Novidades e melhorias do sistema Contábil (Cloud)

- Melhorias entregues até 31/05/2022
- Melhorias entregues até 19/05/2022
- Implementado novo filtro de pesquisa na funcionalidade Recursos
- Realizada alteração no cadastro de comprovantes
- Realizado a melhoria na busca pelo nome do credor por ordem alfabética
- Realizada alteração da ordenação de recurso Superávit Financeiro
- Novos campos disponíveis no mapeamento de críticas do usuário no Cadastro de Retenção
- Disponibilizados campos para possibilitar o cadastro das críticas de usuário para o Cadastro de Dívidas
- Realizado bloqueio para edição de contrato de rateio após o encerramento do período financeiro
- Disponibilizado o cadastro de críticas nas naturezas de receita
- Melhorias entregues até 13/05/2022
- Disponibilizada regra de documento “Integridade da escrituração patrimonial na execução orçamentária”
- Possibilitada a geração do arquivo ao SICONFI RGF
- Realizada adequação do Anexo 06 - Demonstrativo Simplificado do Relatório de Gestão Fiscal - RGF
- Realizada adequação no Anexo 01 - Demonstrativo da Despesa com Pessoal - RGF
- Realizada adequação no Anexo 05 - Demonstrativo da Disponibilidade de Caixa e dos Restos a Pagar - RGF
- Aprimorado os argumentos do Anexo 18 - Demonstração dos Fluxos de Caixa da 4320/64
- Realizada a liberação de nova regra de documento “Qualidade do conteúdo dos contas correntes da MSC-Matriz de Saldos Contábeis“ para 2022
- Realizada a liberação da regra de documento “Qualidade do ISF-Indicador de Superávit Financeiro” e “Informação do ISF-Indicador de Superávit Financeiro” para 2022
- Realizada melhoria no relatório Integridade da escrituração das ”Disponibilidades de Fontes de Recursos”
- Melhorias entregues até 31/05/2022
- Disponibilizado relatório no Sistema Prestação de Contas dos dados enviados ao TCE
Visando maior celeridade e segurança quanto as informações, já está disponível aos usuários um relatório com alguns filtros facilitadores na busca pelos registros enviados ao TCE, através do acesso Executando relatório.

Através do relatório é possível verificar por meio varios filtros desejado os registros enviados ao e-Sfinge, tais como por Data de Operação; Data do envio; Status e o Código Registro TCE e por Empenho, onde é possível identificar todos os registros relacionados a aquele empenho.
- Disponibilizado novos ícones de consulta de relatórios enviados ao TCE
Informamos que foram disponibilizados nas “abas” descritas abaixo no sistema Contábil o ícone Consultar TCE, clicando sobre o mesmo é possível verificar o histórico completo de envio das respectivas informações assim como obter o Código de Registro daquele cadastro junto ao e-Sfinge.
- EMPENHO
- SUBEMPENHO
- LIQUIDAÇÃO
- PAGAMENTO
- ESTORNO EMPENHO
- ESTORNO SUBEMPENHO
- ESTORNO LIQUIDAÇÃO
- ESTORNO PAGAMENTO
- ALTERAÇÃO ORÇAMENTARIA DA DESPESA
O exemplo a seguir demonstra a forma de consulta por meio do menu: Empenhos > Editar Empenhos > Consultar TCE.

- Adicionado novo filtro “Numero de Controle” na relação de escrituração de documentos
Informamos que foi adicionado um novo filtro no Relatório de Escrituração de Documentos, qual seja: Numero de controle. Ele permite aos usuários filtrar por um ou mais numéricos, conforme o relatório desejado.
Para acessar essas informações, o usuário deve utilizar o sistema Contábil, por meio do menu Executando > Artefatos > Relatórios > Relação de Escrituração de Documentos > Numero de controle.

