Novidades e melhorias do sistema Contabilidade (Desktop)

Nesta versão o Tesouraria (Desktop) permite efetuar a baixa de um documento, seja ordem de pagamento, restos a pagar ou despesa extra, com valor da retenção total e informar uma conta bancária.

Assim, com alteração do processo de pagamentos (Módulo Tesouraria > Processos > Pagamentos), ao efetuar a baixa de um documento com retenção total estará disponível para seleção as formas de pagamento Caixa e Outros. Selecionando a forma de pagamento Caixa, o sistema apresenta a tela Formas de Pagamento para que seja informada a respectiva conta. E ao selecionar o tipo Outros, é possível informar a conta bancária.

Vale destacar ainda que a verificação do parâmetro Não permitir efetuar pagamento com a conta caixa, o qual realiza a validação no término do processo de pagamento se mantém, ou seja, se a conta caixa pode ou não ser utilizada.

Agora o envio das movimentações ao Transparência FLy com Covid-19 também inclui o Cadastro de Despesas. Isso mesmo!

Até o momento, o sistema considerava apenas a Propriedade Adicional Covid nos cadastros de Empenhos, Receitas e Recursos para envio ao portal. Entretanto, no atual cenário, onde muitas entidade fazem uso da integração ou realizam inúmeros empenhos para Covid automaticamente, a rotina de preenchimento da Propriedade Adicional se torna mais morosa.

Assim, o Cadastro de Despesa também está adequado e possibilita, na aba Propriedade Adicional, informar se a dotação se referente a Covid. Para acessá-lo, utilize o Módulo Orçamento > Arquivos > Despesas.

Elaboramos uma Central de Ajuda sobre a Lei 13.979/20 e reunimos todas as configurações necessárias para envio das movimentações com a Covid-19. Clique e acesse!

Nesta adequação objetiva atender o envio do Órgão concedente ao Transparência Fly, referente a Receitas de transferência que não possuem vínculo com Convênio.

Para isso, o Cadastro de Receita e o arqjoblet de arrecadação diária foram alterados. O primeiro disponibiliza o novo campo Órgão/Entidade transferidora na aba Propriedade Adicional e permite a inserção de dados do tipo texto.Veja:

Já a adequação do arqjoblet dados_arrecadacoes_diario inclui o campo OrgaoConcedente, no qual aplica-se às seguintes regras para envio ao Transparência:

  • Se a Arrecadação possuir vínculo com o Convênio, deverá demonstrar o Órgão concedente informado no Cadastro do Convênio. Se não possuir, deverá verificar se a Propriedade Adicional Órgão/Entidade transferidora do Cadastro da Receita apresenta informação.
  • Caso a mesma Receita, possua vínculo com o Convênio e Propriedade Adicional informada, prevalece o Órgão concedente do Convênio.