Novidades e melhorias do sistema Contábil (Cloud)

Por meio do widget Solicitações de empenhos, é possível visualizar todos os registros pendentes de empenhamento oriundos de outros sistemas, como por exemplo, Contratos. E a partir desta data, será possível identificar a existência de saldo bloqueado para determinada dotação, bem como, realizar seu desbloqueio.

E como será essa identificação?

Por meio do ícone cadeado localizado no widget Solicitação de empenhos, no ambiente de Empenhos, esse indica a existência de saldo bloqueado vinculado a solicitação para ser desbloqueado.

E conforme sua necessidade, você poderá executar as seguintes ações:

  • Desbloquear a dotação e adicionar o empenho na existência de saldo;
  • Descartar o desbloqueio e adicionar o empenho na existência de saldo, mas você não deseja realizar o desbloqueio em questão por algum motivo;
  • Ou somente empenhar, quando o desbloqueio já foi realizado ou caso não exista saldo a desbloquear vinculado a dotação do empenho em questão.

Ao se deparar com situações que impeçam qualquer ação de criação do desbloqueio (crítica do usuário, por exemplo), o sistema exibirá tais impeditivos, mas possibilitará optar por continuar com o desbloqueio ou cancelar a operação.

Já em casos de instabilidade ou queda de energia por exemplo, após a criação do desbloqueio com sucesso, o sistema indicará no widget que há esse desbloqueio criado a partir do bloqueio vinculado ao item sendo inserido, assegurando que não ocorra o empenhamento, mas somente o desbloqueio.

Agora os cadastros supracitados possibilitam que você insira Anexos com todas as extensões já permitidas pelo sistema em outros cadastros, como em Atos.

Para acessar o cadastro de Comprovantes, utilize o menu Administrando > Controle.

E para acessar o de Responsáveis, utilize o menu Administrando > Pessoas.

O sistema está com novidades no ambiente e cancelamento de Dívidas. O primeiro deles é a possibilidade de visualizar o saldo, bem como, sua composição, formando um resumo financeiro por meio do ambiente de Dívidas.

Primeiramente, para acessar a funcionalidade utilize o menu Executando > Controle > Dívidas. Observe na listagem no ambiente que o ícone em forma de cifrão é apresentado e clicar sobre ele, toda a situação da dívida ou precatório é visualizada.

Outro ponto a destacar é o campo Data, também disponível no resumo. Seu objetivo definir um marco final para a apuração dos devidos cômputos. Porém, esta data é facultativa e caso não alimentada assume-se os cômputos com data infinita.

Além do aprimoramento apresentado, está disponível o novo campo Dívida reconhecida, o qual é apresentado ao efetuar o cancelamento.

Ao acessar a funcionalidade conforme o caminho citado, em Outras opções, clique em Cancelar. Observe que a checkbox Dívida reconhecida é apresentada e com ela, uma pequena orientação.

Vale ressaltar ainda que os cancelamentos de dívidas já registrados estão com a devida marcação deste novo campo.

Objetivando facilitar novamente diversas outras rotinas as quais necessitam realizar emissões de notas e relatórios, o sistema Contábil agora permite que essas emissões sejam feitas efetuadas por meio dos seguintes cadastros:

  • Anulação de Empenho;
  • Subempenho;
  • Anulação de Subempenho;
  • Liquidação;
  • Anulação de Liquidação;
  • Pagamento;
  • Anulação de Pagamento;
  • Despesa extra;
  • Anulação de Despesa extra;
  • Alterações orçamentárias da despesa.

Em cada cadastro supracitado, é apresentado no canto inferior esquerdo da tela, a checkbox Emitir nota. Logo, basta informar o modelo desejado e clicar em Salvar.

Além da possibilidade de emissão de notas pela própria tela de cadastro, o ambiente de Alterações orçamentárias da despesa conta também com a possibilidade de emissão agrupada, seja de relatório ou nota.

