Novidades e melhorias do sistema Contábil (Cloud)

- Melhoria entregue em 29/11/2021
- Paraná
- Santa Catarina
- Melhorias entregues até 24/11/2021
- Possibilitada a geração dos pagamentos antecipados no empenhamento dos encargos da folha
- Permitida a vinculação de Recurso válido do exercício no Empenho
- Permitida a administração de Recursos por mais de uma conta bancária
- [Técnica] Permitida a interação entre Compras e Contábil de empenhos oriundos da migração
- [Técnica] Criada a fonte de dados movimentacaoEnteConsorciado
- Melhorias entregues em 29/11/2021
- Aprimorado o Balancete da despesa com novas visões e filtros
Não é de hoje que o Balancete da Despesa possibilita diversas visões da despesa em um único relatório. Esse demonstrativo permite acompanhar os saldos orçamentários, execuções e programações mensais, valores das dotações atualizados entre muitas outras visões, inclusive conferir os valores para a prestação do SIOPS e SIOPE.
Nesta liberação serão apresentados os novos aprimoramentos realizados nas visões e filtros para emissão, bem como, a contextualização de outros campos para relembrarmos das suas possibilidades.
- Então acompanhe todos os detalhes abaixo da atual estrutura de emissão do Balancete da Despesa!
- Assista ao vídeo
Exercício
Independente do exercício acessado ("logado"), ao informar o ano para emissão, os sistema apresentará as informações correspondentes.
Consolidado e Entidades
Como já é de conhecimento, ambos os parâmetros estão relacionados. Ao informar Consolidado igual a Sim, não é necessário informar a Entidade, pois o sistema reunirá as informações orçamentárias da Prefeitura, Fundos e Autarquias que utilizam o sistema Contábil.
Logo, também é possível emitir o Balancete apenas de uma entidade, seja esta na qual está acessada ou em outra. Para isso, informe Consolidado igual a Não e selecione a entidade desejada.
Tipo de Período, Mês Início e Mês Fim
De forma padrão o sistema apresentada selecionada a opção Até o mês, solicitando apenas que você informe o Mês Fim. Entretanto, é possível buscar as movimentações somente de um bimestre para conferência do SIOPS e SIOPE, ou quadrimestre ou mesmo, apenas de um mês. Para isso, selecione a opção No mês e informe o Mês Início e Fim.
Conforme o último preenchimento, o sistema apresentará as informações exatamente dos meses preenchidos.
Demonstrar despesas
Neste argumento , os sistema apresenta selecionada a opção Orçamentárias como padrão. Logo, é possível selecionar qualquer uma das visões (Colunas) desejadas, ou seja, Detalhamento mensal, Execuções c/ anulações, Saldo despesa entre outras. Por exemplo da seleção Demonstrar despesas Orçamentárias e Colunas Detalhamento mensal empenhado:
Logo, é possível selecionar também as opções Ambas ou Extraorçamentárias. Ao optar por Ambas, na emissão do relatório, as extraorçamentárias serão apresentadas em um quadro, separadamente, ao final do relatório. Ao optar somente por Demonstrar despesas Extraorçamentárias, apenas um quadro será apresentado e com os valores das retenções efetivadas.
Mas vale destacar que as opções Ambas ou Extraorçamentárias, só poderão ser selecionadas com as Colunas Pago ou Execução c/ anulações ou Detalhamento mensal pago. Diferente desse relacionamento, o sistema não apresentará valores. Por exemplo, não é possível selecionar Extraorçamentárias com a Coluna A liquidar/A pagar ou Programado mensal. Logo, o sistema não emitirá o relatório.
Atenção para outro detalhe. Quando selecionada a opção Demonstrar despesas Extraorçamentárias, as opção Agrupar por não deverão ser utilizadas. Essas opções não se aplicam.
Agrupar por
Como o próprio argumento se descreve, é possível selecionar níveis de agrupamento. Por exemplo, separar primeiramente as movimentações por Entidade e em cada uma delas as Naturezas da despesa (Executada). E como, uma Natureza pode ter vários recursos, agrupar o último nível pelo Recurso (Executado).
Vale destacar que a seleção do argumento Listar despesas orçamentárias por ficará abaixo (ou dentro) da opção Agrupar por:³, representando o último nível mais analítico.
Listar despesas orçamentárias por
Neste argumento você possui 13 opções de listagem para emissão do Balancete. Dentre elas, podemos citar, por Função, Subfunção as quais são muito utilizadas para conferência do SIOPE, por Natureza da despesa (LOA ou Executada), por Organograma, pode ser utilizado para conferência da folha de pagamento conforme necessidade, enfim, são várias as possibilidades. Mas nesta liberação, estão disponíveis as opções Número despesa + Recurso (LOA) e Marcador.
A primeira delas, Número despesa + Recurso (LOA), se diferencia da opção Recurso (LOA). Embora ambos totalizem de forma igual os valores, essa última agrupa todas as despesa por um determinado recurso e já a anterior, cada linha do relatório refere-se a despesa e seu respectivo recurso, conforme a LOA foi elaborada.
