Central de novidades MSC

Planejamento e Contabilidade - Cloud



A partir de 2022, o sistema Contábil provém uma grande novidade para a geração da MSC deste ano: a validação de entidades com período da escrituração não encerrado.

Com foco no SIAFIC para garantir a inalterabilidade de registros em períodos encerrados, bem como no Ranking da qualidade da informação contábil e fiscal, o qual desconta pontos para MSC retificadas, agora o sistema valida se o período da escrituração está encerrado e condiciona a geração da MSC a esse processo.

Quando existirem entidades em um mesmo batabase que possuem as condições abaixo, o sistema apresentará um relatório de validações e não efetuará a geração da MSC:

  • Possuem pelo menos um registro contábil no exercício em questão;
  • Não estejam informadas no argumento “Desconsiderar entidades” do script Gerar Matriz de Saldos Contábeis (MSC) – 2022;
  • O último dia do mês de geração da MSC não esteja com o período encerrado da escrituração (Escriturando > Períodos).

Por meio da tecla de atalho (F4) ou pelo Gerenciador de Scripts > Gerar Matriz de Saldos Contábeis (MSC) – 2022, é possível realizar a geração do arquivo em .csv ou .xml.

Em um database com Câmara e Prefeitura, bem como, Fundo de Saúde Educação entre outras entidades, o sistema iniciará a verificação do encerramento mensal (menu Escriturando > Períodos) em cada uma delas. Ao encontrar alguma entidade com o Período da escrituração aberto, o qual representa o período de geração do arquivo, o seguinte relatório em html será emitido: