Central de novidades Matriz de Saldos Contábeis

Planejamento e Contabilidade - Desktop



Já está disponível na versão Atualiza-Sapo-6076-01-8895-07 do sistema Contabilidade a adequação dos arquivos conforme o novo leiaute da Matriz de Saldos Contábeis para 2022, referente a publicação da STN  no dia 05/11/2021.

Para se adequar ao novo leiaute, atualize o sistema para a última versão supracitada e  acesse o ano de 2022. Após realize a importação nos dados iniciais por meio do menu Utilitários > Importar dados iniciais e selecione as seguintes opções:

De acordo com a MSC ocorreram algumas alterações no conjunto de informações dos contas correntes. Tais alterações serão refletidas no início do exercício de 2022, na importação dos saldos iniciais da matriz, juntamente com lançamentos e início. Confira na tabela abaixo:

Uma das alterações que ocorreram foi na nomenclatura do Complemento da Fonte (CF) para Código de Acompanhamento da Execução Orçamentária (CO), bem como a inserção de novos códigos. Conforme a tabela abaixo:

Para estes estados, conforme a Portaria 710/2021, os códigos acima serão automaticamente preenchidos durante a execução orçamentária, de acordo com as seguintes regras:

  • O CO 1001 será gravado quando a despesa possuir o campo educação selecionado e o recurso da despesa, no cadastro de especificação de recursos, o campo especificação igual a 500, bem como, a aplicação da despesa seja diferente de 4, 5, 7 e 8;
  • O CO 1002 será gravado quando a despesa possuir o campo saúde selecionado e que o recurso da despesa tenha no cadastro de especificação de recursos, no campo especificação igual a 500;
  • O CO 1070 será gravado quando a despesa possuir o campo educação selecionado e que o recurso da despesa tenha no cadastro de especificação de recursos onde no campo especificação conter um dos números 540, 541, 542 ou 543, e que a aplicação da despesa seja igual a  4 ,5 ,7, 8:
  • O CO 1111 será gravado quando a entidade não for Câmara e o recurso da despesa possuir no cadastro de especificação de recursos, no campo especificação igual a 800.
  • O CO 1121 será gravado quando a entidade for Câmara e o recurso da despesa tenha no cadastro de especificação de recursos, no campo especificação igual a 800.
  • O CO 2111 será gravado quando e entidade não for Câmara e o recurso da despesa possuir no cadastro de especificação de recursos, no campo especificação igual a  801.
  • O CO 2121 será gravado quando a entidade for Câmara e o recurso da despesa possuir no cadastro de especificação de recursos, no campo especificação igual a 801.
  • O CO 3110 será gravado quando o recurso possuir no cadastro de especificação de recursos, no campo detalhamento igual a 3110;
  • O CO 3120 será gravado quando o recurso possuir no cadastro de especificação de recursos, no campo detalhamento igual a 3120;

Para os estados que não aderiram, as seguintes alterações foram aplicadas:

  • O CO 1001 será gravado quando a despesa possuir no campo educação selecionado sendo a aplicação da despesa diferente de 4, 5,7e 8;
  • O CO 1002 será gravado quando a despesa possuir o campo saúde selecionado, bem como, o campo  Aplic em Ações e Serv Públicos Saúde não esteja selecionado, com a condição de que  o recurso tenha em seu cadastro no campo tipo Ordinário.
  • O CO 1070 será gravado quando a despesa possuir o campo educação selecionado e a aplicação da despesa seja igual a uma das aplicações 4,5,7 ou 8.

As alterações elencadas estão disponíveis para a execução orçamentária de 2022 e contabilização por contas correntes da Matriz. 


É importante que os entes, Revendas e Filiais executem testes para o processo de início do exercício de 2022 e validação no encerramento mensal de janeiro (Processos > Encerramento mensal. Executar o encerramento mensal somente quando o encerramento anual do exercício anterior estiver realizado), bem como, na execução dos contas correntes com a rotina do relatório e pré-validação da Matriz de saldos contábeis (Relatórios > Siconfi > Informações de equivalência > Relatórios e Pré validação).

Fique atento aos próximos comunicados, pois serão apresentados detalhes da geração dos arquivos da MSC 2022.