Novidades e melhorias do sistema Contábil (Cloud)

Válido para 2021, a emissão dos valores da linha (-) Despesas Custeadas com Recursos Vinculados à Parcela do Percentual Mínimo que não foi Aplicada em ASPS em Exercícios Anteriores (XIV) está adequada conforme as seguintes regras para os modelos:

  • Função da Despesa igual a 10 ;
  • Subfunções diferente de: 241, 242, 243, 244, 511, 512, 541, 542, 543, 544 e 545;
  • Recursos que possuam o marcador ASPS: Impostos e transferências destinados ASPS e indicativo de superávit financeiro;
  • Natureza de despesa com modalidade no 3ª e 4ª dígito diferente de 71, 73 e 74.
  • Função da Despesa igual a 10;
  • Subfunções diferente de: 241, 242, 243, 244, 511, 512, 541, 542, 543, 544 e 545;
  • Recursos com 3º e 4º dígitos igual a 02 e que possuam Indicativo de superávit financeiro;
  • Natureza de despesa com modalidade no 3ª e 4ª dígito diferente de 71, 73 e 74.

O Anexo 08 – Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino – MDE está adequado conforme a publicação do MDF – 11ª Edição, o qual é válido para 2021, bem como, a Síntese de Alterações.

Ainda conforme a publicação do MDF – 11ª Edição e a Síntese de alterações supracitadas, os quadros do Anexo 08 foram totalmente reestruturados, além de demonstrar valores e percentuais provenientes das novas siglas VAAT (Valor Anual Total por Aluno) e VAAF (Valor Anual Mínimo por Aluno Definido Nacionalmente).


Todos os detalhes das alterações realizadas neste demonstrativo serão publicadas em breve para que você possa consultar as regras válidas para 2021.
Nesta próxima comunicação, os helps dos Anexos serão divulgados e estarão disponíveis para consulta.

Além das adequações conforme o mapeamento publicados pela STN, está disponível na tela de emissão dos Anexos, o campo Nota(s) explicativa(s). Ele possibilita a digitação ou a ação de colar os textos, bem como, realizar a quebra de linhas por meio da utilização do símbolo de “/” (barra) ao final de cada frase.

Inserida também, antes das notas explicativas e assinaturas, a Fonte referente a emissão do relatório. Veja pela imagem abaixo, que é demonstrado o sistema emissor, unidade responsável, data e hora da emissão.

Nesta liberação o Anexo 14, o qual poder ser acessado por meio da tag LRF RREO 2021, já está devidamente adequado conforme a Síntese das Alterações publicada pela STN para 2021, além de possibilitar informar Nota(s) Explicativa(s), bem como, visualizar a Fonte de emissão do relatório.

Com relação às adequações legais, estas são provenientes das alterações efetuadas no Anexo 08 – Demonstrativo das Receitas e Despesas com MDE, o qual recebeu uma total reestruturação em seus quadros, além de apresentar um detalhamento dos valores recebidos e despesas custeadas com recursos do Fundeb para o VAAT (Valor Anual Total por Aluno) e VAAF (Valor Anual Mínimo por Aluno Definido Nacionalmente).

Assim, o Quadro DESPESAS COM MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO do Anexo 14 também demonstra os valores e percentuais dessas aplicações. 

Conforme já citado no Anexo 08, também está disponível na tela de emissão deste demonstrativo campo Nota(s) explicativa(s). Ele possibilita a digitação ou a ação de colar os textos, bem como, realizar a quebra de linhas por meio da utilização do símbolo de “/” (barra) ao final de cada frase.

Além disso, antes das notas explicativas e assinaturas, a Fonte referente a emissão do relatório demonstra o sistema emissor, unidade responsável, data e hora da emissão.

A partir desta liberação já está disponibilizada a emissão dos Anexos da DCA de 2020, bem como sua geração. Todas as adequações de exclusões e inclusões estão conforme a Síntese de alterações divulgada pelo Siconfi. E para conhecer detalhes das orientações e regras de preenchimento da Declaração de Contas Anuais acesse o site do Siconfi ou clique aqui e visualize o documento.