Para utilizar essa opção, primeiramente você deverá selecionar os registros na listagem que deseja emitir. O ícone em forme de impressora será apresentado, bem como, suas opções já utilizadas em outros ambientes, como de Empenhos.

O cadastro de Lançamento contábil está aprimorado. Ele permite inserir e excluir manualmente configurações de contas correntes.

Durante o lançamento, o sistema sugerirá as configurações válidas, obedecendo a máscara da conta e condições das configurações. Porém, ao acionar o botão para inclusão manual, o sistema verificará somente as configurações válidas para a máscara da conta em questão.

Vale ressaltar ainda que o sistema não irá permitir a exclusão se existir algum conta corrente informado.

Para acessar a funcionalidade Escriturações de documentos, faça uso do ambiente Visão geral ou pelo menu Escriturando.

Agora é possível emitir este relatório filtrando por Natureza da Despesa. O novo parâmetro apresenta uma seleção dinâmica com a possibilidade de pesquisa em qualquer posição da composição do número da natureza da despesa, recurso já disponível na Relação de Empenho. Para acessá-lo, utilize a tecla F4 ou o menu Executando > Artefatos > Relatórios.

Isso permite realizar a pesquisa pela natureza 319011 ou 31XX30, 3XXX30, bem como, XXXX01. O X representa a posição de cada composição do código da natureza da despesa.

Este relatório agora conta com novas adequações que possibilitam melhor visualização das propostas de alterações orçamentárias cadastradas.

Lembre-se que para acessá-lo, utilize a tecla F4 ou o menu Executando > Artefatos > Relatórios.

Acompanhe as alterações realizadas:

  • Criado o filtro Origem dos créditos;
  • Alterado o comportamento do filtro Entidade, o qual passa a abranger, além dos Créditos, as Origens;
  • Quando na emissão do relatório de forma Consolidada, a visualização das informações é agrupada pela Entidade do crédito, bem como, pela Entidade da origem do crédito;
  • Alterada também a apresentação dos Recursos dos créditos, a fim de que todos sejam demonstrados.

Quão interessante seria se pudéssemos verificar de forma simples o saldo do estoque físico e compará-lo com o saldo do imobilizado na contabilidade?

Já pensou nisso? Pois a Betha sim!

Agora o sistema Contábil apresenta diversas validações que analisam e apresentam para você as diferenças encontradas durante a execução delas. Então acompanhe abaixo quais validações estão inicialmente já disponíveis:

Conciliações contábeis

(seleção) Saldo imobilizado/intangível físico versus saldo imobilizado/intangível contábil

(seleção) Saldo contratual físico versus saldo contratual contábil

Verificação de inconformidades contábeis

(seleção) Verifica qualidade do conteúdo dos contas correntes da MSC-Matriz de Saldos Contábeis

(seleção) Saldos de contas contábeis invertidos

(seleção) Saldos de contas correntes invertidos

(seleção) Saldo contas contábeis x Saldos contas correntes

(interrogação)Quando e como fazer uso das Validações?

A utilização poderá ocorrer no momento dos encerramento dos períodos ou mesmo quando desejar. Afinal, você pode executar e acompanhar os registros durante todo o mês, assim, caso seja encontrada alguma irregularidade é possível ajustá-la antecipadamente.

Já o acesso dependerá de quando forem utilizadas, ou seja, podem ser executar por meio do botão ENCERRAR PERÍODO ou pela flecha ao lado por meio da opção Validar período, onde permite que você acompanhe os registros como citado anteriormente.

Está disponível no ambiente de Lançamentos de receita a cópia dos registros. Ao acessar o ambiente pelo menu Executando > Receita > Lançamentos, pelo ícone Outras opções é possível efetuar sua cópia. Observe:

Veja que os campos estarão previamente preenchidos conforme os dados do cadastro que se está copiando. Assim você pode realizar as devidas alterações e salvar.