Versão 6.0.39
Conheça as novidades do sistema Contabilidade (Desktop).
– Aprimoramento do processo de geração da MSC
Para o atendimento da Matriz de Saldos Contábeis – MSC, muitos aprimoramentos são realizados continuamente para a correta geração das informações.
Nesta versão 6.0.39, o Contabilidade (Desktop) apresenta adequações em novos formatos, pré-validações, relatório da MSC, além de estar mais rápido a geração das informações, entre outras. Acompanhe nos próximos itens cada alteração realizada ao atendimento.
1 – Possibilitada a exportação do arquivo em CSV
Agora o sistema possibilita a geração do arquivo da MSC em formato CSV além do XBRL.
Relembremos então como se dá o processo de geração da MSC no sistema, conforme já publicado em comunicações anteriores:
- Acesse o Módulo Financeiro > Relatórios > SICONFI > Matriz de Saldos Contábeis;
- Clique em Gerar Arquivo MSC;
- Serão apresentados os seguintes Argumentos para a geração:
- Exercício;
- Mês;
- Código da Instituição (Siconfi). Exemplo: 4998919;
- Desconsiderar os entes (0 – Nenhuma): Se optar por desconsiderar alguma entidade na geração do arquivo, basta inserir seu código. Caso contrário, havendo mais de uma entidade, basta separá-las por vírgula. Ou ainda, você pode escolher por não desconsiderar nenhuma entidade, informando o valor 0;
- Diretório de geração: representa o caminho onde o arquivo será gerado.
- Após o término a geração deverá resultar em um arquivo com extensão.

2 – Adequada a Pré-validação
São várias as pré-validações executada pelo sistema para a geração do arquivo da Matriz de Saldos Contábeis, e primeiramente, vale destacar que tal processo ocorre por Entidade.
Logo, foi adequada a pré-validação 6 – Contas de consignações a de detalhamento e recurso na conta bancária, para só validar se estiver com o parâmetro Gerar recurso das contas bancárias e consignações pelo recurso do documento desmarcado.

Para realizar a Pré-validação acesse o Módulo Financeiro > Relatórios > SICONFI > Matriz de saldos contábeis > Pré – Validação:

3 – Aprimorado o Relatório da MSC
A partir de 2019 algumas adequações foram realizadas no Relatório da Matriz de Saldos Contábeis – MSC.
Os aprimoramentos você acompanha logo abaixo, e para a emissão acesse o Módulo Financeiro > Relatórios > SICONFI > Matriz de saldos contábeis.
No campo Administração você poderá optar pela emissão Consolidada, Indireta, Direta ou Fundacional, sendo que esta informação constará adequadamente, conforme seleção, no relatório.

Adequada também a demonstração da fonte de recurso conforme layout de 2019, onde:
- Nos quatro primeiros dígitos demonstram o Recurso;
- Os últimos quatro dígitos representam o Detalhamento;
- O Recurso e o Detalhamento serão separados por ponto (.). Exemplo: 1211.0000.
Incluída também no rodapé na nota explicativa a seguinte mensagem: Contas com superávit permanente tipo 2 não possuem lançamentos de fonte de recurso.
Veja o exemplo de uma Relatório da MSC emitido com as adequações apresentadas:

4 – Criado arqjoblet para excluir conta corrente duplicado
Muitos usuários ao executarem o processo de regerar os contas correntes, estavam ocasionando duplicidade das contas, devido a existência de lançamentos.
Objetivando a resolução, criou-se um arqjoblet Remover conta corrente duplicado – MSC que realizará a remoção adequadamente. Para acessá-lo, utilize o menu Utilitários > Gerenciador de Arqjoblet > Gerais.



– Disponibilizado o arqjoblet para regerar lançamentos de eventos alterados
Está disponibilizado o arqjoblet Atualizar o regerar lançamentos, que substituirá a necessidade do comando SQL para a rotina eventos que possuírem contas alteradas.
Para acessar o arquivo, utilize o menu Utilitários > Gerenciador de Arqjoblets > Gerais > Atualizar o regerar lançamentos.
Salienta-se que este arqjoblet, quando necessário, deverá ser executado antes da rotina Regerar lançamentos.

– Adequada a geração do SIOPE
Está adequada a geração do SIOPE para que não realize a formação de duas linhas durante a geração do arquivo xml no identificador 361. Este identificador representava 60% e 40% do Fundeb, sendo que atualmente não existe tal distinção, conforme a versão do SIOPE TI 1.0.38.5 e Gestor 19.0.5.5.
– Possibilitada a cópia das Informações de Equivalência
Para o atendimento da Matriz de Saldos Contábeis – MSC, muitos aprimoramentos são realizados continuamente para a correta geração das informações.
No atualiza, 6.0.39-04-8803, o Contabilidade (Desktop) apresenta a possibilidade de copiar as Informações de Equivalência entre as entidades. A realização das cópias de uma entidade para as demais, poderá ser realizada das informações de contas, natureza da receita e da despesa, além dos recursos.
Assim, não será mais necessário acessar cada entidade e efetuar os relacionamentos, afinal, muitos destes relacionamentos são iguais por isso a possibilidade de cópia está disponível.
O acesso às Informações de Equivalência se dá pelo Módulo Financeiro > Relatórios > SICONFI > Matriz de Saldos Contábeis.



Assim, escolhendo as entidades de origem e destino, bem como, quais informações de equivalência, deve-se clicar em Copiar e após em Sim.
