Novidades e melhorias do sistema Contábil (Cloud)

Entre os dias 6 e 8 de novembro de 2020 serão realizadas manutenções nos  sistemas  Contábil, Controladoria, Convênios, Planejamento Tesouraria, todos da linha Cloud. Então marque na sua agenda e programa-se!

O objetivo desta manutenção é a atualização da infraestrutura dos sistemas. A indisponibilidade terá início no dia 06 (sexta-feira), a partir das 19 horas, e será concluída ao final do dia 08 de novembro.

Contudo, ressalta-se que os serviços de Service Layer e rotinas que realizam processamentos em lote, como por exemplo a escrituração contábil, já estarão indisponíveis a partir das primeiras horas da manhã do dia 6 (sexta-feira).

No surgimento de dúvidas estamos à disposição.

 A Nota da Ordem de Pagamento passou por uma alteração, a fim de que gere a Conta bancária do Credor vigente para o período. A prioridade dessa melhoria é para a geração da conta padrão, exceto quando tiver sido encerrada com data anterior a do pagamento. O sistema já irá trazer a conta bancária padrão marcada com a “estrela” preenchida, possível visualizar na parte esquerda da tela, ao lado do nome do banco.  Essa funcionalidade é disponível em Administrando > Pessoas > Credores.

 Foi inserido novas fontes de recursos da MSC (Matriz de Saldos Contábeis) para atendimento da PORTARIA Nº 394 para os Estados de Santa Catarina e Paraná.

Na materialização do conta corrente do SICONFI/MSC Fonte/Destinação foram realizadas as seguintes alterações:

– Santa Catarina: as especificações 52 e 53 materializarão a fonte/destinação da MSC: 15600000

– Paraná: as fontes padrão “X” materializarão a fonte/destinação “Y” da MSC:

X=1019 Y=12142100

X=1020 Y=12142100

X=1024 Y=15600000

X=1029 Y=12200000

Foi alterado o relatório Anexo 05 – Demonstrativo da Disponibilidade de Caixa e dos Restos a Pagar existente nas tags LRF RGF 2019 e LRF RGF 2020, mais especificamente a sua coluna DISPONIBILIDADE DE CAIXA BRUTA para que a partir de então sejam desconsiderados:

As movimentações de saldos iniciais bancários e movimentações que sejam referente valores de aplicações e que o recurso tenha pelo menos um dos seguintes marcadores: RPPS: Plano Previdenciário ou RPPS: Plano Financeiro.

Observação: Para o componente estadual de Santa Catarina (deverão ser desconsiderados os recursos cujo seus 3º e 4º dígitos sejam 03, 04 ou 75.

Pensando em melhorar ainda mais o gerenciamento das atividades em nossos sistemas, visando a verificação e garantindo a integridade dos dados manipulados. Informamos que foi disponibilizado no sistema de Auditoria novas funcionalidades do sistema Contábil para Consulta, o qual possibilita visualizar as movimentações dos usuários nos cadastros de:

  • Despesas Extras;
  • Anulação de Despesas Extras;
  • Credor;
  • Comprovantes;
  • Receita Lançada;
  • Anulação da Receita Lançada;
  • Prestação de Contas de Adiantamento;
  • Anulação de Prestação de Contas de Adiantamento;
  • Arrecadação Extra Orçamentária;
  • Anulação Arrecadação Extra Orçamentária;
  • Arrecadação Orçamentária;
  • Anulação Arrecadação Orçamentária;
  • Comprovantes de Convênios;
  • Convênios Recebidos;
  • Aditivos de Convênios;
  • Convênios Repassados;
  • Prestação de Contas de Convênios Recebidos;
  • Prestação de Contas de Convênios Repassados.

Para acessar a ferramenta de Auditoria acesse: https://auditoria.cloud.betha.com.br/

Na Linha do tempo é possível filtrar por: Período, Tipo, Usuário, Atividade e na aba Origem você poderá filtrar pelos cadastros mencionados acima, veja na imagem abaixo.

Na aba Registros, você pode conferir na coluna Tipo de registro os cadastros auditados e nas colunas Primeira auditoria e Última auditoria será apresentado a data, hora e a pessoa que realizou algum tipo de alteração, inclusão ou exclusão do mesmo. 

Gostou? Para obter mais detalhes sobre a ferramenta e como visualizar o histórico de movimentações, clique aqui!

Foi inserido no cadastro de Contas Bancárias três novos bancos já existentes no Banco Central, Stone Pagamentos S.A., Cooperativa de Crédito Rural e Planner Corretora de Valores S.A. Para acessar o cadastro de Contas Bancárias, utilize o menu Administrando > Bancários > Contas.

Visando facilitar e contribuir com a rotina de nossos usuários, informamos que foi disponibilizado o Manual de orientações para gerar o SIOPS (Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde) no sistema Contábil (Cloud), possibilitando o acompanhamento e monitoramento da aplicação de recursos em saúde no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

Para ter acesso ao manual clique aqui.