• Ambiente e seus recursos
  • Empenho, Liquidação e Pagamento
  • Solicitações de empenhos
  • Solicitações de folha de pagamento
  • Saldo da despesa
  • Consórcio
  • Complemento de valor do empenho

Funcionalidade disponível apenas para o estado da Bahia.

09/07/2021 - Possibilitada a geração de Complemento do valor do Empenho

É isso mesmo! No ambiente de Empenhos você realiza a solicitação de assinaturas por meio da emissão da Nota de Empenho em lote ou individual e acompanha na listagem de cada registro o processamento delas.

Para o devido acompanhamento e como um facilitador, o ícone destacado abaixo será demonstrado em cores diversas e cada uma delas representará um status específico do processo de assinatura. Veja!

Após a emissão ser iniciada, a solicitação das assinaturas será enviada para o sistema Assinador, no qual o responsável legal do documento realizará a assinatura. (Link de acesso do sistema ao lado).

E para acompanhamento, além do ambiente, é possível acessar o ambiente Assinaturas. Para isso utilize o menu Utilitários > Ferramenta de assinatura, presente no Contábil. E para conhecer mais detalhes sobre esta ferramenta, acesse a nossa Central de Ajuda.

Com esta liberação o usuário que possuir restrição de acesso para realizar ações de edição, criação e/ou alteração dos cadastros de Empenhos, agora poderá consultar suas informações por meio do ícone destacado na imagem:

lembrando que as permissões fornecidas aos usuários para execução de algumas ações no sistema, pode ser conferida por meio do menu Utilitários > Gerenciador de acessos. No exemplo abaixo, um determinado usuário possui acesso ao cadastro de Empenhos, mas com todas as ações revogadas, e mesmo assim, ele poderá visualizar as informações.

Agora o ambiente Empenhos conta com novos critérios na Pesquisa avançada. Eles possibilitam a busca dos cadastros abaixo pela data inicial e final, bem como, pelo valor inicial e final.

  • do empenho;
  • da em liquidação;
  • da liquidação;
  • do pagamento;
  • da anulação do empenho;
  • da anulação da em liquidação;
  • da anulação da liquidação;
  • da anulação do pagamento.

Se você possui filtros salvos neste ambiente, fique tranquilo! É possível continuar utilizando-os normalmente.

Ao realizar a emissão de notas e relatórios em ambientes, como por exemplo de Empenhos, quando selecionado o parâmetro Enviar relatório para solicitação de assinaturas(s) ao finalizar a execução, o sistema gravará a seleção desta opção e as assinaturas informadas.

Essa melhoria se aplica às todas as notas e relatórios  relacionados aos seus ambientes e que possuem o parâmetro de envio de solicitação de assinaturas, ou seja, o ambiente de Empenhos possibilita a emissão de notas e relatórios, os quais permitem solicitar assinaturas, logo, as assinaturas estarão salvas pelo sistema conforme a última seleção da emissão.

No meio de tantos registros e movimentações orçamentárias e financeiras, possibilitar a pesquisa por inúmeros critérios é uma constante busca. Afinal, ela melhora a rotina do acompanhamento dessas movimentações além de otimizar o tempo de suas buscas.

Por isso, o Contábil agora conta com novos recursos de filtros para possibilitar a pesquisa por meio dos dados adicionais dos cadastros de Empenhos, Em liquidação, Liquidação, Pagamentos, Arrecadação orçamentária e Despesa extras.

Nos ambientes dos respectivos cadastros, acesse o ícone Pesquisa avançada e após, em Outras opções, clique em FILTROS DADOS ADICIONAIS. Automaticamente serão apresentados campos com opções para a pesquisa, como qual o cadastro, o campo de dado adicional e o valor. É importante ressaltar este filtro utiliza uma lógica denominada OU, onde você determinará a busca de dados adicionais desejados. Quanto mais critérios, mais níveis (camadas) de busca serão realizadas e maior é a amplitude da pesquisa de cadastros.

Cada cadastro citado, por exemplo, possui duas guias: INFORMAÇÕES GERAIS e CAMPOS ADICIONAIS. Nesta segunda estão localizados os dados complementares ou adicionais do cadastro em questão e agora são passíveis às pesquisas.

Primeiramente, vale destacar que os campos comuns dos cadastros, presentes na guia INFORMAÇÕES GERAIS, os quais já são conhecidos como por exemplo número do empenho, recurso, natureza, marcadores entre outros, permanecem para serem utilizados como critérios de pesquisas por meio do botão FILTROS PADRÃO.

Para tanto, com esta melhoria, ao acessar o botão FILTROS DADOS ADICIONAIS é possibilitada novas opções de busca ao informar os critérios de pesquisa que o sistema deverá utilizar.

Primeiramente selecione qual Cadastro a pesquisa deverá contemplar, por exemplo, quando acessado o ambiente Empenhos, indique se busca será de um cadastro de Empenho, Em liquidação, Liquidação, Pagamento ou Anulação. Após qual o Campo presente da guia CAMPOS ADICIONAIS que você deseja utilizar e o Valor, ou seja, o dado presente no cadastro que será utilizado pelo sistema e que resultará na apresentação de todos os cadastros que possuem o respectivo dado.


Futuramente estarão passíveis também para pesquisa os tipos data, data/hora, hora, lista de seleção e múltipla escolha.

Lembre-se de utilizar o recurso SALVAR FILTRO para otimizar futuras pesquisas e acompanhamentos!