratação do processo administrativo, quando o Tipo for Chamada Pública/credenciamento.

Essa novidade também é permitida na identificação das datas dos envelopes também quando é credenciamento para envio ao Portal de Transparência.

Agora no momento que o usuário trocar de entidade, ou seja, quando houver a troca da entidade selecionada no sistema Compras (Cloud) o usuário continuará na mesma funcionalidade e no mesmo exercício do contexto quando a entidade selecionada possuir o mesmo exercício.

Experimente e veja como essa ferramenta ficou ainda mais simples e eficaz:

 

Foi adequado o layout da tela de Forma de Contratação do Processo Administrativo para adequação das alterações da nova Lei de Licitações e Contratos(14.133/2021). 

Ou seja, dependendo do Tipo da Forma de Contratação escolhida estarão visíveis para o usuário os seguintes campos:

Vale ressaltar que as regras existentes nesta tela continuam as mesmas.

O campo Forma de Julgamento foi incluído também na forma de contratação, onde qualquer alteração realizada neste campo tanto no Processo Administrativo quanto na Forma de Contratação serão refletidas nos mesmos.