Novidades e melhorias do sistema Contabilidade (Desktop)

A geração do arquivo do SIOPS referente ao 6º bimestre agora conta com uma nova mensagem de orientação. Seu objetivo é alertar para que a geração do orçamento, ou seja, a previsão inicial para o próximo ano, seja realizada. Para isso, é necessário acessar o novo exercício e realizar as Informações de Equivalências do SIOPS por meio do menu Relatórios > SICONFI.

Após o encerramento do exercício, agora é possível efetuar alterações nos Cadastros de Leis do sistema Contabilidade. Para acessar a funcionalidade faça uso do Módulo Orçamentário > Arquivos > Leis. Perceba que ao editar um ato referente a algum exercício já encerrado, o sistema permite a respectiva alteração e habilita o botão Gravar.

É isso mesmo! O sistema já possibilita a geração do arquivo e seus Anexos conforme todas as adequações divulgadas pelo SICONFI em dezembro de 2020. Com isso você já pode antecipar todos os preparativos necessários para o devido cumprimento legal.

Acesse também a Síntese de alterações para conferir as adequações realizadas nos seguintes Anexos:

  • Anexo I-AB – Balanço Patrimonial;
  • Anexo I-C – Balanço Orçamentário – Receitas Orçamentárias;
  • Anexo I-D – Balanço Orçamentário – Despesas Orçamentárias;
  • Anexo I-F – Balanço Orçamentário – Despesas Orçamentárias – Sub Quadro – Execução de restos a pagar;
  • Anexo I-HI – Demonstrativo das Variações Patrimoniais e Resultado Patrimonial.

Para realizar a geração do arquivo e dos anexos, acesse o menu Utilitários > Gerenciador de Arqjoblets > SICONFI 2020 – DCA. A geração também pode ser realizada por meio do menu Relatórios > SICONFI > Informações de equivalência – MSC, SIOPS e DCA.

Já a emissão dos anexos pode ser realizada ao acessar o exercício de 2020, por meio do menu Relatórios > SICONFI > Declaração de Contas Anuais (DCA).


Vale destacar que as adequações também refletiram o relacionamento das Informações de Equivalência da Natureza da Receita para a geração ao SICONFI. 

E lembre-se, antes de efetuar a geração do arquivo DCA, você deve acessar o menu Utilitários > Importar Dados Iniciais e realizar a importação do arquivo Configurações de Equivalência.


Para conhecer mais detalhes sobre a geração do arquivo e a emissão dos anexos da DCA, clique no botão ao lado.

Agora a geração da Matriz de Saldos Contábeis conta com a nova Pré-Validação Equivalências com grupo de contas diferentes. Ela será responsável pela verificação se o primeiro dígito da máscara da conta é igual ao primeiro dígito da máscara informada no relacionamento.

Agora a geração da Matriz de Saldos Contábeis conta com a nova Pré-Validação Equivalências com grupo de contas diferentes. Ela será responsável pela verificação se o primeiro dígito da máscara da conta é igual ao primeiro dígito da máscara informada no relacionamento.

De caráter informativa, ao ser identificada alguma divergência, o sistema emitirá a seguinte mensagem: As contas listadas abaixo possuem relacionamento com grupos diferentes que devem ser corrigidos. Acesse Relatórios >> SICONFI >> Informações de Equivalência – MSC >> Matriz de Saldos Contábeis >> Informações de Equivalência e efetue o ajuste. Após clicar na opção Confirmar para que os ajustes sejam devidamente gravados.

Para acessar as pré-validações disponíveis, utilize o menu Relatórios > SICONFI > Informações de equivalência – MSC, SIOPS e DCA e clique no botão Relatório / Pré-Validação.


Lembre-se de realizar a importação do arquivo Configuração de Validação Federal por meio do menu Utilitários > Importar Dados Iniciais

Realizada adequação na fase de Início do Exercício para que, na importação das contas contábeis para o ano de 2021, o sistema verifique a existência de saldos contábeis e desconsidere as contas que apresentarem saldos apenas no conta corrente.

Para localizar o processo de Início do Exercício, acesse o Módulo Financeiro > Processos. Acesse também o menu Utilitários e na funcionalidade Importar Dados Iniciais, realize a importação do arquivo Encerramento e Início de Exercício.

O Contabilidade já está adequado e possibilita, ao estado do RS, a geração dos arquivos do PAD para 2021. As adequações estão conforme a publicação do TCE, em dezembro de 2020, e a versão atualizado do programa instalador.

Para a geração do arquivo acesse o Módulo Financeiro > Utilitários > Gerenciador de Arqjoblets > TCE-RS – PAD – 2021, e abaixo você confere quais alterações foram realizadas:

Alterado o arquivo BAL_DESP.TXT, ao qual foram inseridos os seguintes campos:

  • Transferência: considera o montante das Suplementações (Módulo Orçamento > Arquivos > Suplementações), quando o Tipo da Ementa é Dotação Transferida – mesma entidade e/ou Dotação Transferida entre entidades, bem como, o Tipo do Movimento (aba Movimentos) seja igual a 1 – Adicionar dotação;
  • Transposição: considera o montante das Suplementações, quando o Tipo da Ementa é Transposição e o Tipo do Movimento (aba Movimentos) é igual a 1 – Adicionar dotação;
  • Remanejamento: considera o montante das Suplementações, quando o Tipo da Ementa é igual a Alteração da Lei Orçamentária (remanejamento) e o Tipo do Movimento (aba Movimentos) é igual a 1 – Adicionar dotação.

Incluídos os campos:

  • Alterações Orçamentárias: geradas conforme:
      • 0 – Não se aplica;
      • 1 – Transferência;
      • 2 – Transposição;
      • 3 – Remanejamento.
  • Valor Alterações Orçamentárias: neste novo campo é considerado o montante de suplementações com o Tipo do Movimento (aba Movimentos) igual a 1- Adicionar dotação;
  • Data Reabertura de Crédito Adicional: considera a data da suplementação ou, se existirem mais de uma suplementação, retorna a maior suplementação de mesmo agrupamento;
  • Valor do Saldo Reaberto:  neste campo, o sistema gera o valor fixo zero.