Novidades e melhorias do sistema Contábil (Cloud)

Agora ao realizar arrecadações orçamentárias e extraorçamentárias em Contas bancárias do tipo Aplicação o sistema realiza a seleção da respectiva aplicação automaticamente.

Primeiramente para acessar o ambiente Arrecadações utilize a Visão geral do sistema ou o menu Executando > Receita.

Perceba que se a Conta bancária selecionada for apenas Aplicação e possuir vinculado somente um Tipo de aplicação, o sistema preenche automaticamente tal informação.

Mas se a Conta bancária possuir dois Tipos de aplicações vinculados, o sistema preenche apenas o campo Tipo de conta e permite a seleção no campo Tipo de aplicação.

O sistema Contábil está em contínuo aprimoramento! Nesta liberação, os ambientes Escrituração de documentos e Balancete dinâmico contam com recursos que facilitarão a visualização das informações dos registros contábeis, bem como, dinamicidade na utilização dos filtros para emissão de períodos diversos.

Acompanhe abaixo cada um dos aprimoramentos realizados.

No ambiente supracitado, o qual pode ser acessado por meio do menu Escriturando > Escriturações de documentos ou pela Visão geral do sistema, é possível optar ou não visualizar os Eventos e/ou Contas correntes na tela do Registro contábil.

É isso mesmo!

Veja abaixo que ao acessar o registro, automaticamente os filtros Eventos e Contas correntes estão habilitados. Entretanto, quando não selecionados é possível visualizar o lançamento na sua forma simplificada, ou seja, apenas as contas contábeis e seus débitos e créditos. E para mais detalhes, observe ainda que é possível selecionar também apenas um dos filtros ou ambos novamente.

Conforme já citado, o Balancete dinâmico também traz aprimoramentos que auxiliarão na visualização dos registros contábeis e utilização dos períodos de emissão. Para acessá-lo por meio do menu Escriturando > Escriturações de documentos ou pela Visão geral do sistema.

Primeiramente, os parâmetros de emissão Mensal e Diários, pertencentes ao contexto Período, estão mais dinâmicos e proporcionam mais agilidade na utilização.

Após acessar o balancete, quando selecionado o Período Mensal, automaticamente são selecionados os meses Janeiro a Dezembro. Observe ainda que o sistema dispõe de facilidade ao informar um mês ou data inicial maior que a final, bem como, um mês ou data final menor que a inicial.

Após emissão, por meio do Balancete dinâmico é possível ainda visualizar os Registros contábeis. A mesma tela e dinamicidade do recurso Habilitar Eventos e/ou Contas correntes, até então presentes no ambiente Escriturações de documentos, é também apresentada!

Para as entidades pertencentes ao estado da Bahia, já está possibilitada a realização do cadastro de Complemento de valor ao Empenho já cadastrado e até mesmo liquidado e pago.

E para auxiliar na utilização desta nova funcionalidade, a Central de Ajuda conta uma página exclusiva sobre como realizar o cadastro de Complemento de valor do Empenho, bem como, sobre as novas opções de pesquisa, controle de saldo, além das permissões e restrições necessárias.

Vale destacar à Revenda, que o ambiente de Escriturações de documentos já está preparado para receber os cadastros de complementos. Entretanto, é necessário que seja realizada a criação do Evento Contábil com o Documento denominado Complemento de empenho.

Tal responsabilidade se aplica também na criação de notas e relatórios para apresentar as informações dos complementos cadastrados. Logo, a fonte da dados complementosEmpenhos e a natureza Nota de Complemento do empenhos estão disponíveis para o desenvolvimento dos devidos demonstrativos conforme necessidade da cada entidade.

Confira, por meio do link abaixo, detalhes sobre o cadastro Complementar valor do Empenho no Contábil.

Uma das grandes novidades desta liberação é possibilidade de geração automática das Despesas extras. É isso mesmo! Ao recepcionar os registros oriundos da folha de pagamento você realizará o reconhecimento dos Empenhos, Liquidação e por fim, das Despesas extras, respectivamente. Estas por sua vez, serão registradas em ambiente próprio e com as origens devidamente vinculadas.

Para conhecer detalhes sobre todo o processo de geração automática das Despesas extras e as alterações realizadas no widget Solicitações de folha de pagamento, acesse a Central de Ajuda.

O ambiente supracitado agora dispõe de novos filtros que auxiliarão da visualização dos registros inconsistentes, bem como, de um determinado valor desejado.

Ao acessar os Saldos iniciais, agora é possível filtrar os documentos com status igual a Inconsistentes. Veja que o sistema auxilia, de forma rápida, a busca da informação faltante no lançamento.

