Novidades e melhorias do sistema Contábil (Cloud)

- Melhorias entregues em 28/02/2020
- Aprimorada a Pesquisa avançada de Contas bancárias
- Possibilitada vinculação de Contração da Despesa bloqueada
- Aprimorada a pesquisa no ambiente de Bloqueios/Desbloqueios
- Aprimorada a pesquisa e o cadastro das Alterações orçamentárias da despesa
- Alterada a obrigatoriedade da Conta bancária do Recurso na Retenção
- Alterado o acesso ao cadastro de Administração de recursos
- Aprimorada a rotina de interação da folha de pagamento
- Possibilitado informar automaticamente o Credor quando selecionado o identificador Convênios
- Criada uma nova opção para cadastro de Comprovantes
- Aprimorada a Prestação de contas ao possibilitar a sugestão de valor pelo comprovante
- Permitida a cópia de lançamentos manuais
- Alterada a ordenação da listagem no ambiente Despesas extras
- Criado os cadastros de Projeções atuariais previdenciárias e plano financeiro
- Aprimorada a Pesquisa avançada de Contas bancárias
O ambiente Contas bancárias está com a funcionalidade de Pesquisa aprimorada. Agora as opções de busca foram ampliadas permitindo a busca por diversos critérios. Confira abaixo todos eles:
- Descrição;
- Banco;
- Descrição agência;
- Número agência;
- Dígito agência;
- Número conta;
- Dígito conta;
- Tipo de aplicação.
Para acessar o ambiente Contas bancárias, utilize o menu Administrando > Bancários > Contas.
- Possibilitada vinculação de Contração da Despesa bloqueada
Após o bloqueio da despesa é possível vincular uma Contratação a mesma. Para isso acesse primeiramente o ambiente Bloqueios/Desbloqueios fazendo uso do menu Executando > Despesa. Na listagem apresentada realize a edição da Despesa desejada.
Após, clique no botão DOCUMENTO e em Contratação.
Observe ao utilizar o select, várias informações serão apresentadas para que você possa selecionar a Contratação desejada:
- Sequencial da Contratação;
- Número do Termo + Ano;
- Descrição do Tipo de Instrumento;
- Objeto Contratação.
Logo, as seguintes informações também estão disponibilizadas para devida escrituração do documento:
- Número do processo;
- Ano do processo;
- Número do termo;
- Ano do termo;
- Tipo instrumento;
- Sequencial da Contratação.
- Aprimorada a pesquisa no ambiente de Bloqueios/Desbloqueios
Conforme o item anterior, o qual abordou a vinculação de Contratação nas Despesas, este apresentará o aprimoramento realizado no recurso Pesquisa avançada do ambiente.
Agora é possível realizar a busca pelo identificador do bloqueio, ou seja, Solicitação de Compras, Processo Administrativo, Contrato, bem como, Não informado.
- Aprimorada a pesquisa e o cadastro das Alterações orçamentárias da despesa
Após identificarmos a necessidade de melhoria nas opções da Pesquisa avançada bem como, no cadastro das Alterações orçamentárias da despesa, algumas alterações foram efetuadas a fim de agilizar e melhorar a usabilidade.
Primeiramente, com relação às adequações na Pesquisa, acesse o ambiente e a funcionalidade utilizando o menu Executando > Despesa > Alterações orçamentárias.
Assim, no ícone Pesquisa avançada que está em destaque, as alterações realizadas contemplam a remoção dos itens:
- Número do organograma da despesa;
- Descrição do organograma da despesa;
- Número da despesa creditada;
- Número da natureza da despesa;
- Descrição da ação da despesa;
- Descrição da natureza da despesa.
Para tanto, continuam ainda disponíveis os seguintes critérios de busca:
- Finalidade;
- Motivo do crédito não informado;
- Motivo da origem não informada.
Logo, foram criados filtros específicos na Pesquisa avançada. Em Outras opções tem-se:
- Entidade(s): busca as alterações orçamentárias cujas despesas origem ou creditas sejam pertencentes a determinada entidade ou entidades selecionadas;
- Número:
- da despesa creditada (padrão);
- da despesa origem.
- Tipo do crédito: lista tipos de créditos disponíveis para pesquisa.
- Origens: lista as origens disponíveis para a pesquisa;
- Ato autorizativo: busca pelo ato autorizativo;
- Ato de abertura: busca pelo ato de abertura;
- Data da alteração: busca pela data da publicação.
E em Mais Filtros, tem-se diversas outras opções de busca:
- Organograma da despesa creditada: lista os organogramas da configuração em uso, permitindo pesquisar pelo número ou descrição;
- Organograma da despesa origem: lista também os organogramas da configuração em uso, permitindo pesquisar pelo número ou descrição;
- Programa da despesa creditada: lista os programas do PPA permitindo pesquisar pelo número ou descrição;
- Programa da despesa origem: lista programas do PPA permitindo pesquisar pelo número ou descrição;
- Ação da despesa creditada: lista as ações do PPA permitindo pesquisar pelo número ou descrição;
- Ação da despesa origem: lista as ações do PPA permitindo pesquisar pelo número ou descrição;
- Recurso da despesa creditada;
- Recurso da origem;
Em continuação, como já citado o cadastro da proposta de alteração também está aprimorado. Agora durante o preenchimento da proposta, ao ser informado o valor da Despesa referente ao Crédito, automaticamente o valor do Recurso, bem como, o valor da Origem e o seu Recurso serão preenchidos.
