Novidades e melhorias do sistema Contabilidade (Desktop)

Com objetivo de agilizar o processo de envio ao Transparência (Cloud), o sistema Contabilidade está aprimorado e apresenta mais performance no envio da Carga Despesas Orçamentária para o portal.

Agora o sistema disponibiliza uma nova funcionalidade: Atualizar permissões no Betha Docs. Localizada no menu Utilitários, ela possibilita visualizar e exportar os documentos anexados por meio do Betha Docs por outro usuário.

Para tanto, é necessário habilitá-la. Assim, por meio do menu Utilitários, clique na nova funcionalidade e após em Executar.

A partir desta versão, uma mensagem indicativa é demonstrada para a entidade que não possui a o Cadastro de Configuração para o Transparência (Cloud) efetuado.

Assim, no momento do envio, o sistema identificará se essa configuração já está realizada, caso contrário a seguinte mensagem é apresentada:

A(s) entidade(s) abaixo não possuem configuração cadastrada(s) para envio dos dados ao Transparência Cloud. (Arquivos >> Configuração para o Transparência Cloud)

Entidade(s):
Nome da entidade 

Outro aprimoramento realizado é na geração do envio da Carga Inicial. No momento que ele é realizada, já é de conhecimento que a checkbox deve estar marcada Carga Inicial, no Cadastro de Configuração para o Transparência (Cloud). Para tanto, após ser concluída o sistema desmarcará automaticamente, assim como já ocorre nas entidades que enviam ao Transparência (Fly.)

Está adequada a mensagem a qual orienta a solicitação de atendimento ao Suporte Técnico da Betha quando algum erro ou inconsistência é apresentada pelo sistema.

SOLUÇÃO: Copie esta mensagem de erro e entre em contato com o Suporte Técnico pelos canais de atendimento.

Ao surgir uma dúvida, lembre-se de contatar nossa equipe técnica para auxiliá-lo. Estamos à disposição para lhe ajudar em qualquer momento que necessitar. E não deixe que especificar detalhadamente sua dúvida ou problema, isso agilizará nossa análise e a solução.

Ao realizar a emissão de um documento, seja relatório ou nota, que esteja assinado digitalmente, será demonstrada o nome do assinante. Até então era apresentado o órgão emissor.

Conforme publicação do MDF – 10ª Edição, válida para 2020, o Anexo supracitado está adequado para que, a partir deste ano, a coluna INSCRITAS EM RESTOS A PAGAR NÃO PROCESSADOS de despesas executadas seja demonstrada durante qualquer período emitido.

Assim, os saldos dos empenhos anteriores (valor inscrito do empenho anterior) cujo ano da despesa seja o ano anterior ao do exercício logado será apresentado, em qualquer momento, na coluna citada. Para tanto, quando emitido no último mês (12) do ano, os cancelamentos de restos destes empenhos anteriores serão diminuídos.

Vale ressaltar ainda que é necessário atualizar o sistema para esta versão, ou seja, 6.0.61, bem como, realizar a importação dos dados iniciais Consulta de Banco Federal, por meio do menu Utilitários > Importar Dados Iniciais.  

A seguir, as adequações realizadas nos Anexos da LRF estão conforme a publicação do MDF – 11ª Edição, válido para 2021. Lembrando também que o acesso aos demonstrativos podem ser realizados por meio do menu:

  • Relatórios > LRF > Anexos RGF e Anexos RREO;
  • Relatórios > SICONFI > Demonstrativos Fiscais > RREO ou RGF.

A partir de 2021, as linhas Benefícios Previdenciários e Outros Benefícios Previdenciários serão demonstradas apenas quando apresentarem valores, ou seja, se estiverem zeradas, não serão demonstradas no relatório.

Além disso, foram incluídas as linhas Forma Indireta (§ 1° do art. 18 da LRF) e Despesa com Pessoal não Executada Orçamentariamente, as quais serão demonstradas com valores zerados. Assim, a geração do arquivo, disponível em Utilitários > Gerenciador de Arqjoblets > SICONFI 2021 – RGF também está adequada conforme essa regra.

Para este Anexo, as adequações foram realizadas em conformidade com a Taxonomia para envio ao SICONFI em 2021. Logo, a geração do arquivo do RREO está conforme as novas inclusões e exclusões do modelo da Síntese de alterações RREO 2021 – Municípios.

Assim como no informativo liberado referente a versão 6.0.60, no qual o Anexo 5 foi ocultado no menu Relatórios > LRF > Anexos RREO, a partir desta versão, o respectivo demonstrativo também não será mais apresentado no menu Relatórios > SICONFI > Demonstrativos Fiscais > RREO.

Como já demonstrado no Anexo 4 – RREO, o Anexo 6 também apresenta adequações na sua emissão, bem como, na geração do arquivo SICONFI 2021 – RREO, conforme a Taxonomia das novas inclusões e exclusões referente ao modelo de Síntese de alterações RGF 2021 – Estados e Municípios – Demais
poderes.

Para realizar a geração do arquivo citado, faça uso do menu Utilitários > Gerenciador de Arqjoblets.