Para realizar as emissões, o acesso dos Anexos pode ser efetuado por meio da tecla de atalho F4 ou pelo menu Executando > Artefatos > Relatórios. Utilize a tag SICONFI DCA 2020 para listar todos e somente os demonstrativos relacionados.

Para efetuar a geração, nessa mesma tela clique em FILTRAR POR </> Scripts e localize o arquivo Gerar SICONFI DCA 2020. Lembrando que a geração da declaração já está adequada conforme alterações publicadas pelo Siconfi para este ano.

  • Anexo 14 (I-AB) – Balanço Patrimonial;
  • Anexo 15 (I-HI)- Demonstrativo das Variações Patrimoniais;
  • Anexo I-C – Balanço Orçamentário – Receitas Orçamentárias;
  • Anexo I-D – Balanço Orçamentário – Despesas Orçamentárias;
  • Anexo I-E – Balanço Orçamentário – Despesas por Função;
  • Anexo I-F – Balanço Orçamentário – Despesas Orçamentárias – Sub Quadro – Execução de restos a pagar;
  • Anexo I-G – Balanço Orçamentário – Despesas Orçamentárias – Sub Quadro – Execução de restos a pagar por função.

Com relação ao Anexo I-D – Balanço Orçamentário – Despesas Orçamentárias e Anexo I-F – Balanço Orçamentário – Despesas Orçamentárias – Sub Quadro – Execução de restos a pagar, bem como suas respectivas gerações de arquivo, os seguintes relacionamento (de-para) foram criados:

  • se a Natureza da Despesa iniciar com ‘31901303’,’ 31901305′, ‘31901314’, ‘31901315’, ‘31901316’, ‘31901317’ ou ‘31901320’, então assume-se ‘3190139900’;
  • se a Natureza da Despesa iniciar com ‘31911303’ ou ‘31911314’, então assume-se ‘3191130800’;
    se a Natureza da Despesa iniciar com ‘31911301’, ‘31911305’, ‘31911315’, ‘31911317’ ou ‘31911340’, então assume-se ‘3191139900’;
  • se a Natureza da Despesa iniciar com ‘44905101’, ‘44905102’, ‘44905107’, ‘44905181’, ‘44905182’, ‘44905192’, ‘44905193’, ‘44905197’ ou ‘44905198’, então assume-se ‘4490519900’.


Os Componentes padrões dos Anexos citados já estão disponibilizados e podem ser utilizados para a criação dos relacionamentos estaduais.
Para o estado de SC, também já estão criados e disponíveis os componentes estaduais que realizam DexPara.

Em conformidade com as normativas divulgadas pelo SIOPS para 2021, a geração dos arquivos já está adequada e possibilitada no sistema Contábil.

Para este ano a nomenclatura do script de geração foi alterada e referencia o exercício correspondente. Para este ano, você o localiza como [SIOPS 2021] Gerar arquivo.

Vale lembrar ainda que a geração resulta em vários arquivos, mas o Programa SIOPS permite sua importação apenas individualmente. Para acessar e instalar o programa clique aqui.

Conforme liberação realizada em fevereiro, foram possibilitadas as emissões de alguns relatórios do RREO da LRF para 2021, conforme alterações publicadas pela STN. Vale lembrar que emissões estão disponíveis por meio tag LRF RREO 2021. Já a partir desta publicação, foram realizadas adequações conforme o mapeamento para o novo exercício nos seguintes Anexos:

  • Anexo 04 – Demonstrativo das Receitas e Despesas Previdenciárias;
  • Anexo 06 – Demonstrativo dos Resultados Primário e Nominal.

O acesso aos demonstrativos pode ser realizado por meio da tecla de atalho F4 ou pelo menu Executando > Relatórios > Artefatos, bem como, por meio do Gerenciador de relatórios, localizado no menu Utilitários.

Além das adequações conforme o mapeamento publicados pela STN, está disponível na tela de emissão dos Anexos, o campo Nota(s) explicativa(s). Ele possibilita a digitação ou a ação de colar os textos, bem como, realizar a quebra de linhas por meio da utilização do símbolo de “/” (barra) ao final de cada frase.