- Melhorias entregues até 19/05/2022
- Implementado novo filtro de pesquisa na funcionalidade Recursos
Informamos que foi implementado um novo filtro na funcionalidade Recursos, que pode ser acessada por meio do menu Administrando > Controle > Recursos.
Agora, o usuário pode selecionar no ambiente, a visualização apenas de recursos que contenham vinculo com Recurso(s) de superávit financeiro.

Além disso, o usuário poderá selecionar no ambiente, a visualização apenas de recursos de Superávit Financeiro:

Ainda no ambiente, o usuário passará a visualizar na listagem, através da coluna “Tipo”, os recursos de superávit financeiro vinculados a seus recursos do exercício.

O marcador agora está localizado no campo Outras Opções e não mais no campo Pesquisa avançada:

Se no exercício logado, a configuração de recursos ter a opção Enumerar de forma distinta os recursos de superávit financeiro marcada, a listagem de recursos deve demonstrar a coluna Superávit financeiro, essa coluna irá apresentar o recurso de superávit financeiro do recurso em questão.

- Realizada alteração no cadastro de comprovantes
Visando o atendimento ao EFD-Reinf, informamos que foi realizada uma alteração no cadastro de Comprovantes que pode ser acessada por meio do menu Administrado > Controle > Comprovantes.
Na classificação Comprovante de compras e serviços foram realizadas as seguintes alterações:
- Criado o botão Retenções Fiscais. Ao clicar neste botão serão habilitados os seguintes campos:
- INSS: Campo Valor. Valor deverá vir sugerido “0,00” e não poderá estar vazio. O usuário poderá interagir com esse campo;
- RAT: Campo Valor. Valor deverá vir sugerido “0,00” e não poderá estar vazio. O usuário poderá interagir com esse campo;
- SENAR: Campo Valor. Valor deverá vir sugerido “0,00” e não poderá estar vazio. O usuário poderá interagir com esse campo.

- Realizado a melhoria na busca pelo nome do credor por ordem alfabética
Informamos que foram realizadas melhorias na busca pelo nome do credor, agora , a pesquisa será realizada por ordem alfabética. Esta alteração é válida para todos os ambientes que utilizam a seleção de credores. Confira o exemplo abaixo:

- Realizada alteração da ordenação de recurso Superávit Financeiro
Ao realizar a inclusão de um recurso, agora, será realizada a ordenação primeiramente por número + identificar de SF – Superávit Financeiro, ou seja, primeiro serão demonstrados os recursos que não sejam de Superávit Financeiro e em seguida o seu recurso correspondente de Superávit Financeiro. Essa alteração é válida para todos os ambientes que utilizam a seleção de recursos. Veja:

- Novos campos disponíveis no mapeamento de críticas do usuário no Cadastro de Retenção
Informamos que foram disponibilizados no Cadastro de retenção alguns campos relacionados ao mapeamento de críticas, são eles:
- Descrição
- Tipo
- Pagamento antecipado
- Receita
- Ativação
- Exercício
- Receita não prevista na LOA
- Receita da Loa
- Credor
- Disponibilizados campos para possibilitar o cadastro das críticas de usuário para o Cadastro de Dívidas
Informamos que foram disponibilizados os seguintes campos para possibilitar o cadastro de críticas de usuários para o Cadastro de Dívidas.
- Data da dívida;
- Ato jurídico obrigatório (campo de ato jurídico).

- Realizado bloqueio para edição de contrato de rateio após o encerramento do período financeiro
Informamos que agora, após acrescentar a data de um novo contrato de rateio, o mesmo consistirá com a data atual, observado o fechamento do mês anterior. Ou seja, baseando-se na data do registro, ele não poderá ser alterado, incluído ou excluído em um período financeiro encerrado, conforme nos exemplifica a imagem abaixo:

- Disponibilizado o cadastro de críticas nas naturezas de receita
Informamos que se encontram disponíveis nas Naturezas de Receitas, os campos para o cadastro de críticas, são eles:
- Descrição
- Tipo
- Pagamento antecipado
- Receita
- Ativação
- Exercício
- Receita não prevista na LOA
- Receita da Loa
- Credor
- Melhorias entregues até 13/05/2022