Novidades e melhorias do sistema Contábil (Cloud)

- Melhorias entregues em 01/02/2021
- Aprimorada a sugestão de Retenções por meio dos Comprovantes
- Criado o script Plano de contas e ementários para atualização cadastral por Exercício e UF
- Disponibilizada a geração do arquivo da DIRF para 2021
- Possibilitado realizar várias alterações orçamentárias em uma única tela
- Alterada a visualização de funcionalidades sem permissão de acesso
- Criados novos filtros no widget Saldo da despesa
- Aprimorada a visualização no ambiente Despesa extras
- Possibilitada a geração da MSC para 2021
- Adequados os Anexos 01 e 04 da RREO conforme mapeamento para 2020
- Disponibilizados para emissão os relatórios da RGF e RREO da LRF em 2021
- Liberada a geração de informações ao Portal do Gestor para 2021
- Paraná
- Santa Catarina
- Melhorias entregues em 23/02/2021
- Possibilitado o filtro por Nome e CPF do Responsável na tela de geração da DIRF
Está adequada a tela de geração da DIRF de 2020 e 2019 ao possibilitar a aplicação dos filtros por Nome ou CPF nos campos Responsável geração do arquivo e Responsável perante o CNPJ.
Lembre-se a que geração do arquivo da DIRF é realizada por meio do Gerenciador de Scripts ou pelo Assistente (F4) do sistema Contábil.
- Disponibilizada e adequada a validação dos contas correntes da MSC-Matriz de Saldos Contábeis
Está disponível e adequada, para 2021, a validação Verifica qualidade do conteúdo dos contas correntes da MSC-Matriz de Saldos Contábeis, a qual pode ser acessada por meio do menu Escriturando > Período > Validar período.


Para este ano, ao executar a validação citada, o sistema verificará as novas fontes ou destinação de recursos:
- 11180000;
- 11190000;
- 11290000;
- 11290060;
- 11290040.
- Adequados os Anexos do RREO para 2021
Conforme liberação dia 01/02, foi possibilitada a emissão dos relatórios da RGF e RREO da LRF para 2021, conforme modelo de 2020, os quais estão disponíveis nas tags LRF RGF 2021 e LRF RREO 2021. Já a partir desta publicação, foram realizadas adequações conforme o mapeamento para o novo exercício nos Anexos abaixo, bem como, outras alterações logo mais citadas.
- Anexo 01 – Balanço Orçamentário;
- Anexo 02 – Demonstrativo da Execução das Despesas por Função/Subfunção;
- Anexo 03 – Demonstrativo da Receita Corrente Líquida;
- Anexo 07 – Demonstrativo dos Restos a Pagar por Poder e Órgão;
- Anexo 08 – Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino – MDE;
- Anexo 12 – Demonstrativo das Receitas e Despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúde;
- Anexo 13 – Demonstrativo das Parcerias Público-Privadas.
Vale ressaltar que o acesso aos demonstrativos pode ser realizado por meio da tecla de atalho F4 ou pelo menu Executando > Relatórios > Artefatos, bem como, por meio do Gerenciador de relatórios, localizado no menu Utilitários.

Além das adequações conforme o mapeamento publicados pela STN, está disponível na tela de emissão dos Anexos, o campo Nota(s) explicativa(s). Ele possibilita a digitação ou a ação de colar os textos, bem como, realizar a quebra de linhas por meio da utilização do símbolo de “/” (barra) ao final de cada frase.

Além disso foi inserida, antes das notas explicativas e assinaturas, a Fonte referente a emissão do relatório. Veja pela imagem abaixo, que é demonstrado o sistema emissor, unidade responsável, data e hora da emissão.

