Novidades e melhorias do sistema Contratos

Buscando otimizar a rotina dos nossos usuários, agora no sistema Contratos, foi disponibilizado que os itens da contratação sejam destacados conforme uma ou mais ocorrências de alteração de preço realizadas na Ata de Registro de Preço (RP) relacionada à contratação. Esta alteração reflete na Solicitação de Fornecimento (SF), pois ao adicionar os itens será considerado o valor unitário do item alterado, conforme a data  da SF sendo ela  igual ou maior que a data da ocorrência da Ata do Contrato.

A novidade dispõe das seguintes condições:

$Quando o último valor unitário estiver maior que o valor original;

$ Quando o último valor unitário é igual ao valor original;

$Quando o último valor unitário encontra-se menor que o valor original.

Você pode acessar a novidade através do Menu: Contratando > Contratações > Contratações e compras diretas > Itens, verifique como ficou a melhoria na demonstração abaixo:

Esta melhoria será evidenciada em todas as ocorrências realizadas no item do Contrato. Ao clicar no indicador, o sistema apresentará informações de histórico em ordem crescente por data, conforme o exemplo na demonstração abaixo:

Se uma ou mais as ocorrências da Ata de RP no sistema Compras forem excluídas, o indicador será excluído automaticamente do item do contrato. Mas, se houver registro de Solicitação de Fornecimento, o valor será mantido, conforme a data de alteração. No momento da exclusão da ocorrência ou item da ocorrência, no ambiente de Atas o sistema apresentará a mensagem no anexo abaixo, alertando sobre os impactos da ação na Contratação e na SF:

O Organograma têm por objetivo realizar o cadastro estrutural, funcional e programático da entidade municipal. Por meio dele, é possível organizar e identificar o código, a descrição e o tipo de administração a que pertence cada órgão. Portanto, ao adicionar um novo exercício não é recomendado alterar a Configuração do Organograma sem que haja alteração na estrutura organizacional da Entidade.

Por isso agora ao adicionar um novo exercício no sistema Contratos, por meio do Menu: Configurando > Parâmetros > Gerais > Por exercício e relacionar uma Configuração de Organograma diferente da Configuração do ano anterior, o sistema apresentará uma mensagem Informativa, no qual recomenda-se somente alterar a Configuração de Organograma se a Estrutura Organizacional da sua Entidade foi modificada, caso contrário, não há necessidade de criar uma nova configuração. Conforme a imagem abaixo:

Caso a configuração selecionada seja a mesma do ano anterior, a mensagem não será demonstrada.

Importante:


Este processo também pode ocorrer em outros sistemas como: Almoxarifado, Frotas, Obras e Patrimônio, Compras pois os mesmos possuem Cadastro Compartilhado , portanto uma vez que alterado o Organograma em um deles, os outros estarão automaticamente modificados.

Com intuito de agilizar a rotina de nossos usuários no sistema Contratos (Cloud)  algumas melhorias foram realizadas para emissão do relatório de Saldos das Contratações. Dentre as melhorias estão:

Alterada a descrição das opções do parâmetro Somente contratos da entidade logada de: Não. Desejo emitir consolidado para: Não. Desejo emitir consolidado ou informar as entidades. O que permite ao usuário personalizar a emissão do relatório por Entidade Contratada (participante).

Conforme a imagem abaixo:

De:

Para:

Alterada a nomenclatura do parâmetro de: Entidade(s) do Processo para Entidade de origem do processo, visto que a usabilidade do parâmetro pelos usuários ocorre em uma única Entidade

Verifique como ficou a alteração na imagem abaixo:

De:

Para:

Importante:


Se Nenhuma Entidade de Origem for preenchida, o sistema emitirá o Relatório de Saldo das Contratações considerando processo(s) da Entidade Corrente ou Entidade Logada.

Criado o parâmetro de Entidade(s) da(s) Contratação(ões), neste novo parâmetro o usuário poderá informar múltiplas entidades participantes, ou se preferir, não preencher (emissão consolidada). Com isso o sistema permite ao usuário personalizar a emissão do relatório por Entidade Contratada. Conforme a imagem abaixo:

Conforme a imagem abaixo:

Tal novidade dispõe das seguintes condições:

Visando atender ao novo filtro de entidades das contratações anteriormente citados,  foram adicionados dois novos totalizadores ao relatório, por entidade contratada e por processo: