Novidades e melhorias do sistema Compras (Desktop)

Desenvolvemos a opção de indicar que o processo é do tipo Registro de preços, ainda no momento da sua geração, pela rotina de Coleta de preços, isso quando se tratar das modalidades Concorrência e Pregão. E ainda, quando a Forma de julgamento for Maior desconto sobre tabela, a opção é marcada automaticamente.

Agora, na geração da Liquidação para a Contabilidade, acessada em Controle > Autorizações e Liquidações > Liquidação das Autorizações, o sistema Compras passou a levar em seu arquivo, também a conta de contrapartida.

Você conhece o sistema Monitor DF-e?

Ele é uma plataforma online que possibilita a obtenção, validação e armazenamento de diferentes documentos fiscais eletrônicos. Acesse e conheça!

Além disso, quando liberado para uma entidade que também utilize o sistema Compras (Desktop), a partir da versão 3.8.25-018, o mesmo disponibiliza os documentos obtidos na Secretaria da Fazenda Nacional com a utilização do Certificado Digital da mesma, para aplicação na Liquidação das Autorizações de Fornecimento. Desta forma o usuário não precisa mais efetuar a digitação de todos os seus dados, e além do mais, o Monitor DF-e ainda sinaliza, caso o documento em questão esteja inválido, ou seja, cancelado na Secretaria da Fazenda Nacional – SEFAZ por exemplo.

Para que haja a correta recepção de dados, deve-se:

  • Localizar o arqjoblet Consultar dados NF-e no menu Utilitários > Gerenciador de Arqjoblets > Gerais;
  • Inserir o token que permite a interação com o Monitor DF-e;
  • Indicar a entidade correspondente;
  • Basta clicar em Executar e, pronto!

Implementamos uma melhoria que possibilita que, você possa utilizar o botão Cota Reserv. mesmo existindo divisão do item por Centro de Custos.

Isso porque, após criar o item da Cota reservada e existindo divisão por Centro de Custo no item principal, o sistema apresenta uma mensagem de aviso caso não haja divisão por Centro de Custo no item da Cota Reservada.

Dessa forma, ao gravar ou sair da janela o sistema irá validar se há alguma divergência na separação dos Itens por Centro de Custo. Caso haja, uma mensagem de aviso será emitida e o usuário terá opção de prosseguir ou não.

Com isso a utilização da funcionalidade está mais ágil, e faz com que você possa acessar os itens sem perder as informações já inseridas.

Você já precisou reservas cotas às MPEs quando a forma de julgamento do processo for lote?
Podemos te afirmar que agora essa ação é possível!

Para isso, passou a ficar habilitado o botão Cota Reserv. dos itens do processo quando a forma de julgamento do processo for por lote, ficando habilitado independentemente se o valor total do item é ou não maior que R$ 80 mil.
Conforme já fazia até então, quando o valor é superior a 80 mil reais, ao abrir a janela, o sistema seta uma quantidade equivalente a até 25% do item para a reserva, mas permite edição, se necessário. Ao gravar, o sistema cria um item vinculado ao item principal

Como se trata de lote, você deve criar um segundo manualmente, especificando que trata-se de um lote reservado às MPEs e colocar neles os itens que foram criados para Cota reservada.

Lembre-se de repetir esses procedimentos para todos os itens que deseja que façam parte do mesmo lote.

Você busca habitualmente a natureza da despesa nas funcionalidades?
Se sim, temos uma ótima notícia!

A pesquisa nas telas que possuem o campo Complemento do elemento está mais fácil!
Dentre elas: cadastro de Solicitação de compra, Despesas da Solicitação de Compra, Despesas da Compra Direta, das Despesas do Processo de Compra, Processo Administrativo, Contrato, Aditivo, Apostilamento, Separação dos itens por CC e Despesa.

Até então, era possível fazer a consulta apenas pela descrição e apenas quando está ordenado pela descrição, já agora, está disponível a opção de pesquisa pelo Código da Natureza da Despesa. Acesse as funcionalidades e confira!

Você sentia dificuldades em procurar a nomenclatura dos materiais no cadastro de itens da adjudicação?
Se sim, seus problemas acabaram!

Implementamos uma melhoria que alterou a consulta F2 do cadastro de Itens da Adjudicação para que mostre a Especificação do material e não mais a descrição reduzida do mesmo.
Desta forma fica muito mais fácil selecionar o material correto quando o detalhe está na parte final da descrição.

Implementamos uma melhoria que possibilita a geração do arquivo PDF nas funcionalidades de Cadastro de documentos dos processos para o APLIC do TCE/MT e Cadastro de arquivos textos para APLIC do TCE/MT.
Se trata de um recurso que possibilita que você abra o arquivo PDF informado no campo Nome do Arquivo utilizando o aplicativo padrão de leitura do arquivo da extensão informada, ou pelo navegador do Windows.
Este acesso é de grande utilidade para que você se certifique que é o arquivo correto a ser enviado ao TCE/MT pelo APLIC.

Acesse os menus:
Utilitários > Cadastro de arquivos textos para o Aplic o TCE/MT
Utilitários > Cadastro de documentos dos Processos par ao Aplic do TCE/MT
E desfrute dessa facilidade!

Desenvolvemos uma melhoria que possibilita que sejam cadastrados campos adicionais ao cadastro da Atas de Registro de Preço. Os mesmos são nomeados como Propriedades Adicionais e possibilitam que sejam criados campos que permitam a inserção de informações de acordo com a necessidade do cliente. Acesse Registro de Preços > Registro de Preços e confira!