Publicado em: Sex, 28/02/2020

Educacenso – Etapa Situação Final dos Alunos 2019

De acordo com a Portaria nº 249, de 20 de março de 2019, iniciou a 2ª etapa do Censo Escolar da Educação Básica (Educacenso), com a abertura do módulo Situação do Aluno que tem por objetivo coletar as informações de rendimento e movimento final dos alunos declarados ao Censo Escolar 2019, com prazo de término previsto em 20/03/2020

Nossa equipe preparou uma novidade que ajudará os usuários do sistema Educação (Cloud) a realizarem esta tarefa com mais agilidade e segurança, confira!

Distribuição de scripts para gerar dados para o Educacenso por meio do Orquestrador.

Desenvolvemos alguns scripts para a leitura das fontes de dados e criação de arquivos conforme layouts definidos pelo Inep. Para que os clientes possam utilizar esses scripts, não será necessário sequer atualizar o sistema, isso porque eles foram disponibilizados por meio do Orquestrador.

Onde encontrar os scripts?

É necessário acessar o Gerenciador de scripts, indo em Utilitários > Gerenciador de scripts. No utilitário, selecione os scripts Flexibilizados.

Quais os passos para enviar o Educacenso? 

Acessar o sistema do Educacenso e fazer a exportação do arquivo disponibilizado na etapa Matrícula Inicial >> Migração >> Exportação, conforme layout dessa etapa.

Executar o script [Educacenso 2019][Etapa 2] – Importação do arquivo, preenchendo o parâmetro Arquivo para Importação*.

Nesse passo, serão atualizados no sistema Educação (Cloud) os códigos Inep dos alunos, professores e turmas e também o código da matrícula dos alunos que foram enviados para o sistema do Educacenso na etapa Matrícula Inicial de 2019, pelo Educação (Cloud).

Importante:

  • Para os casos onde a etapa Matrícula Inicial de 2019 foi informada diretamente no sistema do Educacenso, é necessário executar o script [Educacenso 2019][Etapa 2] – Importar turmas e matrículas sem a primeira etapa realizada. Com a execução desse script, o sistema importará:
    • O código Inep da turma, apenas para as turmas que possuírem a mesma descrição tanto no sistema Educação (Cloud) quanto no sistema do Educacenso.
    • O código da matrícula dos alunos apenas se estes possuírem o código Inep. Para saber como obter o código Inep dos alunos, consulte o 3º passo.
  • O arquivo a ser importado, é o arquivo obtido no passo anterior.

Executar o script [Educacenso – 2019] – Identificação dos alunos sem código Inep (Exportação), preenchendo o parâmetro Estabelecimentos (ou em branco para Todos).

Nessa etapa, é gerado um arquivo com os alunos que foram matriculados e enturmados em 2019, e que não possuem o código Inep (Identificação do aluno Inep, no Cadastro de Alunos) mesmo após a importação do arquivo no passo 2.

Importante: Como o código Inep dos alunos é uma informação obrigatória para a etapa Situação Final do Aluno 2019, esse passo se faz necessário, pois é por meio dele que se obtém o código Inep dos alunos que não possuem tal informação no sistema Educação (Cloud).

Acessar o sistema do Educacenso, ir até a opção Matrícula Inicial >> Migração >> Identificação e enviar o arquivo gerado no passo 3.

Para acompanhar o processamento do arquivo enviado, acesse Matrícula Inicial >> Migração >> Identificação >> Panorama e todos os arquivos enviados pelo usuário “logado” serão apresentados com o seu devido status.

Quando o status do arquivo for finalizado, faça o download do arquivo disponibilizado.

Executar o script [Educacenso – 2019] – Identificação dos alunos sem código Inep (Importação), preenchendo o parâmetro ArquivoImportacao*.

Nesse passo, serão atualizados no sistema Educação (Cloud) os códigos Inep dos alunos que o Inep conseguiu identificar que foram enviados no passo 4.

Executar o script [Educacenso 2019][Etapa 2] – Exportação do arquivo. Na execução do script um parâmetro muito importante é solicitado: Estabelecimento. Desta forma, ao informar o estabelecimento, os dados serão gerados exclusivamente para o estabelecimento informado.

Importante: Quando nenhum estabelecimento é informado, os dados são gerados para todos os estabelecimentos da rede de ensino.

Executei os scripts, e agora?

Após a execução do script [Educacenso 2019][Etapa 2] – Exportação do arquivo, você poderá fazer o download do arquivo para envio ao Educacenso. Para tanto, é preciso colocar o mouse sobre o resultado da execução do script e imediatamente o download do arquivo é feito.

A etapa seguinte é enviar o arquivo gerado para o Educacenso. Para tanto, faz-se necessário antes validar o arquivo gerado diretamente no ambiente de treinamento do Educacenso.

 Caso o referido arquivo possua erros na verificação, o sistema do Inep gera um arquivo pdf, com o detalhamento de todas as inconsistências.

Acompanhamento do processamento do arquivo encaminhado ao INEP

Para acompanhar o processamento do arquivo encaminhado, acesse o endereço http://censobasico.inep.gov.br/censobasico/#, clique em Situação do Aluno >> Migração >> Panorama de envios e todos os arquivos enviados pelo usuário “logado” serão apresentados com o seu devido status. É importante saber que o fato de o arquivo ter sido transmitido ao Inep não significa que os dados dele se encontram na base de dados do Educacenso. Após o envio ao Inep, os arquivos ainda passam por uma última etapa de verificação de inconsistências em que podem ser registrados erros e outros problemas. Por isso, é necessário acompanhar o processamento do seu arquivo após transmiti-lo ao Inep.

Links úteis

http://portal.inep.gov.br/web/educacenso/educacenso

http://treinamento.censobasico.inep.gov.br/censobasico/#/ 

http://censobasico.inep.gov.br/censobasico/#/

http://portal.inep.gov.br/web/guest/situacao-do-aluno

http://download.inep.gov.br/educacao_basica/educacenso/situacao_aluno/migracao/2020/etapas_e_instrucoes_da_migracao_do_educacenso_2019_situacao_do_aluno.pdf