Novidades e melhorias do sistema Contábil (Cloud)

O ambiente citado agora conta com novos critérios de pesquisas, os quais ampliam e agilizam a busca por informações. 

Acessado por meio da Visão geral ou pelo menu Executando > Receita, agora é possível realizar a pesquisa de valores, seja da arrecadação total ou apenas o valor de uma das receitas. Ao clicar em Pesquisa avançada, observe que em Outras opções (FILTROS PADRÃO) está disponível o novo critério de busca Aplicar intervalo em. 

A partir desta liberação o widget Origens a pagar está aprimorado e agora apresenta os registros que não possuem saldos, seja as origens como seus recursos.

Primeiramente para localizá-lo, acesse o ambiente Despesas extras por meio da Visão geral ou menu Executando > Despesa. Ao lado direto da tela, observe que há o ícone Configurar em forma de engrenagem. Clique sobre ele e ative a opção Habilitar gerenciamento de origem. Com isso, ao clicar sobre a origem é possível realizar o seu gerenciamento, bem como, dos recursos vinculados a ela, estejam com saldos ou não.

Observe pela demonstração acima que os registros com valores zerados são apresentados mas o sistema não permite reconhecê-los. 

Ao realizar a emissão de notas e relatórios em ambientes, como por exemplo de Empenhos, quando selecionado o parâmetro Enviar relatório para solicitação de assinaturas(s) ao finalizar a execução, o sistema gravará a seleção desta opção e as assinaturas informadas.

Essa melhoria se aplica às todas as notas e relatórios  relacionados aos seus ambientes e que possuem o parâmetro de envio de solicitação de assinaturas, ou seja, o ambiente de Empenhos possibilita a emissão de notas e relatórios, os quais permitem solicitar assinaturas, logo, as assinaturas estarão salvas pelo sistema conforme a última seleção da emissão.

Durante o mês de março e abril foram realizadas inúmeras adequações no sistema Contábil. Dentre elas, as legais, que já são de seu conhecimento, contemplam por exemplo a geração do SIOPE e SIOPS, a emissão dos Anexos da DCA, bem como, a emissão dos Anexos do RREO e RGF, este liberado a partir desta publicação.

Conforme o mapeamento e leiautes publicados pela STN por meio do MDF 11ª Edição, os Anexos dos RREO e RGF foram alterados e estão adequados perante as novas orientações das Sínteses publicadas. Abaixo você acompanha quais Anexos já podem ser emitidos conforme o novo mapeamento.

  • Anexo 01 – Balanço Orçamentário;
  • Anexo 02 – Demonstrativo da Execução das Despesas por Função/Subfunção;
  • Anexo 03 – Demonstrativo da Receita Corrente Líquida;
  • Anexo 04 – Demonstrativo das Receitas e Despesas Previdenciárias;
  • Anexo 06 – Demonstrativo dos Resultados Primário e Nominal;
  • Anexo 07 – Demonstrativo dos Restos a Pagar por Poder e Órgão;
  • Anexo 08 – Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino – MDE;
  • Anexo 12 – Demonstrativo das Receitas e Despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúde;
  • Anexo 13 – Demonstrativo das Parcerias Público-Privadas;
  • Anexo 14 – Demonstrativo Simplificado do Relatório Resumido da Execução Orçamentária.
  •  Anexo 01 – Demonstrativo da Despesa com Pessoal – Estados, DF e Municípios;
  • Anexo 02 – Demonstrativo da Dívida Consolidada Líquida;
  • Anexo 03 – Demonstrativo das Garantias e Contragarantias de Valores;
  • Anexo 04 – Demonstrativo das Operações de Crédito;
  • Anexo 06 – Demonstrativo Simplificado do Relatório de Gestão Fiscal.

Os anexos podem ser acessado por meio da tecla F4, pelo menu Executando > Artefatos > Relatórios ou por meio do menu Utilitários > Gerenciador de relatórios. Vale lembrar ainda que eles estão agrupados por meio das tags LRF RREO 2021 e LRF RGF 2021 para melhor acesso e visualização.

