Novidades e melhorias do sistema Contratos

Na funcionalidade Solicitação de Fornecimento, acessível por meio do menu Contratando > Contratações > Solicitações de Fornecimento foi realizada a criação de um novo campo para visualizar as informações referente ao número/ano da solicitação. 

Por meio do botão editar será permitido alterar somente o número da solicitação, caso o número for alterado para um já existente, será demonstrada uma mensagem de alerta ao usuário. 

Já em relação à Data da solicitação, o dia e o mês poderão ser alterados após a criação do registro, caso seja realizada a alteração do ano, será demonstrada a seguinte mensagem: “O ano da solicitação de fornecimento está sendo alterado e um novo sequencial será gerado automaticamente”.

Anteriormente, o ano da solicitação era calculado de forma automática a partir do ano de exercício logado no sistema.

Com o intuito de otimizar a performance do sistema, foi realizada algumas alterações no cadastro de dados para interações, referente ao campo desdobramento:

  • Foi realizada alteração no campo Desdobramento para listar somente os desdobramentos que correspondem a despesa selecionada, trazendo automaticamente os primeiros dígitos fixos de acordo com a natureza da despesa; 
  • Foi habilitada a opção Adicionar somente se a informação do número digitado não for encontrado;
  • Foi criado o campo Descrição da natureza para que seja alimentado de forma automática com a descrição do desdobramento selecionado, este campo será visível para todos os tipos de ações e seu preenchimento é somente para o tipo da ação Empenhar.

Agora, é permitido realizar a interação contábil  nos empenhos criados manualmente, sendo possível realizar a sua busca no sistema contábil por meio das fontes de dados.

Isso é realizado por meio do menu Contratando > Contratações > Contratações e compras diretas > Listar dados para interação.

Ao realizar uma interação do tipo Empenhar com a situação Contabilizado manualmente, será realizado uma busca dos empenhos no Contábil conforme os dados informados na interação. 

O campo N° do empenho será habilitado somente após o preenchimento da Data da referência e Despesa.

Será demonstrado um aviso de forma impeditiva na listagem das despesas que não foram sincronizadas com o sistema Contábil. Esse bloqueio se faz necessário para que a interação não seja enviada com as despesas incorretas para o Contábil, causando assim, inconsistências. 

Para que esse impeditivo não seja demonstrado, o usuário deve acessar o ambiente de despesas por meio do menu Administrando > Orçamento > Despesas, e sincronizar as despesas com o sistema Contábil, clicando na opção Atualizar despesas.

Após isso, é possível realizar o envio desses dados para o sistema Contábil, sendo elas recebidas por meio das solicitações de empenhos.

OBS: Caso o sistema Contábil (Cloud) não esteja liberado para esta entidade, ao realizar a interação do tipo Empenhar e com a situação Contabilizado manualmente, a informação do campo N° do Empenho deverá ficar habilitada para preenchimento manual, sem vínculos com outro sistema.



Foram realizadas algumas adequações no relatório Solicitação de Fornecimento (Novo), confira:

 Agora, no caso da SF anulada integralmente é exibido o nome do usuário da última anulação, bem como a data da última anulação da SF. 

Já nos casos de anulações parciais, são exibidos também a Quantidade e Preço total atualizado da SF, ou seja, as quantidades e valores anulados serão desconsiderados no relatório.