Novidades e melhorias do sistema Contábil (Cloud)

Conforme publicação da Secretaria do Tesouro Nacional, Portaria STN nº 831/2021, que dispõe sobre o novo ementário da receita, e visando atender às determinações dos Tribunais de Contas dos Estados, a Betha Sistemas adotará alguns procedimentos padrões quanto à conversão dos orçamentos para os clientes que já elaboraram suas peças orçamentárias com base no ementário antigo, bem como, para aqueles que ainda não as fizeram, mas adotarão o novo ementário para 2022.

Para contribuição com o tema e sanar as principais dúvidas que poderão surgir, o questionário abaixo foi montado com respostas sobre as situações que cada cliente poderá se encontrar.

Para aqueles clientes que já elaboram as peças orçamentárias com base no ementário antigo, a Betha, por meio da ferramenta que desenvolvemos, realizará  o procedimento de conversão(de x para), inclusão, alteração e exclusão de Naturezas de Receitas com base no novo ementário publicado pelos Tribunais de Contas de cada Estado. 

Nesta situação, a Revenda ou Filial deverá solicitar a conversão das peças orçamentárias para o novo ementário por meio de um chamado de tratamento de dados, com a seguinte sugestão no título: Conversão Orçamento Ementário da Receita 2022 – Entidade – UF.

Esses chamados serão canalizados pelo Centro de Suporte da Betha e encaminhados ao setor de Desenvolvimento, o qual realizará as conversões para o novo ementário conforme já explicitado anteriormente.

Importante destacar no “corpo” do chamado quais peças orçamentárias serão convertidas, ou seja, PPA e/ou LDO e/ou LOA. Atenção aos detalhes!

Sim. Quem ainda não elaborou o orçamento, poderá elaborá-lo normalmente com base no antigo ementário. Como já citado no item anterior, a Betha realizará a conversão para o novo ementário por meio de chamados de Tratamento de Dados.

Nesse caso, como no primeiro questionamento, a Revenda ou Filial solicitará por meio de um chamado de Tratamento de Dados a inclusão ou atualização do novo ementário da receita para 2022. Os chamados devem ter o seguinte título sugestivo: Atualização Novo Ementário da Receita 2022 – Entidade – UF.

Para essa situação, será utilizado por meio do Gerenciador de scripts, o arquivo Plano de contas e ementários, ferramenta esta, liberada no início do ano para todas as Revendas e Filiais. Portanto, a Betha realizará inclusão desses dados com base nas alterações publicadas pelos Tribunais de Contas de cada Estado. 

Será adotado o mesmo mencionado no terceiro item. A diferença será que, a Betha somente realizará a atualização do ementário da receita com base nas publicações mais recentes dos Tribunais de Contas.

Para conversão de orçamentos já elaborados, serão necessários os seguintes requisitos:

Portanto, caberá ao Canal a verificação desses itens antes de enviar os chamados de tratamento de dados.