Destaca-se ainda que caso a Origem seja Superávit, o Recurso será sugerido conforme o Crédito.
- Alterada a obrigatoriedade da Conta bancária do Recurso na Retenção
As regras de obrigatoriedade da Conta bancária no Recurso da Retenção foram alteradas. Confira abaixo quando a conta bancária será obrigatória:
- Liquidação/Pagamento do Empenho: quando o recurso da retenção do pagamento for diferente do recurso do empenho.
- Despesa extra: quando o recurso da retenção da despesa extra for diferente do recurso da classificação da despesa extra.
Nas duas imagens a seguir você observará um exemplo das regas citadas. A primeira demonstra que a Conta bancária não está sendo solicitada, pois o Recurso da Retenção é igual ao Recurso do Empenho. E um detalhe é que o próprio sistema já sugere tal Recurso. Veja:
Já a segunda imagem demonstra que quando o Recurso informado na Retenção for diferente do informado no Empenho, o sistema exigirá a Conta bancária.
- Alterado o acesso ao cadastro de Administração de recursos
Agora o cadastro de Administração de recursos não estará mais disponível no menu Administrando > Controle. As configurações realizadas por esse ambiente passam a compor os cadastros origens da informação, facilitando o entendimento dos que fazem uso das rotinas.
Para início, os campos Conta bancária administradora e movimentadora, bem como, os campos Recursos administrados e movimentados serão preenchidos exclusivamente pelo cadastro Contas bancárias.
Contudo, alguns detalhes devem ser observados:
- Recursos(s) Movimentados(s): todas as regras no cadastro de Administração de recursos permanecem para o cadastro de Contas bancárias, ou seja, não se permite vincular recursos de superávit financeiro e a mesma conta bancária pode movimentar mais de um recurso. Entretanto, a mesma conta bancária poderá ter somente um recurso movimentado com padrão marcado ou nenhum.
- Recursos(s) Administrado(s): todas as regras no cadastro de Administração de recursos permanecem para o cadastro de Contas bancárias, ou seja, não se permite vincular recursos de superávit financeiro e a mesma conta bancária pode movimentar mais de um recurso. Entretanto, a mesma conta bancária poderá ter mais de um recurso administrado com padrão marcado, ou mesmo, não necessita de recurso informado.
- Aprimorada a rotina de interação da folha de pagamento
Foram realizados alguns aprimoramentos referentes a interação da folha de pagamento com objetivo de automatizar e tornar a rotina mais fidedigna.
Dentre as melhorias, tem-se a evidenciação das retenções na realização da interação dos empenhos de encargos. Anteriormente, o valor do empenhamento era apresentado pelo líquido sem demonstrar as devidas retenções, com a adequação, o valor é apresentado brutamente e com ele, suas devidas deduções.
Vale ressaltar que isso foi possibilitado por meio da opção Relacionar retenções, disponível na Configuração da folha de pagamento: Encargos e relacionamentos.
Além disso, ao ser realizada a interação da folha e Eventos serem inseridos, automaticamente o sistema selecionará a opção Desconto no campo Tipo de evento, deixando desmarcada a opção Deduzir do valor bruto do empenho.
- Possibilitado informar automaticamente o Credor quando selecionado o identificador Convênios
Agora ao ser selecionado o identificador do tipo Convênios, automaticamente o Credor será preenchido.
- Para os Convênios Recebidos o Credor selecionado será baseado nas informações do Concedente do Convênio;
Para os Convênios Repassados será nas informações do Convenente do Convênio.
Caso não seja encontrado um credor no sistema Contábil com mesmo CPF ou CNPJ, a seguinte mensagem será apresentada:
- Criada uma nova opção para cadastro de Comprovantes
Após a identificação de entidades realizarem o cadastro de Comprovantes com mesmo número todos os meses, sua busca durante a inserção na liquidação se torna mais dificultosa.
Assim, para facilitar o cadastro de um novo Comprovante o botão Adicionar estará disponível ao lado do campo de busca. Observe:
- Aprimorada a Prestação de contas ao possibilitar a sugestão de valor pelo comprovante
A Prestação de contas dos Adiantamentos ficou mais agilizada. Agora ao selecionar o Comprovante, o valor da prestação será sugerido. Assim o sistema não preencherá o saldo restante da prestação, mas o valor específico que se está desejando comprovar.
Vale ressaltar que para acessar o ambiente em questão, basta utilizar o menu Executando > Controle > Adiantamentos. Na etapa 1 – Concedido, identifique o registro que seja comprovar e clique em TRAMITAR > Prestar contas. Selecione o comprovante desejado e automaticamente o valor será informado.