Página de validação

Até então a reabertura do Período financeiro deveria ser obrigatoriamente precedida também da reabertura do Período da escrituração. Mas após esse aprimoramento, a opção de reabertura ficou totalmente flexível!

Primeiramente acesse a funcionalidade Período financeiro por meio do menu Executando e clique no botão CONFIGURAÇÕES. Veja que existe a nova opção Permitir reabrir o período financeiro em períodos da escrituração já encerrados. Ao habilitá-la, o sistema permitirá que você reabra esses períodos, dispensando a necessidade também da reabertura da escrituração.

Esse melhoria traz mais autonomia e agilidade as rotinas financeiras do ente.

A partir desta publicação, o Contábil permite alteração de data da solicitação de empenho para outra pertencente a um Período financeiro aberto. Esse aprimoramento proporcionará menos descartes pela contabilidade, menos burocracia no processo de reconhecimento e mais agilidade na rotina de envio das solicitações por parte da área de Compras da entidade, uma vez que não necessitará um novo envio.

Observe a demonstração abaixo, que a solicitação de R$ 14,00 está abrangida por um Período financeiro encerrado, mas o sistema permite alteração da data e assim, dar continuidade no reconhecimento do registro normalmente.

Acompanhe nos próximos itens, os aprimoramentos realizados para a gestão dos contratos de rateio na entidades consórcios. As demais liberações podem ser acompanhadas pelos seguintes links:

Neste item você confere a possibilidade de informar o Contrato de rateio no Lançamento de receita, bem como, na sua Anulação. Para acessar funcionalidade utilize o menu Executando > Receita > Lançamentos e por meio do botão + LANÇAMENTO você inicia a inserção de um reconhecimento de ingresso orçamentário.

Veja na imagem que o novo campo Contrato de rateio, já presente no Empenho, é apresentado agora também da tela de Lançamento de receita.

Para efetuar a Anulação de um Lançamento de receita, basta utilizar o botão Anular, localizado ao lado esquerdo do Editar. Os mesmos Entes consorciados informados no cadastro de origem, serão apresentados. Lembre-se que é possível efetuar uma anulação parcial ou total do lançamento de receita.

Assim como no Lançamento de receita, também possibilitado  informar um Contrato de rateio na Arrecadação desta receita. Para isso, acesse o ambiente por meio da Visão geral ou por menu Executando > Receita > Arrecadações. Utilize o botão + ARRECADAÇÃO para iniciar o cadastro de uma nova arrecadação.

Veja na imagem que o novo campo Contrato de rateio, já conhecido em outros cadastros, é apresentado agora também da tela de Arrecadação.

Para efetuar a Anulação de uma Arrecadação, utilize o botão Histórico > Anular, localizado ao lado esquerdo do Editar. Os mesmos Entes consorciados informados no cadastro de origem, serão apresentados. Lembre-se que é possível efetuar uma anulação parcial ou total da arrecadação.

Gif

Para realizar a Retenção na Liquidação de um Empenho que possui um contrato de rateio informado, acesse primeiramente a tela Realizando liquidação por meio do botão TRAMITAR na listagem do ambiente Empenhos (Visão geral ou menu Executando > Despesas).

Veja que ao realizar a inclusão de uma Retenção, automaticamente o sistema sugere os Entes consorciados já informados no Empenhos e seus percentuais. E após a inserção dos valores, basta salvar a liquidação.

Vale destacar que esse aprimoramento está presente no reconhecimento das Liquidações e suas Anulações oriundas do sistema Compras e Contratos, bem como, das solicitações de folha de pagamento.

Para tanto, ao realizar a Anulação desta Liquidação, a Retenção informada e seu Entes consorciados também estarão passíveis do processo anulatório. Observe:

Gif (ao fazer o comunicado a melhoria não estava implementada.)

Esta nova funcionalidade tem o objetivo de permitir a prestação de contas das despesas movimentadas nos contratos de rateio. Para acessá-la utilize o menu Executando > Controle > Prestação de contas de consórcios.

Lembre-se primeiramente que, para cadastrar uma despesa em consórcio, sua entidade deve possuir natureza jurídica diferente de 1210 – Consórcio Público de Direito Público (Associação Pública), pois esta refere-se a Entidade Consórcio, já a prestação de contas, ao Ente Consorciado.

Por meio do botão + DESPESAS, você inicia a inserção da dotação presente no consórcio. Informe os seguintes dados:

Além de campos já conhecidos e que auxiliam no cadastro de qualquer despesa orçamentária, pois compõe sua chave, os campo Consórcio e Contrato possuem detalhes que devem ser observados.

Após o cadastro das despesas, é possível pesquisá-las pelos mesmos campos disponíveis no cadastro, ou seja, realize a busca pelo Número, Consórcio, Contrato, Recurso, Função, Subfunção, bem como, pela sua Natureza.

É isso mesmo! No ambiente de Empenhos você realiza a solicitação de assinaturas por meio da emissão da Nota de Empenho em lote ou individual e acompanha na listagem de cada registro o processamento delas.

Para o devido acompanhamento e como um facilitador, o ícone destacado abaixo será demonstrado em cores diversas e cada uma delas representará um status específico do processo de assinatura. Veja!

Após a emissão ser iniciada, a solicitação das assinaturas será enviada para o sistema Assinador. Para acessá-lo utilize o menu Utilitários > Ferramenta de assinatura, presente no Contábil,  ou por meio do link ao lado. Acesse também a Central de Ajuda para conhecer mais detalhes de como utilizar esta solução.

Ao acessar o ambiente Empenhos por meio da Visão geral ou pelo menu Executando > Despesas a solicitação de assinatura(s), já tão conhecida, ocorre por meio do ícone Outras opções > Emitir nota. Logo, é possível habilitar a opção Enviar relatório para solicitação de assinatura(s) ao finalizar a execução e selecionar os assinantes.

No momento da emissão da Nota de Empenho, a seguinte mensagem de aviso será apresentada, com objetivo de alertar a existência de uma assinatura já encaminhada, assinada, parcialmente assinada ou com erro.

Nota de Empenho emitida, é hora de acompanhar o andamento do processo de assinaturas por meio do ícone de status!

Para realizar a emissão e assinatura em lote, selecione os empenhos e após clique em Opções de impressão > Emitir nota. Veja na demonstração abaixo que é possível habilitar a opção Enviar relatório para solicitação de assinatura(s) ao finalizar a execução e selecionar os assinantes, onde a seguinte mensagem será apresentada:

Vale ressaltar ainda que ao marcar a opção de solicitação de assinatura(s), não será possível marca a opção Abrir relatório ao finalizar a execução.

Fique ligado! A partir do dia 30 de novembro, as APIs de Fontes do  sistema Contábil (Cloud) estarão com um novo endereço.

Atualmente muitas entidades fazem uso das nossas fontes de dados para extração de diversas informações, tudo com objetivo de reuni-las para maior gestão e controle das movimentações orçamentárias, contábeis e financeira do município.

Este comunicado visa alertar, principalmente à área de Tecnologia da Informação das entidades, para que efetuem todas as alterações necessárias para o novo endereço nos seus sistemas que fazem uso das nossas APIs.

Veja um exemplo de como era e como ficará o novo endereço das APIs de Fontes de Dados respectivamente!

Para aqueles que fazem uso das nossas fontes de dados por meio do Gerenciador de scripts e do Gerenciador de relatórios, não serão afetados. Isso porque, a consulta realizada nas ferramentas citadas redirecionará os comandos automaticamente para o novo endereço.

x


xxxx