Central de novidades SIM-AM

Planejamento e Contabilidade - Cloud



  • Validações do SIM-AM
  • Conheça o SIM-AM

Com o intuito de orientá-lo no processo da geração de dados ao SIM-AM, os sistemas Planejamento, Contábil e Tesouraria agora contam com as mesmas validações conforme as regras já existentes do TCE-PR.

Clique e confira quais cadastros estão impactados, regras e como acessar as críticas!

Preparamos um conteúdo sobre cada ambiente do SIM-AM , onde são contextualizados a usabilidade para o envio adequado das informações, sua conferência, descarte e até mesmo fechamento.

Clique e confira!

Já estão disponíveis os scripts que realizam a geração dos arquivos de abertura  do SIM-AM de 2022. Para acessar, no sistema Prestação de Contas clique no menu: Utilitários > Gerenciador de scripts.

Você também pode acompanhar pelo sistema Contábil o Calendário de Exigências Legais e prazos de entregas das prestações de contas, inclusive do SIM – AM. Acesse o menu: Utilitários > Calendário de Exigências Legais.

 

Atenção!


Vale ressaltar que para o exercício de 2022, o TCE realizou alterações consideráveis no Plano de Contas Contábeis. Antecipe-se para realização do início do exercício no sistema, garantindo assim o prazo para prestação de contas da remessa de abertura ao SIM-AM, de sua entidade.
Com as alterações nas contas, poderá ser impreterível a ação do usuário em alguns registros que, apenas, manualmente será indicada a conta bancária, saldos por conta corrente, ou outras situações comuns a início de exercício.

A grande novidade desta liberação é voltada para a alteração na geração dos sequenciais. É isso mesmo!

Com objetivo de proporcionar maior performance, assertividade e autonomia na prestação de contas ao SIM-AM, toda a geração de sequenciais realizada nas fases de Abertura e Encerramento do exercício, bem como, no Encerramento mensal está sendo alterada para que sejam efetuados por meio da funcionalidade Períodos da escrituração (Escriturando > Períodos).

Outra entrega de grande impacto para os sequenciais é a criação de data do sequencial. Agora os sequenciais recebem uma data de criação, que será gerada de acordo com a data do registro vinculado a ele. Assim, caso um registro seja alterado é possível efetuar a rastreabilidade de ordem cronológica, possibilitando a geração de sequenciais por período do tipo ‘A partir de’. Exemplo: alterações realizadas no último dia do mês, terão impactos somente nos sequenciais com data a partir do último dia.

Neste primeiro momento, está disponível a geração dos sequenciais Mensais. Essa geração ocorrerá no encerramento de cada período mensal do exercício. Futuramente as demais gerações de sequencias, ou seja, Abertura e Encerramento, também serão implementadas e amplamente divulgadas aqui na Central de Ajuda.

No momento, como serão gerados os sequenciais de Abertura e Encerramento?

Como a geração dos sequenciais de Abertura e Encerramento não estão disponíveis por meio da funcionalidade Períodos da escrituração, elas serão realizadas no momento da geração do arquivo para o SIM-AM, quando selecionado o Tipo de Envio igual a Abertura ou Encerramento.

O sistema executará a geração dos arquivos e iniciará automaticamente também as conferências e geração dos sequenciais de Abertura e Encerramento.

Agora você iniciará a leitura com os detalhes da geração dos sequenciais Mensais por meio do encerramento do período da escrituração, aprimoramento este liberado a partir desta publicação. Fique atento!

Como serão gerados os sequenciais Mensais?

Nesta liberação, conforme já citado, está possibilitada a geração dos sequenciais Mensais. Assim, em todo o momento que você executar o encerramento do período mensal, o sistema possibilitará a geração dos sequenciais conforme cada situação e regras especificadas nos próximos itens.

Para a geração dos sequenciais Mensais, acesse a funcionalidade Períodos da escrituração (Escriturando > Períodos) e clique em ENCERRAR PERÍODO.

Após inserir a Data final, veja que além das opções já conhecidas, está disponível Gerar sequenciais. Como padrão do sistema, essa opção é selecionada, quando marcada a opção de geração, o período somente será encerrado quando não encontrada qualquer inconsistência ou diferença entre os registros e sequenciais.