Além disso foi inserida, antes das notas explicativas e assinaturas, a Fonte referente a emissão do relatório. Veja pela imagem abaixo, que é demonstrado o sistema emissor, unidade responsável, data e hora da emissão.

Acompanhe também as adequações específicas em alguns Anexos:

Os quadros FUNDO EM REPARTIÇÃO (PLANO FINANCEIRO),  DESPESAS PREVIDENCIÁRIAS – RPPS (FUNDO EM REPARTIÇÃO) e APORTES DE RECURSOS PARA O FUNDO EM REPARTIÇÃO DO RPPS serão demonstrados quando no parâmetro da tela de emissão O RPPS possui segregação da massa instituída por lei? estiver informado Sim.

A linha Demais Haveres Financeiros, do quadro ABAIXO DA LINHA, demonstrará valores quando no cadastro da Entidade o campo É uma RPPS? estiver informado Não.

Para a linha Meta fixada no Anexo de Metas Fiscais da LDO para o exercício de referência do quadro META FISCAL PARA O RESULTADO PRIMÁRIO, quando não informado o campo Meta do Resultado Primário na LDO Manual (R$) da tela de emissão, o relatório buscará o valor no Demonstrativo I – Metas Anuais do Planejamento (Cloud), linha Resultado Primário III = (I – II) e coluna Valor Corrente (a) do Ano de referência.

E assim como no item anterior, para o quadro META FISCAL PARA O RESULTADO NOMINAL, também quando não informado o campo Meta do Resultado Nominal na LDO Manual (R$) da tela de emissão, o relatório buscará o valor no Demonstrativo I – Metas Anuais do Planejamento (Cloud), linha Resultado Nominal – (VI) = (III + (IV – V)) e coluna Valor Corrente (a) do Ano de referência.

Com esta liberação, ao estado de SC, o Evento contábil supracitado está adequado para exercício de 2021. A alteração limita a sua execução, onde o sistema não a realizará quando existir a alteração da Especificação do recurso, ou seja, no 3º e 4º dígitos do recurso.

Para acessar o evento 8811015 e visualizar detalhes de sua configuração, faça uso do menu Configurando > Escrituração > Contas correntes.

No meio de tantos registros e movimentações orçamentárias e financeiras, possibilitar a pesquisa por inúmeros critérios é uma constante busca. Afinal, ela melhora a rotina do acompanhamento dessas movimentações além de otimizar o tempo de suas buscas.

Por isso, o Contábil agora conta com novos recursos de filtros para possibilitar a pesquisa por meio dos dados adicionais dos cadastros de Empenhos, Em liquidação, Liquidação, Pagamentos, Arrecadação orçamentária e Despesa extras.

Nos ambientes dos respectivos cadastros, acesse o ícone Pesquisa avançada e após, em Outras opções, clique em FILTROS DADOS ADICIONAIS. Automaticamente serão apresentados campos com opções para a pesquisa, como qual o cadastro, o campo de dado adicional e o valor. É importante ressaltar este filtro utiliza uma lógica denominada OU, onde você determinará a busca de dados adicionais desejados. Quanto mais critérios, mais níveis (camadas) de busca serão realizadas e maior é a amplitude da pesquisa de cadastros.

Cada cadastro citado, por exemplo, possui duas guias: INFORMAÇÕES GERAIS e CAMPOS ADICIONAIS. Nesta segunda estão localizados os dados complementares ou adicionais do cadastro em questão e agora são passíveis às pesquisas.

Primeiramente, vale destacar que os campos comuns dos cadastros, presentes na guia INFORMAÇÕES GERAIS, os quais já são conhecidos como por exemplo número do empenho, recurso, natureza, marcadores entre outros, permanecem para serem utilizados como critérios de pesquisas por meio do botão FILTROS PADRÃO.

Para tanto, com esta melhoria, ao acessar o botão FILTROS DADOS ADICIONAIS é possibilitada novas opções de busca ao informar os critérios de pesquisa que o sistema deverá utilizar.

