Novidades e melhorias do sistema Contratos

Agora, é permitido realizar a interação contábil  nos empenhos criados manualmente, sendo possível realizar a sua busca no sistema contábil por meio das fontes de dados.

Isso é realizado por meio do menu Contratando > Contratações > Contratações e compras diretas > Listar dados para interação.

Ao realizar uma interação do tipo Empenhar com a situação Contabilizado manualmente, será realizado uma busca dos empenhos no Contábil conforme os dados informados na interação. 

O campo N° do empenho será habilitado somente após o preenchimento da Data da referência e Despesa.

Será demonstrado um aviso de forma impeditiva na listagem das despesas que não foram sincronizadas com o sistema Contábil. Esse bloqueio se faz necessário para que a interação não seja enviada com as despesas incorretas para o Contábil, causando assim, inconsistências.

Para que esse impeditivo não seja demonstrado, o usuário deve acessar o ambiente de despesas por meio do menu Administrando > Orçamento > Despesas, e sincronizar as despesas com o sistema Contábil, clicando na opção Atualizar despesas.

Após isso, é possível realizar o envio desses dados para o sistema Contábil, sendo elas recebidas por meio das solicitações de empenhos.

OBS: Caso o sistema Contábil (Cloud) não esteja liberado para esta entidade, ao realizar a interação do tipo Empenhar e com a situação Contabilizado manualmente, a informação do campo N° do Empenho deverá ficar habilitada para preenchimento manual, sem vínculos com outro sistema.

Agora, ao realizar a exclusão de um contrato básico com informações cadastrais, os cadastros referentes ao responsável, textos, doc fornecedor e publicação serão excluídos de forma automática, sem apresentar nenhum tipo de vínculo. 

Caso o contrato possua informações de Alterações contratuais, Solicitações de Fornecimento ou Interação Contábeis, estas deverão ser excluídas anteriormente, visto que são informações que impactam na contabilidade e precisam de confirmação do usuário para realizar a exclusão.

Vale frisar que até então era demonstrada a seguinte mensagem: Esse registro não pode ser removido pois possui registro(s) dependente(s).

Com o objetivo de centralizar as informações e facilitar a rotina dos usuários, informamos que, agora, quando for realizada uma alteração na data de vigência de um contrato por meio do menu Contratando > Contratações > Contratações e compras diretas > Alterações contratuais, o sistema irá realizar de forma automática a alteração da data no ambiente de contratações. 

Vale ressaltar que essa data será demonstrada quando existir uma alteração contratual de prazo, cujo o Tipo do aditivo possua uma das seguintes classificações:

  • Prazo;
  • Prazo e Acréscimo;
  • Prazo e Supressão.

A exibição da data de vencimento original do contrato será mantida independentemente de existir uma nova data de vigência.