Para a verificação de diferenças entre registros e sequenciais, o sistema utilizará a regra de negócio adotada como chave do sequencial, onde qualquer alteração no registro que impacte em mudança nesta chave do sequencial e/ou do arquivo, poderá causar diferença em sequencial e portanto a sua reexecução.

Dessa forma, em caso de reabertura de período encerrado, anteriormente encerrado, com opção Gerar sequenciais marcada, o sistema irá identificar quais registros foram alterados que impactam no sequencial e/ou arquivo, realizando a geração de sequencial apenas para esses casos.

É possível encerrar o período sem gerar os sequenciais. Caso seja desmarcada opção Gerar sequenciais, não será possível executar, para o referido período, os arquivos para o SIM-AM que dependem desses sequenciais. Esse item poderá ser utilizado em meses migrados, onde os arquivos serão gerados em outro sistema.

A partir da geração do SIM-AM no cloud, indica-se o encerramento do período marcando a opção Gerar sequenciais.

Nos próximos itens você confere cada opção para a geração dos sequencias, bem como, regras importantes.

Encerrar período e Gerar sequenciais

Quando o período ainda não foi encerrado e a geração dos sequenciais também não foi realizada, ao acessar a funcionalidade Períodos da escrituração e iniciar o encerramento mensal, é possível selecionar a opção Gerar sequenciais.

O sistema efetuará a geração conforme:

  • a entidade na qual se está acessando (logada)
  • no exercício do período encerrado;
  • no tipo de geração do arquivo, ou seja, se é mensal ou alguma data inicial e final específica. Nesta questão, é importante salientar que é possível efetuar a geração dos sequenciais conforma o encerramento parcial do mês, por exemplo, de 01/11 a 15/11.

Será possível efetuar o encerramento parcial desde que, dentro do mesmo mês, respeitando assim a periodicidade de geração dos sequenciais. A geração dos sequenciais em meses diferentes (15/11 a 14/12) não será possível no estado do PR.

Após o processo de encerramento e geração dos sequenciais é concluído e o sistema emitirá uma notificação de Sucesso. 

Lembre-se!

  • Quando encontradas inconsistências nos sequenciais, o encerramento não é finalizado e um alerta com um relatórios é emitido pelo sistema para verificação dos motivos;
  • Só encerrar período marcando opção gerar sequenciais para mês ainda não enviado para o TCE. Para não alterar os dados já remetidos ao SIM-AM;
  • Quanto a geração dos registros por movimentação da fonte de recurso ou recurso administrado pela conta bancária, a regra adotada na geração dos sequenciais é: Se tiver informado o Campo adicional "Gera Fonte de Recurso da movimentação bancária", presente cadastro de Entidade, a geração ocorrerá conforme o informado neste campo. Caso contrário, será gerado conforme a fonte de recurso informada na administração de recurso.

Encerrar período mas não Gerar sequenciais

Também é possível realizar o encerramento do período contábil e não Gerar sequenciais. Para isso basta desmarcar a opção na tela Encerrar período contábil e o sistema não executará a fase relativa ao sequencial, bem como, suas validações .

Veja que, por meio do botão HISTÓRICO, o sistema indica que o encerramento foi efetuado mas a opção Gerar sequenciais não foi selecionada.

Atenção!

Conforme acima, a geração dos sequencial será demonstrada no histórico como não gerada e os arquivos que utilizam os sequenciais não serão gerados para o SIM-AM.

Reabertura e reexecutar Encerrar período e Gerar sequenciais

Se por ventura ser necessário a reabertura de um período encerrado e a geração dos sequenciais já estar realizada, na tela Reabrir período contábil (Escriturando > Períodos > botão ao lado de ENCERRAR PERÍODO) será apresentada a seguinte mensagem:

"O período dd/MM/yyyy já possui sequenciais gerados para a prestação de contas. Se para este período os dados já foram remetidos ao Tribunal de Contas, a reabertura do encerramento não deve ser realizada ou a prestação de contas precisa ser atualizada"

Ao reexecutar opção Encerrar período contábil e marcar a opção Gerar sequenciais, o sistema verificará a existência de diferenças entre os sequenciais e ativos do período (alteração de data do registro, inclusão ou exclusão de registro, bem como, alteração da fonte de recurso)

