Novidades e melhorias do sistema Contábil (Cloud)

Visando maior celeridade e segurança quanto as informações, já está disponível aos usuários um relatório com alguns filtros facilitadores na busca pelos registros enviados ao TCE, através do acesso Executando relatório.

Através do relatório é possível verificar por meio varios filtros desejado os registros enviados ao e-Sfinge, tais como por Data de Operação; Data do envio; Status e o Código Registro TCE e por Empenho, onde é possível identificar todos os registros relacionados a aquele empenho.

Informamos que foram disponibilizados nas “abas” descritas abaixo no sistema Contábil o ícone Consultar TCE, clicando sobre o mesmo é possível verificar o histórico completo de envio das respectivas informações assim como obter o Código de Registro daquele cadastro junto ao e-Sfinge.

    • EMPENHO
    • SUBEMPENHO
    • LIQUIDAÇÃO
    • PAGAMENTO
    • ESTORNO EMPENHO
    • ESTORNO SUBEMPENHO
    • ESTORNO LIQUIDAÇÃO
    • ESTORNO PAGAMENTO
    • ALTERAÇÃO ORÇAMENTARIA DA DESPESA

O exemplo a seguir demonstra a forma de consulta por meio do menu: Empenhos > Editar Empenhos > Consultar TCE. 

Informamos que foi adicionado um novo filtro no Relatório de Escrituração de Documentos, qual seja: Numero de controle. Ele permite aos usuários filtrar por um ou mais numéricos, conforme o relatório desejado.

 Para acessar essas informações, o usuário deve utilizar o sistema Contábil, por meio do menu Executando >  Artefatos > Relatórios > Relação de Escrituração de Documentos > Numero de controle.

Informamos que foi implementado um novo filtro na funcionalidade Recursos, que pode ser acessada por meio do menu Administrando > Controle > Recursos.

Agora, o usuário pode selecionar no ambiente, a visualização apenas de recursos que contenham vinculo com Recurso(s) de superávit financeiro.

Além disso, o usuário poderá selecionar no ambiente, a visualização apenas de recursos de Superávit Financeiro:

Ainda no ambiente, o usuário passará a visualizar na listagem, através da coluna “Tipo”, os recursos de superávit financeiro vinculados a seus recursos do exercício.

O marcador agora está localizado no campo Outras Opções e não mais no campo Pesquisa avançada:

Se no exercício logado, a configuração de recursos ter a opção Enumerar de forma distinta os recursos de superávit financeiro marcada, a listagem de recursos deve demonstrar a coluna Superávit financeiro, essa coluna irá apresentar o recurso de superávit financeiro do recurso em questão.

Visando o atendimento ao EFD-Reinf, informamos que foi realizada uma alteração no cadastro de Comprovantes que pode ser acessada por meio do menu Administrado > Controle > Comprovantes. 

Na classificação Comprovante de compras e serviços foram realizadas as seguintes alterações:

  • Criado o botão Retenções Fiscais. Ao clicar neste botão serão habilitados os seguintes campos: 
      • INSS: Campo Valor. Valor deverá vir sugerido “0,00” e não poderá estar vazio. O usuário poderá interagir com esse campo;
      • RAT: Campo Valor. Valor deverá vir sugerido “0,00” e não poderá estar vazio. O usuário poderá interagir com esse campo;
      • SENAR: Campo Valor. Valor deverá vir sugerido “0,00” e não poderá estar vazio. O usuário poderá interagir com esse campo.

Informamos que foram realizadas melhorias na busca pelo nome do credor, agora , a pesquisa será realizada por ordem alfabética. Esta alteração é válida para todos os ambientes que utilizam a seleção de credores. Confira o exemplo abaixo:

Ao realizar a inclusão de um recurso, agora, será realizada a ordenação primeiramente por número + identificar de SF – Superávit Financeiro, ou seja, primeiro serão demonstrados os recursos que não sejam de Superávit Financeiro e em seguida o seu recurso correspondente de Superávit Financeiro. Essa alteração é válida para todos os ambientes que utilizam a seleção de recursos. Veja:

Informamos que foram disponibilizados no Cadastro de retenção alguns campos relacionados ao mapeamento de críticas, são eles:

  • Descrição
  • Tipo
  • Pagamento antecipado
  • Receita
  • Ativação
  • Exercício
      • Receita não prevista na LOA
      • Receita da Loa
  • Credor

 

Informamos que foram disponibilizados os seguintes campos para possibilitar o cadastro de críticas de usuários para o Cadastro de Dívidas.

  • Data da dívida;
  • Ato jurídico obrigatório (campo de ato jurídico). 

Informamos que agora, após acrescentar a data de um novo contrato de rateio, o mesmo consistirá com a data atual, observado o fechamento do mês anterior. Ou seja, baseando-se na data do registro, ele não poderá ser alterado, incluído ou excluído em um período financeiro encerrado, conforme nos exemplifica a imagem abaixo:

Informamos que se encontram disponíveis nas Naturezas de Receitas, os campos para o cadastro de críticas, são eles: 

  • Descrição
  • Tipo
  • Pagamento antecipado
  • Receita
  • Ativação
  • Exercício
      • Receita não prevista na LOA
      • Receita da Loa
  • Credor