Novidades e melhorias do sistema Contabilidade (Desktop)

Informamos que foi liberado para o Estado de Santa Catarina o parâmetro Demonstrar Transferências de Emendas conforme configuração da rubrica.

A seguir, estão apresentados todos os detalhes e alterações necessárias para que os valores sejam computados de acordo com a configuração do Cadastro de Rubricas.

1 – Inclusão de parametrização para emissão dos relatórios. 

Para os clientes que optarem pela demonstração de emendas conforme configurado nas rubricas, deverão selecionar o parâmetro demonstrado abaixo. Para isso, o acesso deve ser realizado por meio do Cadastro de parâmetros e na aba Relatórios selecionar a opção Demonstrar Transferências de Emendas conforme configuração da rubrica.

Ao selecionar esse campo, os anexos que compõe a demonstração desses valores passarão a verificar o Cadastro da Rubrica, e não mais pelas Especificação TCE.  A seguir, são apresentados detalhamentos das alterações necessárias para que os valores sejam computados de acordo com a configuração do Cadastro de Rubricas.

2 – Inclusão de Flag no cadastro de rubrica

Para que o cômputo seja realizado corretamente, caso o parâmetro supracitado esteja marcado, é necessário informar quais Rubricas são destinadas à Emenda Individual e Emenda de Bancada. Esse procedimento deve ser realizado acessando o Cadastro de Rubricas e selecionar o Tipo de Emenda a qual se refere.

Por padrão, todas as Rubricas serão atualizadas como Não se aplica, devendo ser configurada conforme necessidade de cada entidade com parâmetro marcado. 

Quais anexos compõem o valor e emendas?

Relatório Resumido da Execução Orçamentária – RREO

    • Anexo 03 – Demonstrativo da Receita Corrente Líquida.

Relatório de Gestão Fiscal – RGF

  • Anexo 01 – Demonstrativo da Despesa com Pessoal – Estados, DF e Municípios;
  • Anexo 02 – Demonstrativo da Dívida Consolidada Líquida;
  • Anexo 03 – Demonstrativo das Garantias e Contragarantias de Valores;
  • Anexo 04 – Demonstrativo das Operações de Crédito;
  • Anexo 06 – Demonstrativo Simplificado do Relatório de Gestão Fiscal.

Atualmente, a geração dos dados para o sistema Fly Transparência são sempre gerados como carga inicial, onde em muitos casos deseja-se apenas a atualização de alguns registros no qual identificou-se que não estão no portal. 

Liberamos recentemente, as cargas incrementais para atendimento as configurações do COVID, cujos dados adicionais uma vez marcados nos recursos, despesa, empenho ou receita, são atualizados  para envio dos  dados.

Nesta nova versão, liberamos um novo Arqjoblet intitulado Atualizar Registros para Transparência, onde este conterá como característica principal o campo Data. É a partir deste que será atualizados todos os registros que a data seja igual ou posterior a informada para envio ao Fly Transparência, desnecessitando o reenvio das cargas iniciais.

A nova funcionalidade visa atender exatamente aqueles registros pontuais onde a partir de uma determinada data contenha dados desatualizados no portal.

Você encontra essa funcionalidade em Utilitários > Gerenciador de Arqjoblets > Transparência > Atualizar Registros para o Transparência.