Novidades e melhorias do sistema Contábil (Cloud)

Com o intuito de viabilizar e melhorar a qualidade das informações apresentadas nos relatórios de validação de encerramento de período, foram realizados algumas alterações incorporando um componente plugável, no qual poderão ser construídas regras para descarte de contas na validação de “Saldos de contas correntes invertidos”, bem como a ampliação das contas contábeis iniciadas, para que assim seja possível a verificação das contas superiores. Confira o exemplo abaixo:

Informamos que foram realizadas novas adequações na emissão do relatório “Anexo 17 – Demonstrativo da Dívida Flutuante” utilizando-se da fonte de dados saldosDisponibilidadeRecursos, para geração dos valores referentes aos depósitos. Foi criada ainda a paginação nas demais fontes de dados utilizadas, de modo que as execuções sejam efetuadas com maior celeridade.

O exemplo a seguir demonstra a adequação do respectivo relatório, onde a coluna “saldo anterior” quando emitido em ano atual, seja buscado do valor final do exercício anterior, busca essa que será somente da fonte saldosDisponibilidadeRecursos para o grupo depósito.

Diante da necessidade de informar o atributo P/F (indicar de superávit financeiro) nos lançamentos contábeis, foi criada a possibilidade de que este, seja alimentado/sugerido automaticamente na tela de Lançamentos contábeis (manuais), não sendo necessário a inserção das informações de forma manual pelo usuário.

Visando a adequação na geração da “Prestação de Contas Siope – 2022”, especificamente no tocante a parte das despesas executadas, foi realizada a adequação que possibilita a leitura do marcador do desdobramento do recurso do empenho – quando este é utilizado -, conforme demonstra a imagem a seguir:

De igual modo, ocorre para o componente estadual, nos estados que o utilizam.

Informamos que foi adequada a geração de Despesas do “Anexo 08 – Demonstração das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino – MDE”, a fim de que possibilite realizar a leitura do marcador do desdobramento do recurso do empenho – quando este é utilizado -.

De igual modo, ocorre para o componente estadual, nos estados que utilizam-o.

Objetivando a melhoria no acompanhamento dos indicadores dos percentuais de aplicação, já está disponível a adequação na emissão dos relatórios referente ao “Anexo 12 – Demonstrativo das Receitas e Despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúde” na qual possibilita aos usuários a apresentação dos percentuais Empenhados/Liquidados, independente do período emissão.

Informamos que foi disponibilizado o filtro pelo lote de Conta Corrente “Aplic/MT”, para emissão do relatório “Balancete de Verificação”.

A partir desta liberação o Relatório Percentual por Dotação está contemplado no Balancete da despesa. Todos seus dados, linhas e colunas, bem como as análises antes realizadas por meio do Percentual por Dotação, poderão ser realizados com o Balancete.

Com o relatório identificamos o percentual de dotação através das linhas:

  • Nível 1 de agrupamento – Organograma
  • Nível 2 de agrupamento – Ação
  • Listagem – Despesa da LOA

Para obter as informações referente aos relatórios, o usuário pode-se utilizar da tecla “F4” ou acessando por meio do menu: Executando > Artefatos > Relatórios.

Ainda, com relação aos relatórios do Balancete da despesa, o usuário consegue utilizar do parâmetro “Agrupar por”, no qual permite filtrar de forma individual.

Ou consolidado:

Conforme demonstrado na imagem acima identificamos as colunas através dos percentuais por Dotação x Balancete podendo ser relacionadas, respectivamente.

  • Valor Orçado + Suplementações = Dotação Atualizada
  • Empenhado até o mês = Empenhado
  • Saldo = Saldo
  • (%) s/valor item = Emp. (%)
  • (%) que falta usar = Saldo (%)

A visualização dos percentuais somente é possível quando selecionado o parâmetro Colunas = Saldo despesa (c/percentuais).

Para mais informações a respeito dos relatórios referente ao Balancete da despesa  acesse.