Conheça as novidades do sistema eSocial liberadas dia 27/09/2019!

Rotina de Solicitações

Disponibilizamos a funcionalidade Solicitações (Comunicando > Solicitações > Solicitações), que tem por objetivo enviar determinados eventos que irão retornar um relatório ou um grupo de informações para conferência, nesta primeira liberação, geramos apenas o evento S-1295.

Ao cadastrar uma solicitação, ela irá retornar as seguintes situações:
  • Pendente: Neste caso, aguarde alguns instantes para que o processo seja iniciado;
  • Solicitada: Após o cadastro da solicitação, ela está aguardando a geração e o envio do arquivo;
  • Falha ao criar a solicitação: Neste caso ocorreu um erro ao gerar o evento, assim, deve-se tentar novamente;
  • Sem erro: o evento de solicitação foi gerado corretamente e encaminhado ao eSocial.

Importante!

  • Para que uma solicitação tenha retorno do eSocial (governo), os eventos na qual ele faz referência devem ser enviados com sucesso. Assim, para que um evento de totalização de pagamento obtenha retorno do eSocial (governo) corretamente, os eventos de cálculo devem ter sido integrados corretamente.
  • Quando uma solicitação gerou um evento (Situação Sem erro), este evento será automaticamente enviado ao eSocial (governo). Ou seja, não precisa solicitar o envio, ele será automaticamente encaminhado. Porém, para que isto ocorra, a ferramenta de assinatura deve estar operando para realizar a assinatura do evento.
  • Pode-se efetuar dois tipos de solicitação com o evento atual (S-1295): Mensal – na qual é informado mês/ano em que se deseja realizar a conferência – ou 13º salário – na qual é informado o exercício que se deseja fazer a conferência.
  • Para que o envio seja efetuado corretamente é necessário que a versão de configuração do eSocial na entidade esteja na 141. Do contrário, não será possível efetuar uma solicitação, sendo exibida a mensagem: “Não foi possível efetuar a solicitação. Verifique se as configurações de envio deste evento estão disponíveis nesta entidade.”

Alteração do layout de Eventos gerados

Atualizamos o layout da tela de Eventos Gerados (Corrigindo dados > Correções de base > Eventos gerados) e também a de Detalhes dos eventos.

Eventos gerados

Alteramos o layout da tela Eventos gerados (Corrigindo dados > Correções de base > Eventos gerados), agora na tela a descrição e o evento ficam separadas em colunas, sendo permitido realizar a ordenação das colunas.

Alteração na tela inicial do sistema

Atualizamos a tela inicial do sistema para que ao invés de demonstrar os Próximos envios ela passe a demonstrar os Eventos pendentes, onde serão apresentados todos os eventos que ainda estão Aguardando envio para o eSocial, do mais antigo ao mais atual, informando o prazo.
Inicialmente, em virtude do envio ao ambiente de produção restrita, o sistema irá demonstrar uma mensagem de atraso, mas não se preocupe!
A partir da versão de orquestração 140, que será disponibilizada nos próximos dias, os prazos de entrega do evento aparecerão com base no ambiente de produção restrita e futuramente no ambiente oficial.

Exclusão de domínio histórico

A partir desta atualização é possível realizar a exclusão do histórico de um domínio. Essa exclusão é realizada no sistema Folha (Desktop) e enviada ao eSocial (Cloud) por meio de uma nova carga ao sistema.

Ao receber a informação da exclusão, o eSocial (Cloud) irá se comportar de duas formas:

  1. Domínio relacionado a evento já enviado ao governo: Será gerado um evento de exclusão, caso o governo não aceite a exclusão, o domínio não será marcado como excluído no sistema.
  2. Domínio relacionado a evento que não foi enviado: Quando um domínio não tem ainda um evento transmitido com sucesso a exclusão do domínio histórico não irá gerar um evento de exclusão, sendo que o registro será imediatamente alterado para excluído.

Veja como os históricos excluídos irão aparecer no sistema:

Caso você não deseje visualizá-los, basta habilitar a opção Ocultar domínios históricos excluídos.

Novo filtro no Envio eSocial

Em Comunicando > Controle de envios > Envio eSocial > etapa Aguardando envio disponibilizamos ao usuário a opção de Filtrar por prazo de entrega, utilizando as opções prontas ou datas escolhidas por ele, veja:

Por padrão, ao acessar a página o usuário irá visualizar todos os eventos, sem aplicação do filtro de datas. Quando aplicado o filtro será apresentado um ícone de lixeira ao lado para que de forma rápida o usuário possa apagá-lo, veja:

Ordenação dos eventos

Em Comunicando > Controle de envios > Envio eSocial separamos a descrição do evento e seu código, possibilitando ao usuário realizar a ordenação da página pelo código do evento.

Separação de ambientes no eSocial

Agora o sistema realiza a separação de ambientes entre Produção Restrita e Oficial para adequar as configurações de envio ao eSocial. Para isso, acesse Utilitários > Configurações de ambiente.

Por padrão o sistema está configurado no ambiente de Produção Restrita e para que o usuário identifique qual ambiente está trabalhando, enquanto o usuário estiver no de Produção Restrita, aparecerá uma mensagem na parte superior do sistema, veja:

A alteração do ambiente de Produção Restrita para o Oficial poderá ser realizada apenas uma única vez, assim quando realizada a opção o sistema apresentará uma mensagem de alerta.

Apresentação dos históricos dos Domínios Integrados

Em Corrigindo dados > Correções de bases > Domínios integrados você visualiza os dados que foram importados ao eSocial (Cloud). Ao clicar em um domínio você consulta os dados dele, as mensagens apresentadas, o conteúdo e os eventos.

Agora, além das informações já apresentadas, você poderá visualizar o Histórico desse domínio, conforme imagem abaixo.

Assim, ao clicar em cada histórico você visualiza suas informações. O histórico do domínio pode possuir mais de uma versão, isso ocorre quando após o envio para o eSocial, é corrigida ou acrescentada alguma informação no domínio.

Visualização e download do XML do Evento gerado

A partir de agora é possível visualizar o arquivo XML do evento gerado, para isso acesse Corrigindo dados > Correções de base > Eventos gerados, clique sobre o evento e acesse seu conteúdo, ali você terá a janela XML onde poderá visualizá-lo com destaque para as tags e atributos (linguagem XML padrão).

Recuperação de um domínio não processado

Alteramos o sistema para permitir que um domínio não foi processado por instabilidade ou outro motivo que tenha interrompido o fluxo seja recuperado, podendo ser reenviado ao eSocial, esses domínios ficarão com o status Falha na validação, e para reenviá-los basta clicar neles e ir em Revalidar.