Novidades e melhorias do sistema Contabilidade (Desktop)

- Melhorias entregues na versão 6.0.76
- Paraíba
- Melhorias entregues na versão 6.0.76
- Adequado relacionamento das Informações de Equivalência e os Anexos I-D e I-F da DCA
Conforme a versão 6.0.75, publicada em 22 de novembro, foi possibilitado o relacionamento da Natureza da Despesa na funcionalidade Informações de Equivalência > DCA (D). Logo, nesta versão 6.0.76, a funcionalidade Informações de Equivalência, bem como os Anexos da DCA I-D e I-F estão adequados.
Com relação a tela de Informações de Equivalência, a adequação tem o objetivo de possibilitar a demonstração do nível mais analítico dos elementos da DCA. Até o momento, as máscaras estavam sendo demonstradas até o seguinte nível 3.1.90.04.XX por exemplo, mas agora será demonstrada até 3.1.90.04.01.
Já os Anexos estão preparados para serem emitidos conforme os elementos do relacionamento realizado na tela de equivalência.
Para realizar a emissão dos demonstrativos, acesso o Módulo Financeiro > Relatórios > SICONFI > Declarações de contas anuais DCA e selecione o Anexo desejado.


Em ambos os Anexos a mensagem de aviso para alertar pendências de relacionamento também está adequada para 2021 em diante. Agora, caso seja encontrada alguma pendência, a seguinte mensagem será apresentada:

- Adequados os demonstrativos do RREO e RGF conforme alterações da STN
Conforme a publicação pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) no dia 08/11, os Anexos citados logo mais estão devidamente adequados no sistema Contabilidade.
Vale destacar que o sistema deve estar devidamente atualizado para a versão 6.0.76. E para realizar a emissão dos demonstrativos, acesse o Módulo Financeiro > Relatórios > LRF > Anexo RGF/Anexos RREO. Veja abaixo, quais estão adequados:
- RREO
- Anexo 4 - Demonstrativo das Receitas e Despesas Previdenciárias do Regime Próprio de Previdência dos Servidores
- Anexo 6 - Demonstrativo dos Resultados Primário e Nominal
- Anexo 8 - Demonstrativo das Receitas e Despesas com MDE
- Anexo 11 - Demonstrativo da Receita de Alienação de Ativos e Aplicação dos Recursos
- RGF
- Anexo 1 - Demonstrativo da Despesa com Pessoal

- Alterado o envio da dados das Receitas Orçamentárias
A partir desta versão, o envio para o Transparência (Cloud) do modelo de dados das Receitas Orçamentárias e Receitas Orçamentárias Diárias está adequado conforme o seguinte cálculo:
- Valor Orçado Líquido = Valor orçado inicial da receita - Valor orçado das deduções da receita
- Valor Orçado Atualizado = Valor orçado atualizado da receita - Valor orçado das deduções da receita
- Adequações para atendimento à Matriz de Saldos Contábeis de 2022
- Paraíba
- Disponibilizada a funcionalidade Relacionamento de recursos para 2022
Ao estado da Paraíba, para o exercício igual ou maior que 2022, está disponível a nova funcionalidade Relacionamento de recursos, a qual pode ser acessada por meio do Módulo Financeiro > Processos > Início do Exercício > botão Recurso Relac..
Além do critério de acesso ao exercício igual ou maior que 2022, somente estará habilitada aos Estados que irão utilizar o novo rol de Recursos da Portaria 710/2021.
O acesso a esta funcionalidade é possibilitada pelo Desenvolvimento, no qual estará liberada para realizarem o relacionamento (DexPara) por meio da importação da Consulta de Banco Federal.
Na tela, serão listados para o relacionamento (DexPara) todos os recursos que possuem vínculos com a tabela de lançamentos, despesas, empenhos anterior, ordem anterior ou mesmo, vínculo com uma conta.
Logo, para seleção (F2), o sistema demonstrará todos os recursos cadastrados no exercício e possuem Especificação também cadastrada.


Após o devido relacionamento dos recursos, ao executar as etapas de Início do Exercício, o sistema registrará os restos a pagar com a nova fonte de recurso relacionada e válida para o exercício de 2022.
E pensando no preenchimento dos contas correntes da MSC com a novas fontes de recursos para 2022, por meio da criação da Fase de início Federal, o sistema verificará os lançamentos que possuírem o componente Código do Recurso e Detalhamento do recurso preenchido, e selecionará a nova fonte de recurso conforme o DexPara efetuado pelo ente por meio da funcionalidade Recurso Relac..