Novidades e melhorias do sistema Contratos

Agora, no cadastro citado, a nova funcionalidade possibilita a inserção de documentações, como por exemplo certidões dos fornecedores. Lembrando que este recurso já está presente no sistema Compras (Cloud).

Para acessá-lo utilize o menu Administrando > Pessoas > Fornecedores. No momento do registro de um novo fornecedor ou alteração, observe que é apresentada a guia DOCUMENTOS

Nesta guia, clique no botão de “+” ao lado esquerdo de cada responsável cadastrado e após no botão + DOCUMENTO para inseri-lo.  Observe que é possível incluir também um Anexo

Também é possível realizar o cadastro das documentações dos fornecedores nas Contratações e nos Aditivos, os quais podem ser acessados por meio do menu Contratando:

  • Contratos > Documentos do fornecedor;
  • Contratos > Alterações Contratuais > Aditivos > Documentos do fornecedor.

E outra grande novidade desta liberação é, nas documentações do fornecedor do Contrato e Aditivos, realizar a cópia desses documentos e optar por realizá-lo do cadastro de Fornecedores ou diretamente da documentação presente no Contrato.

Ao excluir um Contrato, Aditivo, Rescisão e Apostilamento, os quais já constam devidamente escriturados na contabilidade, o sistema Contratos efetuará um estímulo também de exclusão para o Contábil, independente do período da escrituração estiver encerrado.  

Ressalta-se que ao enviar este estímulo de exclusão, alguma instabilidade ocorrer, o mesmo ficará pendente e será efetivado quando o sistema normalizar.

A partir desta liberação, ao acessar as Compras diretas (menu Contratando > Contratações > Contratações e compras diretas) o sistema demonstrará todos os registros de compras que possuem no Tipo de instrumento a classificação Sem termo, independente de qualquer outra configuração.

Já em Contratações, o sistema demonstrará todos os registros de compras que possuem no Tipo de instrumento a Classificação diferente de Sem termo, independente de qualquer outra configuração.

Na guia Todas não ha alterações, ou seja, o sistema apresenta todos registros seja de Compras diretas ou Contratações

E para conhecer todos os Tipos de instrumentos de contratação e sua respectiva Classificação, acesse o menu Administrando > Cadastros auxiliares > Tipos de instrumento.

Até o momento, ao realizar a geração de um Contrato, o sistema aplica o Desconto ou Acréscimo, da Proposta final (%), diretamente sobre os Itens do respectivo Contrato. Esse critério é aplicado quando a Forma de julgamento do processo corresponde ao tipo Maior desconto sobre tabela, Maior desconto sobre o item, Menor Adicional de Acréscimo etc.

Para tanto, com a adequação, o valor total do item da Ata de Registro de Preço, bem como, o valor dos Itens do Contrato (Contratos > Contratando > Contratações > Contratações e compras diretas) agora se mantêm iguais ao valor dos Itens do Processo administrativo (Compras (Cloud) > Processando > Processos), e o sistema aplicará desconto ou acréscimo somente na Solicitação de fornecimento.

Vale destacar que as atas e contratações relacionadas a processos administrativos com formas de julgamento diferente de percentual descritas acima, as regras se mantêm as mesmas, sem alterações.