Acompanhe também as adequações específicas em alguns Anexos:
- Anexo 03 - Demonstrativo da Receita Corrente Líquida
Disponibilizadas as opções Sim e Sim (atualizado) no campo Consolidado. Ao selecionar a primeira opção (Sim), o sistema realizará a busca dos dados de anos anteriores diretamente no SICONFI.
Vale ressaltar que esta busca dos dados transmitidos ao SICONFI garante a inalterabilidade dos retroativos, maior performance na emissão do relatório e agilidade nas implantações do sistema, visto que não serão mais necessários upload de planilhas para implantação dos relatório da LRF RREO do ano anterior.
Para tanto, ao selecionar a opção Sim (atualizado), o sistema considera todas as entidades do município e para valores do ano anterior, os dados alimentados no sistema.


- Anexo 07 - Demonstrativo dos Restos a Pagar por Poder e Órgão
Excluído o campo Enviar Relatório para o Transparência do respectivo anexo citado.

- Anexo 08 - Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino - MDE
A partir desta liberação, serão consideradas todas as receitas e despesas intraorçamentárias ou não e independente da emissão ser individual ou consolidada.
Além disso, a base de cálculo da linha 31 – DESPESAS CUSTEADAS COM O SUPERÁVIT FINANCEIRO, DO EXERCÍCIO ANTERIOR, DO FUNDEB foi evoluída, ao buscar o valor dos recursos recebidos do FUNDEB no exercício anterior diretamente do SICONFI. Esta evolução permite maior desempenho na emissão do relatório, bem como evita a digitação destes valores no sistema quando da implantação do sistema no exercício atual.
- Anexo 12 - Demonstrativo das Receitas e Despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúde
Além das adequações que possibilita a inserção de Notas explicativas e a visualização da Fonte de emissão, em todo o relatório, serão consideradas todas as receitas e despesas sejam elas intraorçamentárias ou não. Até a versão anterior, as receitas e despesas intraorçamentárias eram desconsideradas.
Realizada também a reestruturação do quadro DESPESAS COM AÇÕES E SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE (ASPS) – POR SUBFUNÇÃO E CATEGORIA ECONÔMICA. Como o propósito deste quadro é demonstrar as despesas com ASPS para fins de apuração da aplicação dos recursos mínimos (15% das receitas resultantes de impostos e transferências), a partir de então, somente serão consideradas as despesas que possuam o marcador ASPS: Impostos e transferências destinados ASPS.
Para o estado de SC, serão consideradas as despesas vinculadas, por meio dos componentes, aos recursos com especificação 02-Receitas de Impostos e de Transferência de Impostos – Saúde.
Caso as despesas (conforme as regras aplicáveis) não se enquadrarem na regra anterior, elas serão demonstradas no quadro DESPESAS COM SAÚDE POR SUBFUNÇÕES E CATEGORIA ECONÔMICA NÃO COMPUTADAS NO CÁLCULO DO MÍNIMO.
- Melhorias entregues em 01/02/2021
- Aprimorada a sugestão de Retenções por meio dos Comprovantes
Agora ao informar um Comprovante (Administrando > Controle) que possua Retenções informadas, o sistema sugerirá automaticamente, na Liquidação ou Pagamento, tais retenções.

Quando um mesmo comprovante é utilizado em liquidações ou pagamentos diferentes, as retenções sugeridas por meio da inserção deste comprovante, consideram o valores já utilizados, bem como, as anulações. Para tanto, as retenções já sugeridas a partir do empenho, não são sobrescritas pelas sugestões dos comprovantes
- Criado o script Plano de contas e ementários para atualização cadastral por Exercício e UF
O script citado possibilita às Revendas e Filiais, realizarem atualizações cadastrais das Naturezas de Receitas e Despesas, Recursos e Plano de Contas por meio de um único arquivo.
Para execução, o script possui como argumentos:
- Exercício;
- Plano/ementário: disponíveis as opções Naturezas de receita, Naturezas de despesa, Recursos e Plano de contas;
- UF: esta informação não precisa ser informadas, pois o sistema identifica automaticamente;
- Tipo: a Revenda ou Filial poderá optar pela Atualização para o exercício ou Carga inicial.