Com relação a opção Listar despesas orçamentárias por Marcador, este possui as seguintes regras de emissão:
- Para s Colunas "Dotação Inicial", "Dotação Atualizada" e "Bloqueado" considera os marcadores informados na Despesa da LOA;
- Para as Colunas "Empenhado", "Liquidado" e "Pago" considera os marcadores informados no Empenho;
- Para as Colunas de meses (p/ programado mensal) e bimestres (p/ programado bimestral) considera a combinação de marcadores informados na despesa da LOA.
Para tanto, quando algum registro não possui nenhum marcador, o sistema apresentará uma linha fixa intitulada "Sem marcador(es)".
Colunas
Neste campo, o sistema traz como padrão a seleção A liquidar/A pagar e além das opções já existentes como Saldo despesa e Execuções c/anulações, também foram disponibilizadas as seguintes visões para emissão:
- Dotação Inicial;
- Dotação Atualizada;
- Bloqueado;
- Empenhado
- Liquidado;
- Pago;
- Programado bimestral;
- Saldo despesa (c/ percentuais) - o cálculo dos percentuais referentes as colunas Bloq. (%), Emp. (%) e Saldo (%) são em relação a Dotação Atualizada. Já a coluna Saldo s/ total entidade (%) é resultante do cálculo Saldo da Despesa/ Saldo total de todas as despesas.
Número e Natureza da Despesa
Assim como o campo Recurso, logo abaixo, os argumentos Número e Natureza da Despesa também são muito conhecidos. Basta informar o número reduzido gerado na elaboração da LOA e pelo cadastro Despesas não previstas na LOA ou informar a máscara da sua natureza. Lembrando que você pode fazer uso de caracteres especiais ao informar a Natureza, como por exemplo:
Organograma
No Organograma é possível filtrar e conferir os gastos na folha de pagamento por exemplo, caso sua entidade realiza tal metodologia de controle.
Tipo de recurso
Neste campo será possível selecionar somente os recursos do tipo Ordinário ou Vinculado, ou mesmo, manter a seleção padrão do sistema igual a Todos.
O Tipo é uma informação presente no cadastro do próprio Recurso, a qual é preenchida e acessada por meio do menu Administrando > Controle > Recursos.
Categoria do recurso
Na Categoria do recurso é possível manter a opção padrão do sistema igual à Todos ou selecionar se deseja emitir somente o recurso Principal ou somente de Superávit financeiro.
Nível do recurso e Conteúdo Nível do recurso
Já no campo Nível do recurso, facultativo do preenchimento, a listagem apresentada é proveniente dos níveis da Configuração de Recursos (Administrando > Controle > Recursos) para o exercício em questão. Para tanto, é possível apenas a escolha de um nível apenas.
E quando preenchido o Nível do recurso, automaticamente o Conteúdo Nível do recurso se torna obrigatório.
Ele permite somente número, mas múltiplas aplicações. Por exemplo, quando selecionado o Nível do recurso igual a Especificação com 4 dígitos , logo é possível informar diversas especificações como 0126, 0070 etc.
Então para aquele nível, o sistema buscará as movimentações que possuem exatamente os recursos conforme o conteúdo informado.
Recurso
Esse argumento já conhecido pode ser utilizado individualmente, ou seja, emitir todas os empenhos realizados com recurso de Educação ou Saúde, bem como, em conjunto com outros, já especificado acima.
Vale ressaltar que ao selecionar no campo Demonstrar despesas a opção Extraorçamentárias ou Ambas, quando filtrado por Recurso também, o sistema considerará aquele informado na baixa ou retenção da despesa extra (e anulação da despesa extra).
Função e Subfunção
Essas duas opções são extremamente importantes para conferência do SIOPE e SIOPS. É fundamental que você as utilize para emissão dos empenhos efetuados na função 12 e Subfunção 365 por exemplo, relacionando tais filtros com o recurso do Fundeb e marcadores. Então lembre-se de utilizá-los!
Veja como efetuar a conferência da linha 42 - ENSINO FUNDAMENTAL (quadro OUTRAS DESPESAS COM EDUCAÇÃO (Por Área de Atuação)) do Anexo 08 para as entidades de SC, por exemplo:
Programa e Ação
Ambos os filtros também são de usabilidade já conhecida e em cada um dos campos podem ser selecionados vários contextos para emissão. Não esquecendo de escolher a visão (Colunas) mais adequada para a conferência que você está realizando.
Marcador
A figura do Marcador deve ser muito bem compreendida para utilizá-la quando necessário. Umas das suas aplicabilidades é para conferência do SIOPS e SIOPE, assim como os argumentos Função e Subfunção.
Por exemplo, estados diferentes de SC e PR, fazem uso de marcadores específicos para classificar quais execuções orçamentárias são relativas aos gastos com Educação e Saúde. Até mesmo algumas linhas do Anexo 08 do RREO e do programa do SIOPE, o estado de SC e PR também fazem uso dos marcadores, como por exemplo, para enquadramento de gastos com Creche e Pré-escola.
Então conheça e lembre-se de utilizá-los para as devidas conferências e prestações de contas ou mesmo para controlar algum gastos gerencialmente.
Retenção, Receita extraorçamentária e Tipo da receita extrorçamentária
Esses filtros possuem aplicabilidade principalmente quando você deseja emitir os gastos com despesas extras. Logo, quando selecionada a opção Extraorçamentárias ou Ambas, é possível fazer uso dos argumentos deste item para visualizar informações mais assertivas acerca de algum valor retido ou receita extra.