Primeiramente selecione qual Cadastro a pesquisa deverá contemplar, por exemplo, quando acessado o ambiente Empenhos, indique se busca será de um cadastro de Empenho, Em liquidação, Liquidação, Pagamento ou Anulação. Após qual o Campo presente da guia CAMPOS ADICIONAIS que você deseja utilizar e o Valor, ou seja, o dado presente no cadastro que será utilizado pelo sistema e que resultará na apresentação de todos os cadastros que possuem o respectivo dado.


Futuramente estarão passíveis também para pesquisa os tipos data, data/hora, hora, lista de seleção e múltipla escolha.

Lembre-se de utilizar o recurso SALVAR FILTRO para otimizar futuras pesquisas e acompanhamentos!

Com este aprimoramento o sistema Contábil realizará a validação de datas quando a entidade efetuar o encerramento ou abertura seja do Período financeiro como da escrituração. Esta verificação será da seguinte forma:

  • Quando no encerramento do Período da escrituração (Escriturando > Períodos > Encerrar Período), a data deverá estar, obrigatoriamente, contemplada pelo encerramento do Período financeiro (Executando > Período financeiro > Período financeiro > Encerrar), ou seja, você somente conseguirá encerrar a escrituração caso o financeiro já esteja encerrado.

  • Quando na reabertura do Período financeiro, a data deverá estar, obrigatoriamente, contemplada pela reabertura do Período da escrituração, ou seja, você somente conseguirá reabrir o financeiro caso a escrituração já esteja reaberta.

Conforme publicado em fevereiro, atualmente o sistema realiza a sugestão das retenções por meio da vinculação dos comprovantes, quando nestes já constarem previamente informadas. E vale relembrar ainda que as Retenções presentes nos Comprovantes, não substituem aquelas já sugeridas no Empenho.

Com essa liberação, a pesquisa e seleção das liquidações para pagamento estão aprimoradas e com elas a sugestão das retenções, as quais agora acompanharão as liquidações selecionadas para o respectivo pagamento.

Isso significa que ao realizar o pagamento, você selecionará as liquidações e o sistema emitirá um alerta para atualizar a sugestão das retenções automaticamente.

Desde junho de 2020 o sistema Contábil permite a emissão de notas por meio da tela de inúmeros cadastros como Empenhos, Subempenhos, Despesas extras, Liquidação entre outros. E para agilizar ainda mais o processo de emissão, a partir desta liberação o sistema permite você selecionar a abertura automática das notas e relatórios, sejam eles emitidos por meio da tela do cadastro, individualmente pela listagem do ambiente ou em lote por meio do ícone Impressora, também disponível no seu respectivo ambiente.

Quais cadastrados e ambientes estão contemplados por essa melhoria?  Acompanhe abaixo…

As imagens abaixo, exemplificam as possibilidades de emissões do cadastro e ambiente de empenhos, além do parâmetro Abrir relatório ao finalizar a execução, aprimoramento realizado a partir desta liberação e que possibilita a abertura automática de notas e relatórios.

Em junho e julho do ano de 2020, foram publicadas as melhorias realizadas pela Vertical Contábil, dentre as quais possibilitam realizar o Desbloqueio da despesa por meio do empenhamento, bem como, a visualização dos Itens oriundos das solicitações realizadas pelo Compras e Contratos, respectivamente.

Para essas interações ocorrerem devidamente, o script padrão Interação Contábil – Empenhos, o qual é informado na configuração dos parâmetros do sistema Contratos, foi aprimorado e agora possibilita que a entidade efetue o desbloqueio e visualize os itens das solicitações.

Porém, observou-se que algumas entidades atualmente possuem esse script customizado para as interações com o sistema Contábil. E  como resultado de algumas análises, constatou-se que esses não apresentam as atualizações dos aprimoramentos realizados no script padrão, anteriormente liberados pela Vertical, impactando assim, na integração das informações entre os sistemas.


Para aqueles que desenvolveram o script customizado de interação dos empenhos entre os sistemas Contratos e Contábil, é essencial que verifiquem as melhorias liberadas no script padrão e atuem nos devidos ajustes, a fim de que a entidade usufrua de toda a usabilidade desse processo.