Já o segundo, permite a busca de registros por determinado valor nos meses de escrituração. Localize-o por meio da Pesquisa avançada > Outras opções. Veja que é possível pesquisar por um valor específico ou intervalado.  

Com esta liberação o usuário que possuir restrição de acesso para realizar ações de edição, criação e/ou alteração dos cadastros de Empenhos, agora poderá consultar suas informações por meio do ícone destacado na imagem:

lembrando que as permissões fornecidas aos usuários para execução de algumas ações no sistema, pode ser conferida por meio do menu Utilitários > Gerenciador de acessos. No exemplo abaixo, um determinado usuário possui acesso ao cadastro de Empenhos, mas com todas as ações revogadas, e mesmo assim, ele poderá visualizar as informações.

Está adequado o arquivo Controle de diárias para que considere a Liquidação de Empenhos com Identificador Credor e Natureza da despesa igual a 3.3.90.14.XX.XX.

Agora, mesmo que o Empenho não possua o Identificador igual a Diária, o componente [SIM-AM 2019] Contábil – Diaria realizará a geração dos dados da Diária baseados nos critérios acima.

Mas para isso, deve ser criado o Campo adicional Número e ano Diária no cadastro de Liquidação. Nesse campo, a inserção do número e o ano da diária deverão ser separados por / (barra). Exemplo: 1/2021.


A criação do Campo adicional está sob responsabilidade da Revenda e Filial. Então se deseja que o sistema Contábil possua tal campo, basta efetuar a solicitação.

É isso mesmo! Agora o Contábil possibilita o envio automático de demonstrativos legais do RREO e RGF, Lei nº 4.320 e Homepage, ao Transparência Fly.

Primeiramente localize os anexos no Assistente utilizando tecla F4 ou pelo menu Executando > Artefatos, ou ainda, acesse-os por meio do menu Utilitários > Gerenciador de relatórios. E como facilitador, utilize as tags destacadas abaixo para realizar um filtro rápido.

Confira abaixo a listagem dos Anexos passíveis do envio automático ao Portal:

Anexos Lei 4.320/64

  • Anexo 01 - Demonstrativo Receita e Despesa segundo as Categorias Econômicas;
  • Anexo 02 - Receita segundo as Categorias Econômicas;
  • Anexo 02 - Natureza da Despesa segundo as Categorias Econômicas;
  • Anexo 06 - Programa de Trabalho por Órgão e Unidade Orçamentária;
  • Anexo 07 - Demonstrativo Funções, Subfunções e Programas por Projeto Atividade;
  • Anexo 08 - Demonstrativo da Despesa por Funções, Subfunções e Programas Conforme o Vínculo com os Recursos;
  • Anexo 09 - Demonstrativo da Despesa por Órgãos e Funções;
  • Anexo 10 - Comparativo da Receita Orçada com Arrecadada;
  • Anexo 11 - Comparativo da Despesa Autorizada com a Realizada.

Anexos Homepage

  • Anexo 01 - Tributos Arrecadados (Artigo 2°, Inciso I);
  • Anexo 02 - Instrumentos Celebrados - Transferências Voluntárias;
  • Anexo 02 - Receita segundo as Categorias Econômicas;
  • Anexo 02 - Recursos Recebidos - Transferências Constitucionais;
  • Anexo 02 - Recursos Recebidos - Transferências Voluntárias;
  • Anexo 03 - Instrumentos Celebrados - Recursos Repassados;
  • Anexo 03 - Recursos Repassados - Transferências Voluntárias;
  • Anexo 04 - Despesas Fixadas (Artigo 2º, inciso X);
  • Anexo 05 - Despesa Autorizadas e Realizadas (Artigo 2º, Inciso XII);
  • Anexo 05 - Receitas Realizadas (Artigo 2º, Inciso XII);
  • Anexo 06 - Receita Prevista e Realizada (Artigo 2º, Inciso XIV);
  • Anexo 06 - Resultado Orçamentário (Artigo 2º, Inciso XIV);
  • Anexo 06 - Superávit;Déficit Corrente/Capital (Artigo 2º, Inciso XIV);
  • Anexo 07 - Contratos e Seus Aditivos (Artigo 2º, Inciso XX);
  • Anexo 11 - Comparativo da Despesa Autorizada com a Realizada.

