Novidades e melhorias do sistema Contábil (Cloud)

- Melhorias entregues até 21/10/2021
- Melhoria entregue em 14/10/2021
- Melhoria entregue em 08/10/2021
- Melhorias entregues até 21/10/2021
- Aprimorada a configuração do Período financeiro com novos permissionamentos
Até então a reabertura do Período financeiro deveria ser obrigatoriamente precedida também da reabertura do Período da escrituração. Mas após esse aprimoramento, a opção de reabertura ficou totalmente flexível!
Primeiramente acesse a funcionalidade Período financeiro por meio do menu Executando e clique no botão CONFIGURAÇÕES. Veja que existe a nova opção Permitir reabrir o período financeiro em períodos da escrituração já encerrados. Ao habilitá-la, o sistema permitirá que você reabra esses períodos, dispensando a necessidade também da reabertura da escrituração.
Esse melhoria traz mais autonomia e agilidade as rotinas financeiras do ente.
- Permitido alteração de data da solicitação de empenho para um período financeiro aberto
A partir desta publicação, o Contábil permite alteração de data da solicitação de empenho para outra pertencente a um Período financeiro aberto. Esse aprimoramento proporcionará menos descartes pela contabilidade, menos burocracia no processo de reconhecimento e mais agilidade na rotina de envio das solicitações por parte da área de Compras da entidade, uma vez que não necessitará um novo envio.
Observe a demonstração abaixo, que a solicitação de R$ 14,00 está abrangida por um Período financeiro encerrado, mas o sistema permite alteração da data e assim, dar continuidade no reconhecimento do registro normalmente.
- A gestão de contratos de rateio nas entidades consórcios
Acompanhe nos próximos itens, os aprimoramentos realizados para a gestão dos contratos de rateio na entidades consórcios.
- Lançamento de receita e sua Anulação
Neste item você confere a possibilidade de informar o Contrato de rateio no Lançamento de receita, bem como, na sua Anulação. Para acessar funcionalidade utilize o menu Executando > Receita > Lançamentos e por meio do botão + LANÇAMENTO você inicia a inserção de um reconhecimento de ingresso orçamentário.
Veja na imagem que o novo campo Contrato de rateio, já presente no Empenho, é apresentado agora também da tela de Lançamento de receita.
Para efetuar a Anulação de um Lançamento de receita, basta utilizar o botão Anular, localizado ao lado esquerdo do Editar. Os mesmos Entes consorciados informados no cadastro de origem, serão apresentados. Lembre-se que é possível efetuar uma anulação parcial ou total do lançamento de receita.
- Arrecadação e sua Anulação
Assim como no Lançamento de receita, também possibilitado informar um Contrato de rateio na Arrecadação desta receita. Para isso, acesse o ambiente por meio da Visão geral ou por menu Executando > Receita > Arrecadações. Utilize o botão + ARRECADAÇÃO para iniciar o cadastro de uma nova arrecadação.
Veja na imagem que o novo campo Contrato de rateio, já conhecido em outros cadastros, é apresentado agora também da tela de Arrecadação.
Para efetuar a Anulação de uma Arrecadação, utilize o botão Histórico > Anular, localizado ao lado esquerdo do Editar. Os mesmos Entes consorciados informados no cadastro de origem, serão apresentados. Lembre-se que é possível efetuar uma anulação parcial ou total da arrecadação.
- Retenção da liquidação e sua Anulação
Para realizar a Retenção na Liquidação de um Empenho que possui um contrato de rateio informado, acesse primeiramente a tela Realizando liquidação por meio do botão TRAMITAR na listagem do ambiente Empenhos (Visão geral ou menu Executando > Despesas).
Veja que ao realizar a inclusão de uma Retenção, automaticamente o sistema sugere os Entes consorciados já informados no Empenhos e seus percentuais. E após a inserção dos valores, basta salvar a liquidação.
Vale destacar que esse aprimoramento está presente no reconhecimento das Liquidações e suas Anulações oriundas do sistema Compras e Contratos, bem como, das solicitações de folha de pagamento.
Para tanto, ao realizar a Anulação desta Liquidação, a Retenção informada e seu Entes consorciados também estarão passíveis do processo anulatório. Observe:
- Melhoria entregue em 14/10/2021
- Agora é possível realizar todo o acompanhamento das solicitações de assinaturas. Confira!
É isso mesmo! No ambiente de Empenhos você realiza a solicitação de assinaturas por meio da emissão da Nota de Empenho em lote ou individual e acompanha na listagem de cada registro o processamento delas.
Para o devido acompanhamento e como um facilitador, o ícone destacado abaixo será demonstrado em cores diversas e cada uma delas representará um status específico do processo de assinatura. Veja!
- Assinatura realizada
- Aguardando assinante
- Em fila de espera
- Assinatura recusada
- Processo cancelado
- Erro na assinatura



Após a emissão ser iniciada, a solicitação das assinaturas será enviada para o sistema Assinador, no qual o responsável legal do documento realizará a assinatura. (Link de acesso do sistema ao lado).
E para acompanhamento, além do ambiente, é possível acessar o ambiente Assinaturas. Para isso utilize o menu Utilitários > Ferramenta de assinatura, presente no Contábil. E para conhecer mais detalhes sobre esta ferramenta, acesse a nossa Central de Ajuda.
- Assinatura de Nota de Empenho de forma individual
Ao acessar o ambiente Empenhos por meio da Visão geral ou pelo menu Executando > Despesas a solicitação de assinatura(s), já tão conhecida, ocorre por meio do ícone Outras opções > Emitir nota. Logo, é possível habilitar a opção Enviar relatório para solicitação de assinatura(s) ao finalizar a execução e selecionar os assinantes.
No momento da emissão da Nota de Empenho, a seguinte mensagem de aviso será apresentada, com objetivo de alertar a existência de uma assinatura já encaminhada, assinada, parcialmente assinada ou com erro.
Nota de Empenho emitida, é hora de acompanhar o andamento do processo de assinaturas por meio do ícone de status!
- Assinatura de Nota de Empenho em lote
Para realizar a emissão e assinatura em lote, selecione os empenhos e após clique em Opções de impressão > Emitir nota. Veja na demonstração abaixo que é possível habilitar a opção Enviar relatório para solicitação de assinatura(s) ao finalizar a execução e selecionar os assinantes, onde a seguinte mensagem será apresentada:
Vale ressaltar ainda que ao marcar a opção de solicitação de assinatura(s), não será possível marca a opção Abrir relatório ao finalizar a execução.
ATENÇÃO: Vale frisar que todo o processo descrito irá apenas funcionar quando for emitido empenho pelo ambiente, ele não irá funcionar caso a emissão seja realizada pela tecla F4.
- Melhoria entregue em 08/10/2021
- Disponibilizada a geração e envio para atendimento do SIOPS 2021
Na publicação realizada no dia 06/09, foram informadas algumas mudanças trazidas pelo SIOPS, conforme leiaute do novo SIOPS 2021, bem como, sobre a liberação para envio do 1º bimestre.
A partir desta liberação, o Contábil já está adequado e possibilita a geração. Para realizá-la, acesse o menu Utilitários > Gerenciador de scripts > [SIOPS 2021] – Gerar arquivo.

- As orientações completas sobre as configurações necessárias para geração das informações estão disponíveis na Central de Ajuda. Acesse e confira!