Página de validação

Próximas publicações

Conforme a publicação do TCE do PR em 05 de outubro, a qual disponibilizou o PCASP (versão estendida) ao municípios, já estão adequados os arquivos contábeis conforme as alterações divulgadas. Acompanhe quais foram as liberações realizadas pela Vertical Contábil:

Com a liberação dos Componentes supracitados, a geração dos arquivos para 2022 já está adequada para gerar o Plano Contábil conforme as novas alterações, bem como, as Classificações Contábeis contam com as inclusões e exclusões de contas contábeis ditadas pelo PCASP (versão estendida), publicado pelo TCE.

Próximas publicações

Muitos são os aprimoramentos realizados para a geração dos arquivos ao SIM-AM. Para o ano de 2022, o parâmetro Entidade e Exercício não necessitarão mais ser informados. Isso porque, a partir desta liberação, as gerações dos sequenciais passam a ser realizados com o encerramento do período da escrituração contábil e não mais no momento na geração dos arquivos.  Logo o sistema realizará a busca sempre pela entidade acessada e o exercício conforme o arquivo (script) utilizado, pois cada ano (2022, 2021 etc.), possui um script específico de geração


Além disso, agora os arquivos DiarioArrecadacao e EstornoDiarioArrecadacao serão gerados por meio do Módulo Tributos, bem como, está permitida a geração dos Módulos Tesouraria e Contábil em conjunto. Fique atento à essas novidades!

Verificar

Agora, para a emissão do relatório Situação da Despesa por Credor – (Extrato do Credor), novos filtros estão disponibilizados. Eles permitirão que você efetue a emissão ainda mais direcionada quando informado o Contrato, Solicitação de fornecimento e/ou Processo administrativo.

Lembre-se que para acessá-lo, utilize a tecla de atalho F4 ou o menu Executando > Artefatos > Relatórios, bem como, selecione a tag Gerenciais ou mesmo pesquise pelo nome do relatório.

Verificar

Com o objetivo de tornar a conferência das fontes/destinação de recurso mais assistida, estão disponibilizados quatro novos filtros relacionados aos Recursos em diversos relatórios do Contábil.

Tipo do recurso

Neste campo será possível selecionar somente os recursos do tipo Ordinário ou Vinculado, ou mesmo, manter a seleção padrão do sistema igual a Todos.

O Tipo do recurso é uma informação presente no seu cadastro, a qual é preenchida e acessada por meio do menu Administrando > Controle > Recursos.

Categoria do recurso

Na Categoria do recurso é possível manter a opção padrão do sistema igual à Todos ou selecionar se deseja emitir somente o recurso Principal ou somente de Superávit financeiro.

Nível do recurso

Já o Nível do recurso é um opcional. A listagem apresentada é proveniente dos níveis da Configuração de Recursos (Administrando > Controle > Recursos) para o exercício em questão. Para tanto, é possível apenas a escolha de um nível apenas.

Conteúdo Nível do recurso

Quando preenchido o Nível do recurso, automaticamente o Conteúdo Nível do recurso se torna obrigatório

Ele permite somente número, mas múltiplas aplicações. Por exemplo, quando selecionado o Nível do recurso igual a Especificação com 4 dígitos , logo é possível informar diversas especificações como 0126, 0070 etc.

Então para aquele nível, o sistema buscará as movimentações que possuem exatamente  os recursos conforme o conteúdo informado.

Para acessar os relatórios ao lado, utilize o F4 ou o menu Executando > Artefatos > Relatórios e pesquise-os por meio da sua descrição.

x


xxxx