Novidades e melhorias do sistema Contábil (Cloud)

O Anexo 01 – Demonstrativo da Despesa com Pessoal  já está adequado de acordo com as alterações da LRF, conforme o Manual de Demonstrativos Fiscais (MDF) publicado pela STN no dia 04/08/2021. As alterações que ocorreram no relatório envolvem as linhas de: Indenizações por Demissão e Incentivos à Demissão Voluntária, Decorrentes de Decisão Judicial de período anterior ao da apuração e Inativos e Pensionistas com Recursos Vinculados. Para mais detalhes acesse o modelo já disponível:

Um novo formato de script foi  disponibilizado para as entidades pertencentes ao estado do Paraná, com  intuito de gerar informações para 2022 exclusivamente pelas movimentações analíticas das fontes de recursos . A novidade proporciona correções nos registros das movimentações dos recursos não administrados pela conta bancária padrão. O mesmo tem por título: “Migração de saldos de recursos para conta administradora” e pode ser gerado por meio do menu: Utilitários > Gerenciador de Scripts. Conforme as demonstrações  abaixo:

A partir desta liberação, o ambiente Contas bancárias possibilita a visualização rápida do status de cada conta bancária cadastrada, bem como a sua pesquisa. 

Com acesso por meio do menu Administrando > Bancários > Contas, é possível perceber que agora o sistema apresenta a situação da conta, ou seja, se está Ativa ou Inativa.

E por meio da Pesquisa avançada é possível também efetua a consulta das contas conforme esses status.

Conforme a publicação realizada no dia 24/11/2021, a qual contextualiza a permissão para a vinculação de Recurso válido para o exercício, nesta, serão abordadas as regras de validação, as quais tem o objetivo de bloquear as movimentações, por exemplo os trâmites dos empenhos, na ausência deste vínculo.

Relembrando…

Caso a entidade aderiu ao novo rol de recursos já em 2022, para realizar as tramitações dos restos a pagar e das despesas extras, é essencial que seja realizada a vinculação do Recurso válido para o exercício em questão conforme a configuração que está em uso.

Logo, na ausência da vinculação do recurso válido no empenhos, as seguintes movimentações não poderão ser realizadas:

  • Anulação de empenho
  • Emissão de subempenho
  • Anulação de subempenho
  • Em liquidação de empenho ou subempenho
  • Anulação de em liquidação de empenho ou subempenho
  • Liquidação de empenho ou subempenho
  • Anulação de liquidação de empenho ou subepenho
  • Pagamento de empenho ou subempenho
  • Anulação de pagamento de empenho ou subempenho
  • Despesa extra
  • Anulação de despesa extra

Observe um exemplo da mensagem emitida pelo sistema:


- Vale destacar ainda que o recurso válido, ao qual está vinculado ao empenho, será enviado no documento de cada movimentação para a escrituração. Assim, quando identificado que existe um recurso vinculado, o sistema considera-o como o mais recente, caso contrário, considera o recurso nato do cadastro do empenho.

- A validação mencionada neste tópico será aplicada também quando na realização adas movimentações por meio do Service Layer.

Neste liberação, para a gestão de contratos de rateio, o sistema Contábil apresenta mais uma novidade: a funcionalidade Prestação de contas de consórcios. Esta funcionalidade está disponível para aquelas entidades que possuem natureza jurídica diferente de 1210 – Consórcio Público de Direito Público (Associação Pública), ou seja, que tem características para serem um ente consorciado e por isso, possuem o dever da prestação de contas caso participem desta modalidade.

Para acessá-la, utilize o menu Executando > Controle > Prestação de contas de consórcios

Para realizar o cadastro conforme a imagem acima, clique no botão + DESPESAS. A tela seguinte solicitará o Ente Consórcio a qual o ente é participante, o Contrato, Recurso, Função, Subfunção e Natureza da despesa.

Após o cadastro é possível iniciar a prestação de contas. Para isso clique no botão TRAMITAR > Prestar contas.

Sugerido pelo sistema, não é necessário sem preenchimento.

A Data será sugerida pelo sistema conforme a última prestação de contas. Se a prestação anterior foi registrada em 01/01/2021, mas a nova prestação está ocorrendo em 2022, automaticamente o sistema sugere o último dia do mês seguinte ao último registro, para despesa e exercício em questão, ou seja, 28/02/2022.

Logo, com a sugestão da data, automaticamente a Competência será sugerida. Quando não existir registro anterior, o sistema preencherá com o mês de Janeiro.

Para cada despesa registrada as prestações de contas deverão ser realizadas, informando os valores de empenhamento, liquidação e pagamento.

Para cada prestação de contas realizada, é possível visualizá-la e editá-la por meio do ícone Histórico. Lembrando que a edição e exclusão deve ser realizadas conforme o exercício de trabalho, ou seja, para excluir ou editar uma prestação realizada em 2021, você deverá estar “logado” em 2021.

Além disso, é possível realizar a Cópia do cadastro da Despesa em consórcio. O sistema apresentará em tela todos os campos devidamente preenchidos.

Informação Técnica


Estão disponíveis também a fonte de dados cadastral da prestação de contas de consórcios, bem como o Service Layer Cadastro de despesa consórcio prestação contas.
A fonte de dados contempla dados do número e descrição da função, subfunção, natureza da despesa e recurso), data, competência, valor, o consórcio (descrição credor e CNPJ) e os dados do contrato.

Já está disponível o novo relatório Relação de Anulação de SubEmpenhos, o qual possui o leiaute de emissão iguais ao modelo Relação de SubEmpenhos, ou seja, é possível visualizar dados de dois grupos, da Anulação e do Subempenho, como Data e Valor anulado, o Motivo, Credor entre outros. 

Para acessá-lo, utilize a tecla de atalho F4, o menu Executando > Artefatos > Relatórios ou mesmo, por meio do menu Utilitários > Gerenciador de relatórios.

Conforme o comunicado realizado dia 16 de dezembro, já está disponível o encerramento do exercício de 2021 no Contábil. Neste informativo, é possível conhecer detalhes sobre a como utilizar a funcionalidade Encerrar período contábil. Confira!

Para as Revendas e Filiais, vale destacar que as configurações também foram copiadas para todos os estados. Para acessá-las, você que é o profissional técnico, pode utilizar o menu Configurando > Escrituração > Processos. Veja um exemplo dos processos e configurações para o estado de Santa Catarina:

Vale destacar que pode existir peculiaridades sobre o processo de encerramento entre os estados, ou seja, alguns dos processos demonstrados nas imagens acima podem não estarem disponíveis para outros estados. Fique atento!

Uma das facilidades disponibilizadas e que permitirá rápida identificação do ano ou da tag que um determinado relatório será emitido. Por exemplo, os Anexos da RREO e RGF são agrupados por ano e conforme a descrição desses dois grandes grupos.

Até então, ao pesquisar pela nomenclatura de um determinado  demonstrativo, por exemplo Anexo 08 do RREO, eram listados de todos os anos, mas sem a possiblidade de identificação de qual refere-se ao ano de 2021. Agora, com essa implementação, é possível visualizar rapidamente e selecionar qual atende sua necessidade. Veja:

Além desse aprimoramento, os demonstrativos disponíveis nas tags Notas e Cadastrais contam com a emissão da fonte emissora.