Adequação dos cadastros de acordo com o Template 2.0 do cadastro único

Pensando em unificar as informações entre os sistemas, informamos que algumas informações do sistema Educação (Cloud), foram adequadas de acordo com o  Template 2.0 do Cadastro único, sendo eles: 

  • Anos letivos; 
  • Tipos de cargos;
  • Cargos; 
  • Funções gratificadas; 
  • Configurações de horas/aulas por dia;
  • Configurações de frequência escolar;
  • Configurações de tipos de avaliação;
  • Configurações de instrumentos de avaliação;
  • Fórmulas de cálculo de resultados dos períodos.

Disponibilização de novas funcionalidades para consulta no sistema de Auditoria

Pensando em melhorar ainda mais o gerenciamento das atividades em nossos sistemas, informamos que foram disponibilizadas no sistema de Auditoria, novas funcionalidades do sistema Educação (Cloud) para Consulta, o qual possibilita visualizar as movimentações dos usuários nos cadastros de anos letivos, horas/aulas por dia, configuração das frequências, tipos de avaliação, instrumentos de avaliação, fórmulas de cálculo de resultados dos períodos, tipos de cargos, cargos e funções gratificadas.

Para conferir acesse https://auditoria.cloud.betha.com.br/

 

Possibilidade de matricular o aluno em múltiplas atividades AEE e Complementar na mesma matrícula principal

Pensando em facilitar a rotina de nossos usuários, informamos que a funcionalidade de matrículas para alunos de AEE (Atendimento Educacional Especializado)  e Complementar foi otimizada. Agora ao realizar uma matrícula AEE ou Complementar para um aluno, ao informar a turma, automaticamente são listadas todas as atividades, possibilitando selecionar mais de uma na matrícula principal, como também remover ou adicionar uma nova por meio da edição da mesma. 

Para conferir acesse Executando > Matrículas > Matrículas e selecione uma turma com o Tipo de atendimento AEE ou Atividade complementar:

Adicionado o município de destino na fonte de movimentação de matrícula

Buscando flexibilizar ainda mais nossos artefatos, informamos que foi adicionado o campo municipioDestino na fonte de Movimentação de matrícula. 

Habilitando a sincronização entre dados dos municípios 

Pensando em otimizar a rotina da gestão educacional, informamos que a partir de agora, o sistema Educação (Cloud) possibilita a sincronização de dados entre municípios, permitindo sua reutilização e possíveis manutenções quando necessário.

Gostou? Confira abaixo a listagem dos dados que já possibilitam essa integração!

  • Cursos;
  • Matrizes Curriculares;
  • Campos de experiências;
  • Competências, conhecimentos, habilidades e atitudes;
  • Disciplinas;
  • Eixos temáticos;
  • Etapas da Matriz Curricular;
  • Disciplinas das Etapas da Matriz Curricular;
  • Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento;
  • Objetos de conhecimento;
  • Unidades temáticas.

Você deve estar se perguntando, como realizar a habilitação deste recurso, não é mesmo? Então segue abaixo passo a passo!

Para habilitar a sincronização dos dados entre municípios por meio do cadastro único, é necessário seguir os passos abaixo: 

1. Registrar um chamado para nossa equipe de desenvolvimento, solicitando a criação da sincronização de dados entre as entidades, com as informações de nome da entidade, código do database e nome do grupo de entidades (por exemplo: nome da associação ou consórcio);

2. Após solução do chamado mencionado acima, acessar: https://cadastrounico.cloud.betha.com.br;

3. Selecionar o Cadastro;

4. Clicar no botão Configurações;

 

5. Selecionar o item Cadastro e clicar em Continuar;

6. Inserir no campo Tipo de sincronização  a opção Sempre sincronizar, para que a sincronização aconteça de forma automática e deixar em branco o checkbox Ignorar novos registros. