Novidades e melhorias do sistema Contabilidade (Desktop)

A partir desta liberação, o Cadastro de Bancos (Módulo Financeiro > Arquivos > Bancos > Cadastro de Bancos) conta com novas instituições financeiras conforme a Relação de Participantes atualizada em 04/06 pelo BB.

Conforme publicação da versão 3 do MDF (11ª Edição) realizada pela STN em 07/05/2021, a qual contempla várias alterações em alguns de seus Anexos, a partir da versão 6.0.68, o Contabilidade já contempla tais adequações ao realizar as emissões dos demonstrativos do RGF e RREO (Relatórios > SICONFI > Demonstrativos Fiscais > RREO/RGF). 

Para tanto, após atualização do sistema para a versão citada, é importante também realizar, por meio do menu Utilitários, a rotina Importar Dados Iniciais e selecionar o arquivo Consulta de Banco Federal.

Conforme publicação, a partir de 2021, este demonstrativo ao ser emitido, também considerará na linha Vencimentos, Vantagens e Outras Despesas Variáveis, do quadro DESPESA COM PESSOAL, a Natureza de Despesa 3.3.90.04 – Contratação Por Tempo Determinado com objetivo de conhecer as contratações temporárias registradas pelos entes.

Este demonstrativo também conta com novas adequações emitidas pela Síntese de Alterações publicadas pela STN em 07/05, bem como, oriundas de configurações nas Propriedades Adicionais dos Cadastros de Empenhos e Lotes de Arrecadações.

Utilize o link abaixo para conferir as alterações realizadas a partir desta versão para 2021.

Conforme as alteração a partir de 2021, tem-se as seguintes adequações:

Quadro CONTROLE DO VALOR REFERENTE AO PERCENTUAL MÍNIMO NÃO CUMPRIDO EM EXERCÍCIOS ANTERIORES PARA FINS DE APLICAÇÃO DOS RECURSOS VINCULADOS CONFORME ARTIGOS 25 E 26 DA LC 141/2012.

  • Coluna Saldo Inicial (no exercício atual) (h): a linha Diferença de limite não cumprido em agora apresentará o mesmo valor apresentado na linha Limite não Cumprido (XIX) = (XVIII). Com isso, a coluna Saldo Final (não aplicado)¹ (l) = (h – (i ou j)) da referida linha demonstrará o resultado da fórmula proposta pela coluna. Vale ressaltar ainda, que o valor será apresentado somente no último período de geração (mês 12, bimestre 6, trimestre 4, quadrimestre 3 e semestre 2).

Quadro CONTROLE DE RESTOS A PAGAR CANCELADOS OU PRESCRITOS CONSIDERADOS PARA FINS DE APLICAÇÃO DA DISPONIBILIDADE DE CAIXA CONFORME ARTIGO 24§ 1º e 2º DA LC 141/2012.

  • Coluna Saldo Inicial (w): a linha Restos a pagar cancelados ou prescritos em a serem compensados (XXIV) agora apresentará o mesmo valor apresentado na linha TOTAL DOS RESTOS A PAGAR CANCELADOS OU PRESCRITOS NO EXERCÍCIO ATUAL QUE AFETARAM O CUMPRIMENTO DO LIMITE (XXIII) = (XXI – XXII). Com isso, a coluna Saldo Final (não aplicado)¹ (aa) = (w – (x ou y)) da referida linha demonstrará o resultado da fórmula proposta pela coluna. E vale ressaltar ainda, que o valor será apresentado somente no último período de geração (mês 12, bimestre 6, trimestre 4, quadrimestre 3 e semestre 2).

Para o estado do MT, a partir de 2021, o sistema Contabilidade possibilita a você informar a variação patrimonial no Cadastro de Rubricas redutoras de dívida ativa e realizar a contabilização conforme os eventos configurados. Vale ressaltar que o campo VP somente será habilitado quando a rubrica iniciar em 9 ou 49 e que seu 8º nível iniciado em 3, 4, 7 ou 8.

Para acessar o cadastro, utilize o menu Orçamento > Arquivos > Cadastrais > Rubricas.