Novidades e melhorias do sistema Contabilidade (Desktop)

A partir desta atualização, o sistema Contabilidade está adequado e realiza a geração dos valores referentes aos repasses federais do quadro Previsão e Execução das Despesas com base das Propriedades Adicionais do Empenhos ou Cadastro de Despesas.

Como de conhecimento, para este ano o SIOPS apresenta novas fontes de recursos e por conta disso, o programa apresenta também inclusões das sublinhas Despesas Totais Fonte relacionadas à Fonte – Transferências Fundo a Fundo de Recursos do SUS provenientes do Governo Federal, as quais estão presentes no quadro Previsão e Execução das Despesas.

Para saber mais sobre quais as regras de geração para as novas sublinhas acesso o tema Previsão e Execução das Despesas na Central de Ajuda do SIOPS.

Na publicação realizada no dia 06/09, foram informadas algumas mudanças trazidas pelo SIOPS, conforme leiaute do novo  SIOPS 2021, bem como, sobre a liberação para envio do 1º bimestre.

A partir desta versão, 6.0.73, o Contabilidade já está adequado e possibilita a geração. Para realizá-la, acesse o menu Utilitários > Gerenciador de Arqjoblets > SIOPS 2021.

Aos entes que realizam o preenchimento manual e/ou conferência das informações, estão também disponíveis os relatórios gerenciais SIOPS Municipal 2021. Eles permitiram visualizar os dados gerados dos quadros do programa.

As orientações completas sobre as configurações necessárias para geração das informações estão disponíveis na  Central de Ajuda. Acesse e confira!

A partir desta versão, com intuito de deixar os dados ainda mais consistentes no portal, o arqjoblet Gerar Arquivos para o Transparência (Cloud) está adequado. No momento em que forem realizadas alterações na Propriedade Adicional COVID-19, relacionadas as movimentações de receitas e despesas, automaticamente essas alterações serão enviadas na carga incremental para o Transparência, atualizando as informações. 

Para acessar o arqjoblets ultilize o menu Utilitários  > Gerenciador de Arqjoblets  > Gerar Arquivos para o Transparência Cloud

Lembre-se que a configuração do COVID está presente nos seguintes cadastros:

  • Cadastro de Especificação das Fontes de Recursosutilizado na receita e na despesa, quando alterado, todos os registros relacionado a este cadastro serão automaticamente enviados (despesas, empenho, liquidação, pagamento e suas anulações, receitas, arrecadações e anulações e etc.);
  • Cadastro de Receitas – utilizado no Cadastro de Arrecadações quando alterado, estas automaticamente serão enviadas;
  • Cadastros de Despesas – quando alterada a propriedade adicional automaticamente estas serão enviadas, assim, como os cadastros relacionados a ela, como empenho, liquidação, pagamento e suas anulações.;
  • Empenhos – este cadastro também será enviado quando na alteração de sua propriedade adicional, assim, como na despesa informada.