Na tela de emissão de cada um dos Anexos do RREO e RGF é possível acessar a Central de Ajuda específica, com o todas as orientações necessárias para compreensão dos valores emitidos pelo sistema. É isso mesmo!

No canto superior direito você possui um link Documentação e a acessá-lo, você será direcionado para a página de ajuda no respectivo Anexo que deseja emitir. Nela são repassadas orientações e adequações para este ano de 2021, bem como, um modelo com o leiaute e regras de cálculo para download.

Diante da disponibilização dos Anexos da LRF para emissão, nesta liberação também está possibilitada a geração do arquivo referente ao RGF para envio ao SICONFI.

Localize o script de geração por meio da tecla F4 > FILTRAR POR Scripts, pelo menu Executando > Artefatos > Relatórios ou por meio do menu Utilitários > Gerenciador de scripts.

Na tela de geração do arquivo, é importante destacar que o campo Poder possibilita a busca de dados das APIs da STN ou a busca dos registros do próprio sistema Contábil.

Conforme a imagem abaixo, você possui duas opções para cada Poder:

  • Executivo ou Executivo (atualizado);
  • Legislativo ou Legislativo (atualizado).

Selecionando a primeira opções (Executivo ou Legislativo), você estará gerando o arquivo ao SICONFI com dados já transmitidos a STN, considerando os Anexos que também possuem essa opção na emissão, ou seja, a busca de dados nas APIs da STN.

Se optar pela segunda opção (Executivo (atualizado) ou Legislativo (atualizado)) a geração contemplará apenas os dados presentes no sistema Contábil.


Essa novidade de busca dos dados nas APIs da STN, possibilita a você maior veracidade das informações já transmitidas em comparação com aqueles que constam no sistema e evita até mesmo, inconsistências no envio dos arquivos.

Novas alterações foram realizadas e a linha (-) Despesas Custeadas com Disponibilidade de Caixa Vinculada aos Restos a Pagar Cancelados (XV) está adequada para 2021, conforme as seguintes regras abaixo.

Para o estado de Santa Catarina, considera:

  • Natureza de despesa com modalidade (3ª e 4ª dígito) igual a 95 (exemplo 3.3.95.30.01);
  • Função da despesa igual a 10;
  • Subfunções diferente de: 241, 242, 243, 244, 511, 512, 541, 542, 543, 544, 545;
  • Recursos com 3º e 4º dígito igual a 02 e que possua o Indicativo de superávit financeiro.

Para os demais estados (padrão federal), considera:

  • Natureza de despesa com modalidade (3ª e 4ª dígito) igual a 95 (exemplo 3.3.95.30.01);
  • Função da despesa igual a 10;
  • Subfunções diferente de: 241, 242, 243, 244, 511, 512, 541, 542, 543, 544, 545;
  • Considera o Marcador “ASPS: Impostos e transferências destinados ASPS” no cadastro de Empenhos ou Recursos, bem como, o Indicativo de superávit financeiro também no cadastro de Recursos.

A partir desta liberação, já está possibilitada a geração, envio e cancelamento de dados dos Atos Jurídicos provenientes dos sistemas Contábil e Convênios.

Vale ressaltar que toda essa rotina para cumprimento legal ao e-Sfinge Online (envio diário) deste ano, é gerada por meio do sistema Prestação de Contas. Nele consta o script de geração e envio, bem como, de cancelamento dos dados.

Para saber mais detalhes, acesse a página da Central de Ajuda por meio do link ao lado.

e-Sfinge Online de Atos Jurídicos

Já está disponível no Contábil a geração do SIOPE para 2021. São muitas as alterações realizadas para este ano no Programa SIOPE e demais artefatos que envolvidos na geração de informações orçamentárias em educação, como no Anexo 08 do RREO. 

Então clique ao lado e conheça todos os detalhes sobre como realizar a geração do arquivo, configurações, bem como, as regras de cálculo de cada linha.