Anexos da LRF RREO

  • Anexo 01 - Balanço Orçamentário;
  • Anexo 02 - Demonstrativo da Execução das Despesas por Função/Subfunção;
  • Anexo 03 - Demonstrativo da Receita Corrente Líquida;
  • Anexo 04 - Demonstrativo das Receitas e Despesas Previdenciárias;
  • Anexo 06 - Demonstrativo dos Resultados Primário e Nominal;
  • Anexo 07 - Demonstrativo dos Restos a Pagar por Poder e Órgão;
  • Anexo 08 - Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino - MDE;
  • Anexo 09 - Demonstrativo das Receitas de Operações de Crédito e Despesas de Capital;
  • Anexo 11 - Demonstrativo da Receita de Alienação de Ativos e Aplicação dos Recursos;
  • Anexo 12 - Demonstrativo das Receitas e Despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúde;
  • Anexo 13 - Demonstrativo das Parcerias Público-Privadas;
  • Anexo 14 - Demonstrativo Simplificado do Relatório Resumido da Execução Orçamentária.

Anexos da LRF RGF

  • Anexo 01 - Demonstrativo da Despesa com Pessoal - Estados, DF e Municípios;
  • Anexo 02 - Demonstrativo da Dívida Consolidada Líquida;
  • Anexo 03 - Demonstrativo das Garantias e Contragarantias de Valores;
  • Anexo 04 - Demonstrativo das Operações de Crédito;
  • Anexo 05 - Demonstrativo da Disponibilidade de Caixa e dos Restos a Pagar;
  • Anexo 06 - Demonstrativo Simplificado do Relatório de Gestão Fiscal.

Em todos os demonstrativos elencados acima, está disponível o parâmetro Enviar relatório para o Transparência na tela de emissão. E com ele, as opções Não, Sim e Aguardar confirmação.

Quando selecionada a opção Não, o sistema não realizará o envio. Selecionado Sim, ao executar a emissão do relatório, o sistema enviará automaticamente ao Transparência. Mas quando selecionada a opção Aguardar confirmação, após o término da execução da emissão, o envio para o Transparência será apresentado na guia ENVIO DE RELATÓRIOS da tela Configurando portal da transparência fly. 

Assim, para efetivar o envio basta clicar em Executar. Caso contrário, realize o descarte. 

Está adequado o script de Integração Portal do Gestor – 2021 conforme as alterações realizadas no Anexo 08 – Demonstrativo das Receitas e Despesas com MDE do RREO e o Anexo 01 – Demonstrativo da Despesa com Pessoal do RGF. Ambos podem ser acessados por meio da tecla F4 ou pelo menu Executando > Artefatos > Relatórios.

As alterações já realizadas até o momento nesses demonstrativos, impactam nos quadros Gastos com Educação e Gastos com Pessoal LRF do Portal do Gestor, respectivamente.

Como já citado, este quadro apresenta dados oriundos do Anexo 08 do RREO conforme as alterações realizadas para 2021, mais especificamente, seus valores gerados são baseados nas colunas VALOR APLICADO e % APLICADO da linha 33 – APLICAÇÃO EM MDE SOBRE A RECEITA RESULTANTE DE IMPOSTOS.

Já este quadro representa os valores emitidos no Anexo 01 do RGF referentes às colunas VALOR e %SOBRE A RCL AJUSTADA das linhas DESPESA TOTAL COM PESSOAL – DTP (VIII) = (III a + III b) e LIMITE MÁXIMO (IX) (incisos I, II e III, art. 20 da LRF).

Nesta liberação, demais anexos legais da LRF estão adequados e apresentam alterações no parâmetro Emissão e possibilidade de inserção de Notas explicativas. Então acompanhe os itens abaixo e confira as adequações:

  • Criada a opção Anual no parâmetro Emissão. O sistema apresentará esta seleção como padrão ao abrir a tela de emissão do demonstrativo, mas se alterada, o campo Período deverá ser informado;
  • Disponibilizado o campo Nota(s) explicativa(s), que possibilita a digitação ou a ação de colar os textos, bem como, realizar a quebra de linhas por meio da utilização do símbolo de “/” (barra) ao final de cada frase;
  • Inserida, antes das notas explicativas e assinaturas, a Fonte referente a origem da emissão do relatório, a qual demonstra o emissor, unidade responsável, data e hora da emissão.

Com relação ao Anexo 11, este também apresenta alteração na descrição do campo  Saldo Financeiro a aplicar (Exercício Anterior) para Saldo Financeiro a aplicar do exercício anterior Manual (R$).

Além dos Anexos da LRF, agora os demonstrativos  da Lei nº 4.320/64 também possibilitam a emissão de Notas explicativas, bem como, a demonstração da Fonte emissora.

Primeiramente para acessá-los, utilize a tecla F4 ou menu Executando > Artefatos > Relatórios. E por meio da tag Lei 4.320/64 é possível aplicar um filtro rápido para melhor visualização.

Perceba que o campo Nota(s) explicativa(s) possibilita a digitação ou a ação de colar os textos, bem como, realizar a quebra de linhas por meio da utilização do símbolo de “/” (barra) ao final de cada frase.