Com relação ao parâmetro Tipo, ao ser escolhida a opção Atualização para o exercício, o script executará ordenadamente as três ações abaixo nos cadastros mencionados:
Exclusão: se na entidade/database/exercício/uf o registro tenha um número que inicie com um numero_inicial que esteja setado como exclusão na respectiva tabela padronizada, o registro em questão deverá ser excluído;
Inclusão: se na entidade/database/exercício/uf não exista o registro setado como inclusão na respectiva tabela padronizada, o registro em questão deverá ser inserido (incluindo os zeros à direita conforme configuração em questão);
Alteração: a sobreposição ou alteração do dado do respectivo cadastro da entidade, ocorrerá de acordo com a coluna alteração do registro da fonte de dados. O reconhecimento do registro a ser alterado se dará pela coluna numero (considerando o preenchimentos de zeros a direita com base na respectiva configuração);
E quando selecionado no campo Tipo a opção Carga inicial, o script realizará a inserção dos registros existentes na referida tabela, com exceção dos registros que sejam de exclusão, estes não serão inseridos.
naturezasDespesasPadronizadasTC
naturezasReceitasPadronizadasTC
planoContasPadronizadoTC
Aos estados do PR e SC a equipe de Gestão de Produtos da Betha Sistemas será responsável pela manutenção desses arquivos. Para os demais estados, a planilha será enviada às Revendas e Filiais para as devidas inserções dos dados e deverá ser retornada novamente à equipe de Gestão de Produtos para o upload da informação.
- Disponibilizada a geração do arquivo da DIRF para 2021
O início do ano demarca a retomada das obrigações fiscais e contábeis pelas empresas públicas e privadas. Para alguns a DIRF 2021 já deve estar em evidência, e dúvidas vão surgindo durante a preparação do envio das informações para sua entrega.
No mês de novembro foi liberado a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1.990, que dispõe sobre a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF 2021) relativa ao ano-calendário de 2020, bem como, a aprovação e utilização do Programa Gerador da Dirf 2021 (PGD DIRF 2021).
Por isso, você que utiliza o sistema Contábil para a execução dessa rotina e cumprimento da obrigatoriedade, já está disponível o arquivo Geração de Arquivo DIRF 2020, o qual pode ser acessado por meio da tecla F4 ou pelo menu Utilitários > Gerenciador de scripts.

Na tela de geração do arquivo, como já é de seu conhecimento, o Responsável deve ser informado. Entretanto, vale destacar que este, deve ter obrigatoriamente os campos Telefone e E-mail informados em seu cadastro (Administrando > Pessoas > Responsáveis).

O objetivo dessas informações é evitar a mensagem de erro Sem responsável emitida pelo sistema, quando informado um responsável que não possua o telefone e e-mail.

Para a emissão da Declaração, utilize o mesmo caminho de acesso da geração. Ela já está também disponível e nomeada como Declaração IRRF/DIRF 2020.

- Possibilitado realizar várias alterações orçamentárias em uma única tela
Agora é possível realizar várias propostas orçamentárias por meio de uma única tela, ou seja, o sistema permite informar vários créditos na alteração.
Primeiramente, acesse a funcionalidade por meio da Visão geral ou pelo menu Executando > Despesa > Alterações orçamentárias. Duas das quatros etapas estão alteradas, onde a etapa 1 representa os Créditos em elaboração e 2 – Propostas.

Para iniciar a alteração, clique em Adicionar proposta, localizada ao lado do botão + CRÉDITO, e informe primeiramente o Tipo de alteração, o Crédito e a Despesa. Ao inseri-la, os demais campos já conhecidos referentes a criação de alteração orçamentária, serão apresentados para preenchimento. Após, basta clicar em CONFIRMAR INSERÇÃO.

Observe na próxima imagem, que é possível realizar a inclusão de novas alterações e visualizar aquela incluída anteriormente. Esse aprimoramento permite que você insira um crédito para várias origens e uma origem para vários créditos, tudo em uma única tela. Logo, na existência de uma origem para vários créditos, o sistema realiza o cálculo proporcional do valor para a origem e seus recursos. E por fim, quando a proposta não apresentar erros, a tramitação é efetuada normalmente, bem como, a emissão a nota.