  1. Constatada diferenças nos arquivos, é efetuada no geração dos sequenciais do tipo mensal e emitida notificação de Alerta para informar que os arquivos possuem sequencial regerado;
  2. Se um arquivo de sequencial único possuir  diferença e o exercício posterior já estar fechado e com sequencial gerado, esse processo resultará na quebra de sequencial. Logo, o Contábil emitirá uma notificação do tipo Erro com o motivo e o arquivo, bem como, a orientação para realizar a reabertura dos períodos posteriores para atualização do sequencial. Então fique atento! Se constatada quebra de sequencial, reabra os períodos posteriores e efetue novamente o encerramento com a opção Gerar sequenciais selecionada.
  3. Caso não seja constada qualquer diferença nos arquivos, o sistema não efetuará uma nova geração de sequenciais e emitirá notificação de Sucesso sem informar nenhum arquivo. Assim, você saberá que existirá a necessidade de importar novamente o arquivo no TCE.
  •  

Reabertura e reexecutar Encerrar período mas não Gerar sequenciais

Se por ventura ser necessário a reabertura de um período encerrado e a geração dos sequenciais já estar realizada, na tela Reabrir período contábil (Escriturando > Períodos > botão ao lado de ENCERRAR PERÍODO) será apresentada a seguinte mensagem:

"O período dd/MM/yyyy já possui sequenciais gerados para a prestação de contas. Se para este período os dados já foram remetidos ao Tribunal de Contas, a reabertura do encerramento não deve ser realizada ou a prestação de contas precisa ser atualizada"

Para tanto, diferente da opção anterior, ao reexecutar opção Encerrar período contábil mas não selecionar a opção Gerar sequenciais, ainda que existam sequenciais gerados para o respectivo período, nenhuma fase será executada e os sequenciais não são regerados.

Atenção!

Na reexecução do encerramento do período, a geração dos sequencial será demonstrada no histórico como não gerada e os arquivos que utilizam os sequenciais não serão gerados para o SIM-AM.

Abertura, Encerramento e Reabertura da Prestação de Contas

Concomitantemente à geração dos sequenciais, o encerramento do período contábil fará abertura, reabertura e encerramento da prestação de contas para o referido período, conforme ação executada:

Quando do encerramento do período contábil pela primeira vez para o mês

O sistema realizará a abertura da prestação de contas, inserção dos sequenciais e em seguida, o encerramento da prestação de contas. Isso evitará qualquer alteração em sequencial para que não fique compatível com os registros dos sistemas.

Quando efetuada reabertura de um período contábil

Ao encerrá-lo novamente, o sistema efetuará a reabertura da prestação de contas, inserção dos sequenciais que tiveram alteração e em seguida, o encerramento da prestação de contas. Como já citado, isso evitará qualquer alteração em sequencial para que não fique compatível com os registros dos sistemas.

Atenção!


- Como a geração dos sequenciais Mensais são efetuados no encerramento do período contábil e não mais da geração do arquivo de envio, quando constatado que registros de ativos não possuem sequenciais ou esses em quantidades divergentes, o processo de geração do arquivo de envio será interrompido e orientado a geração dos sequenciais previamente.
- A opção Gerar sequenciais só estará disponível para entidades cuja configuração para essa natureza tenha sido previamente liberada. Para começar a utilizar, entre em contato com seu canal de atendimento.

Realizada a adequação do arquivo acima para que realize a geração do campo FlIndContrapartida. Esta informação será proveniente do preenchimento do campo Tipo de Operação presente na guia CAMPOS ADICIONAIS do cadastro de Empenho.

Logo, quando você selecionar a segunda opção (Contrapartida), no arquivo DetalheEmpenho, será gerado o campo FlIndContrapartida igual a “S”. Mas se selecionada a terceira opção ou permancer sem preenchimento, o campo será igual a N”.

Já estão disponíveis nas entidades do Paraná as novas validações (crítica de usuário) [SIM-AM] Valida movimentação financeira em conta bancária já conciliada e [SIM-AM] Valida período financeiro na reabertura da conciliação bancária.

A primeira efetua o bloqueio, referente às ações de criação, alteração e exclusão, de movimentações financeiras em contas bancárias com período conciliado, como por exemplo Empenho e Despesa extra, os seguintes cadastrados são impactados pela nova validação e cada um, com sua especificidade.

Já a segunda, o bloqueio está relacionado à alteração ou reabertura da conciliação, caso o período financeiro consoante a esta conciliação esteja encerrado.