Além disso foi inserida, antes das notas explicativas e assinaturas, a Fonte referente a origem da emissão do relatório. Veja pela imagem abaixo, que é demonstrado o sistema emissor, unidade responsável, data e hora da emissão.


Lembre-se ainda que nesta publicação também está possibilitado o envio automático dos Anexos da Lei 4.320/64, bem como, da LRF e Homepage para o Transparência Fly.

Outra alteração contemplada nesta liberação, relacionada às Notas explicativas, é possibilidade de enviá-las ao SICONFI. Para isso, os scripts Gerar arquivo Siconfi – RREO 2021  e Gerar arquivo Siconfi – RGF 2021 já estão adequados para o respectivo envio.

Para acessá-los utilize o Assistente por meio da tecla F4 ou pelo menu Executando > Artefatos > Relatórios ou mesmo, faça uso do Gerenciador de scripts pelo menu Utilitários.

Veja que é possível informar as nota explicativas relacionadas a cada demonstrativo. Assim, o sistema realizará a geração dessas informações no arquivo xml e as enviará ao SICONFI.

Os demonstrativos Extrato da Receita e Extrato da Despesa, localizados na tag Gerenciais, estão adequados para apresentar as informações ordenadas por data de movimento, independente do agrupamento ou outros parâmetros selecionados.

Agora a gestão dos recursos antecipados conta com um novo relatório que possibilita acompanhar valores referentes às Diárias, Adiantamentos e Convênios. Além disso, o Balancete dos Recursos Antecipados, conta com as opções de visualizações dos pagamentos dispendidos pela entidade ou apenas aqueles que estão com as prestações de contas em aberto.

Primeiramente acesse o balancete por meio da tecla F4 ou pelo menu Executando > Artefatos > Relatórios e localize-o nas tags Anexos mensais e Gerenciais.

Na prévia demonstração acima, além das opções de emissão já conhecidas como Exercício, Consolidado e Entidades, você conta com duas opões de visualização das informações: Pagamentos ou A prestar contas (em aberto).

A primeira delas, demonstra todos os pagamentos antecipados realizados pela entidade equivalentes à diárias, adiantamentos e convênios, independente de estarem com prestações de contas em aberto ou encerradas.

Já a visão A prestar contas (em aberto), como o próprio nome determina, somente serão apresentadas as diárias, adiantamentos e convênios que possuem as prestações de contas não realizadas.

Outro detalhe é o parâmetro Tipo(s) convênio. Este refere-se às opções de Classificação, presente no cadastro de Tipos de repasse do sistema de Convênios.

E para auxiliar na conferência de valores das prestações de contas efetuadas, você conta com o relatório Extrato das Prestações de Contas, anteriormente denominado como TC 28 – Balancete de Prestações de Contas de Recursos Antecipados.

Nesta liberação o Balancete da Receita apresenta inúmeras novidades, como a possibilidade de emissão dos valores extraorçamentários e as deduções, novas opções de exibição de colunas, entre outras.  Acompanhe abaixo todas as melhorias efetuadas neste demonstrativo, as quais possibilitaram o alcance da emissão até então realizada pelo TC06.

Possibilita a emissão das receitas orçamentárias ou extraorçamentárias ou ambas.

  • Ao selecionar as opções de colunas abaixo, na emissão serão demonstradas conforme seleção;
  • Alteradas as opções Execução mensal (Líquido) e Execução mensal (Bruto) para Arrecadado mensal (Líquido) e Arrecadado mensal (Bruto), respectivamente;
  • Criadas novas opções de exibição de colunas:
      • Arrecadado (Líquido);
      • Arrecadado (Bruto);
      • Previsão (Líquido);
      • Previsão (Bruto);
      • Previsão (c/ previsão atualizada (Líquido));
      • Previsão (c/ previsão atualizada (Bruto)).

Quando selecionada a opção igual Sim os movimentos que contenham deduções serão apresentados ao final do relatório, ou seja, após os valores brutos.


As opções "Ambas" e "Extraorçamentárias" no parâmetro Demonstrar receitas somente apresentarão valores em seus quadros quando o parâmetro "Colunas" for:
- Arrecadado mensal (Líquido);
- Arrecadado mensal (Bruto);
- Arrecadado (Líquido);
- Arrecadado (Bruto);
- Comparativo orçado/arrecadado (Líquido);
- Comparativo orçado/arrecadado (Bruto);
- Comparativo orçado/arrecadado (c/ previsão atualizada (Líquido));
- Comparativo orçado/arrecadado (c/ previsão atualizada (Bruto)).