Novidades e melhorias do sistema Contábil (Cloud)

Durante todo o projeto, que demandou meses de desenvolvimento e testes, não medimos esforços para garantir a integridade dos dados migrados e na conferência das views, fontes de dados, ambientes cadastrais, relatórios, arquivos, operações em massa, tudo para gerar o menor impacto possível aos nossos clientes.

Com o início das operações em ambiente de produção na segunda-feira, dia 9 de novembro, inúmeras ações simultâneas dos usuários em cadastros, consultas, relatórios, prestações de contas, entre tantas movimentações pertinentes aos sistemas, tiveram queda em seu rendimento. Isso provocou lentidões em alguns ambientes, mas principalmente em situações relacionadas a relatórios, arquivos e validações, os quais buscavam informações como dados de saldos da despesa orçamentária, mesmo em sistemas de outras áreas, como Compras e Contratos.

Ainda na segunda-feira, as operações cadastrais atingidas pela queda de performance foram reestabelecidas. No entanto, alguns relatórios, notas, filtros específicos em ambientes e integrações que faziam uso das fontes de dados com performance mais crítica, principalmente a dados calculados da despesa, tiveram impactos maiores e por mais tempo, visto que algumas buscas estavam com a execução comprometida, gerando time-out em alguns momentos.

Por meio do menu Administrando > Controle > Comprovantes, você agora pode filtrar por Credor, Tipo, Número e Finalidade, através do filtro avançado, disponível no canto superior direito da tela.

Além disso, geração dos Dados Documentos Fiscais está aprimorada. Agora é possível o envio do campo Link da DANF-e ao Transparência Fly. Tal informação você encontra no cadastro de Comprovantes, a qual será também será enviada com as demais.

Para tanto, quando não informado o Link da DANF-e no cadastro de Comprovantes, o sistema realizará a geração do Código de validação do comprovante, precedido da url da Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda).

Foi disponibilizada a Natureza referente ao cadastro de Recursos para criação de críticas de usuários, ou seja, a partir deste momento, a criação de críticas abrangerá todos os campos do seu cadastro e sua configuração. Exemplo: marcadores, configuração de recurso, recurso de superávit financeiro. 

Essa melhoria você encontra através do menu Administrando > Controle > Recursos.

Ao efetuar um lançamento de receita, por meio da interação com Tributos, no ambiente Arrecadações, o sistema Contábil realizará a sugestão do desmembramento do recurso automaticamente conforme o que já consta no cadastro Desmembramento de receitas.

Alterada a regra no Contábil para realizar sugestão da conta bancária no recurso da retenção relacionados aos pagamentos de empenho, subempenho e despesa extra:

Observação

Anteriormente esta sugestão era oriunda da conta bancária que administrava de forma padrão (estrela) o recurso do empenho ou classificação (despesa extra) em questão.

Pensando em melhorar ainda mais o gerenciamento das atividades em nossos sistemas, visando a verificação e garantindo a integridade dos dados manipulados. Disponibilizamos no sistema de Auditoria novas funcionalidades do sistema Contábil para consulta, o qual possibilita visualizar as movimentações dos usuários nos cadastros de:

  • Alterações Orçamentárias;
  • Cadastro de Diárias.

Para acessar a ferramenta de Auditoria acesse: https://auditoria.cloud.betha.com.br/

Na Linha do tempo é possível filtrar por Período, Tipo, Usuário, Atividade e na aba Origem você poderá filtrar pelos cadastros mencionados acima, veja na imagem abaixo.

Na aba Registros, você pode conferir na coluna Tipo de registro os cadastros auditados e nas colunas Primeira auditoria e Última auditoria será apresentado a data, hora e a pessoa que realizou algum tipo de alteração, inclusão ou exclusão do mesmo. 

Gostou? Para obter mais detalhes sobre a ferramenta e como visualizar o histórico de movimentações, clique aqui!

Conforme a atualização do Banco Central, novos bancos foram inseridos nos sistemas da área de Planejamento e Contabilidade. Confira as lista:

  • Número do banco: 336
  • Número do banco: 354
    • Site: https://www.necton.com.br;
    • Sigla: NECTON INVESTIMENTOS S.A CVM;
    • CNPJ: 52.904.364/0001-08;
    • Nome: NECTON INVESTIMENTOS S.A. CORRETORA DE VALORES MOBILIÁRIOS E COMMODITIES;
    • Associado da Febraban: Não.
  • Número do banco: 290
Com esse aprimoramento, o Contábil possibilitada visualizar nos itens da Solicitação de Fornecimento dos empenhosliquidações e suas anulações, novos dados referentes aos materiais como:
  • Natureza da despesa (número + descrição);
  • Estocável (Sim/Não);
  • Grupo (descrição);
  • Classe (descrição);
  • Classificação (descrição).

Logo, os novos campos supracitados foram incluídos, além da visualização nos cadastros e widgets do empenho, liquidação e anulações, nas fontes de dados, service layer, mapeamento de críticas, bem como, no envio de documentos escrituráveis.