Novidades e melhorias do sistema Contábil (Cloud)

Agora ao realizar arrecadações orçamentárias e extraorçamentárias em Contas bancárias do tipo Aplicação o sistema realiza a seleção da respectiva aplicação automaticamente.

Primeiramente para acessar o ambiente Arrecadações utilize a Visão geral do sistema ou o menu Executando > Receita.

Perceba que se a Conta bancária selecionada for apenas Aplicação e possuir vinculado somente um Tipo de aplicação, o sistema preenche automaticamente tal informação.

Mas se a Conta bancária possuir dois Tipos de aplicações vinculados, o sistema preenche apenas o campo Tipo de conta e permite a seleção no campo Tipo de aplicação.

O sistema Contábil está em contínuo aprimoramento! Nesta liberação, os ambientes Escrituração de documentos e Balancete dinâmico contam com recursos que facilitarão a visualização das informações dos registros contábeis, bem como, dinamicidade na utilização dos filtros para emissão de períodos diversos.

Acompanhe abaixo cada um dos aprimoramentos realizados.

No ambiente supracitado, o qual pode ser acessado por meio do menu Escriturando > Escriturações de documentos ou pela Visão geral do sistema, é possível optar ou não visualizar os Eventos e/ou Contas correntes na tela do Registro contábil.

É isso mesmo!

Veja abaixo que ao acessar o registro, automaticamente os filtros Eventos e Contas correntes estão habilitados. Entretanto, quando não selecionados é possível visualizar o lançamento na sua forma simplificada, ou seja, apenas as contas contábeis e seus débitos e créditos. E para mais detalhes, observe ainda que é possível selecionar também apenas um dos filtros ou ambos novamente.

Conforme já citado, o Balancete dinâmico também traz aprimoramentos que auxiliarão na visualização dos registros contábeis e utilização dos períodos de emissão. Para acessá-lo por meio do menu Escriturando > Escriturações de documentos ou pela Visão geral do sistema.

Primeiramente, os parâmetros de emissão Mensal e Diários, pertencentes ao contexto Período, estão mais dinâmicos e proporcionam mais agilidade na utilização.

Após acessar o balancete, quando selecionado o Período Mensal, automaticamente são selecionados os meses Janeiro a Dezembro. Observe ainda que o sistema dispõe de facilidade ao informar um mês ou data inicial maior que a final, bem como, um mês ou data final menor que a inicial.

Após emissão, por meio do Balancete dinâmico é possível ainda visualizar os Registros contábeis. A mesma tela e dinamicidade do recurso Habilitar Eventos e/ou Contas correntes, até então presentes no ambiente Escriturações de documentos, é também apresentada!

Para as entidades pertencentes ao estado da Bahia, já está possibilitada a realização do cadastro de Complemento de valor ao Empenho já cadastrado e até mesmo liquidado e pago.

E para auxiliar na utilização desta nova funcionalidade, a Central de Ajuda conta uma página exclusiva sobre como realizar o cadastro de Complemento de valor do Empenho, bem como, sobre as novas opções de pesquisa, controle de saldo, além das permissões e restrições necessárias.

Vale destacar à Revenda, que o ambiente de Escriturações de documentos já está preparado para receber os cadastros de complementos. Entretanto, é necessário que seja realizada a criação do Evento Contábil com o Documento denominado Complemento de empenho.

Tal responsabilidade se aplica também na criação de notas e relatórios para apresentar as informações dos complementos cadastrados. Logo, a fonte da dados complementosEmpenhos e a natureza Nota de Complemento do empenhos estão disponíveis para o desenvolvimento dos devidos demonstrativos conforme necessidade da cada entidade.

Confira, por meio do link abaixo, detalhes sobre o cadastro Complementar valor do Empenho no Contábil.

Uma das grandes novidades desta liberação é possibilidade de geração automática das Despesas extras. É isso mesmo! Ao recepcionar os registros oriundos da folha de pagamento você realizará o reconhecimento dos Empenhos, Liquidação e por fim, das Despesas extras, respectivamente. Estas por sua vez, serão registradas em ambiente próprio e com as origens devidamente vinculadas.

Para conhecer detalhes sobre todo o processo de geração automática das Despesas extras e as alterações realizadas no widget Solicitações de folha de pagamento, acesse a Central de Ajuda.

O ambiente supracitado agora dispõe de novos filtros que auxiliarão da visualização dos registros inconsistentes, bem como, de um determinado valor desejado.

Ao acessar os Saldos iniciais, agora é possível filtrar os documentos com status igual a Inconsistentes. Veja que o sistema auxilia, de forma rápida, a busca da informação faltante no lançamento.

Já o segundo, permite a busca de registros por determinado valor nos meses de escrituração. Localize-o por meio da Pesquisa avançada > Outras opções. Veja que é possível pesquisar por um valor específico ou intervalado.  

Com esta liberação o usuário que possuir restrição de acesso para realizar ações de edição, criação e/ou alteração dos cadastros de Empenhos, agora poderá consultar suas informações por meio do ícone destacado na imagem:

lembrando que as permissões fornecidas aos usuários para execução de algumas ações no sistema, pode ser conferida por meio do menu Utilitários > Gerenciador de acessos. No exemplo abaixo, um determinado usuário possui acesso ao cadastro de Empenhos, mas com todas as ações revogadas, e mesmo assim, ele poderá visualizar as informações.

Está adequado o arquivo Controle de diárias para que considere a Liquidação de Empenhos com Identificador Credor e Natureza da despesa igual a 3.3.90.14.XX.XX.

Agora, mesmo que o Empenho não possua o Identificador igual a Diária, o componente [SIM-AM 2019] Contábil – Diaria realizará a geração dos dados da Diária baseados nos critérios acima.

Mas para isso, deve ser criado o Campo adicional Número e ano Diária no cadastro de Liquidação. Nesse campo, a inserção do número e o ano da diária deverão ser separados por / (barra). Exemplo: 1/2021.


A criação do Campo adicional está sob responsabilidade da Revenda e Filial. Então se deseja que o sistema Contábil possua tal campo, basta efetuar a solicitação.