Central de Ajuda SIOPE

A partir desta liberação, ao inserir um cadastro de Despesa extra, oriunda de uma Retenção, por meio do widget Origens a pagar, o sistema realizará a sugestão do Credor e sua Conta bancária.

Para que esta sugestão ocorra devidamente, alguns detalhes precisam ser observados, como:

Sabemos quão numerosos são os cadastros de Lançamentos de receita na entidade e para auxiliar na busca de algum direito previamente reconhecido, o sistema Contábil conta com novos filtros e critérios de busca que agilizarão na pesquisa desses cadastros.

Primeiramente localize o ambiente por meio do menu Executando > Receitas > Lançamentos. Perceba que abaixo do botão de cadastro, os novos filtros Todos, Exercício e Anulados estão disponíveis. Vale ressaltar ainda que ao acessar o ambiente, a listagem é apresentada automaticamente por Exercício, para que sejam demonstrados os cadastros efetuados no respectivo exercício logado. Mas se deseja visualizar os créditos dos demais anos, basta selecionar a opção Todos.

Além dos filtros, os recursos para uma pesquisa mais definida também estão disponíveis no ambiente. Agora por meio do campo Pesquisar é possível efetuar a busca somente pela Descrição do lançamento. Já em Outras opções da Pesquisa avançada, você pode realizar a busca pelas Naturezas das receitas, Recursos, Credores, bem como, Período e Valor.


Lembre-se de salvar seu filtro com os critérios de busca padrão que você utiliza. Isso permitirá um acompanhamento mais agilizado e constante dos diretos a receber que a entidade possui.
Para saber mais sobre como efetuar o salvamentos dos filtros, confira o vídeo.

Agora é possível realizar a Anulação dos Lançamentos de receita oriundos de anos anteriores ao exercício vigente, bem como, anulação parcial por fonte de recurso.

Localize a funcionalidade por meio do menu Executando > Receita > Lançamentos e com o botão Anular, observe na imagem abaixo, que agora são demonstrados os Recursos para serem editados e possibilitar assim a anulação parcial também de seus valores.

E com relação a anulação de exercícios posteriores ao vigente, também está possibilita a partir desta liberação. Veja, que o cadastro do Lançamento de receita é oriundo de 2018, mas a anulação permitida exercício posterior.

Assim como em Lançamentos de receitas, nesta liberação estão disponíveis novos filtros e critérios de pesquisas no ambiente de Despesas extras. Para acessá-lo, faça uso da Visão geral ou do menu Executando > Despesas.

Observe na imagem abaixo que o novo filtro Anuladas está disponível e além de outros recursos que possibilitam uma pesquisa ainda mais definida. Por meio do campo Pesquisar é possível efetuar a busca somente pela Especificação. Já em Outras opções da Pesquisa avançada, você conta com os FILTROS PADRÃO, bem como, FILTROS DADOS ADICIONAIS

Os critérios de pesquisas por meio do botão FILTROS PADRÃO representam os campos comuns do cadastro da Despesa extra, os quais estão presentes na guia INFORMAÇÕES GERAIS, como o Número da despesa, do empenho, liquidação entre outros, bem como, a Classificação, Credor, Recurso, Conta bancária, Período da baixa, emissão ou vencimento, além do Valor emitido.

Para tanto, com esta melhoria, ao acessar o botão FILTROS DADOS ADICIONAIS é possibilitada novas opções de busca ao informar demais critérios de pesquisa que o sistema deverá utilizar.

Primeiramente selecione qual Cadastro a pesquisa deverá contemplar, ou seja, o cadastro da Despesa extra ou sua Anulação. Após selecione qual o Campo pertencente à guia CAMPOS ADICIONAIS que você deseja utilizar, bem como o Valor, ou seja, o dado presente no cadastro que será utilizado pelo sistema e que resultará na apresentação de todos os cadastros que possuem o respectivo dado.

É importante ressaltar este filtro utiliza uma lógica denominada OU, onde você determinará a busca de dados adicionais desejados. Quanto mais critérios, mais níveis (camadas) de busca serão realizadas e maior é a amplitude da pesquisa de cadastros.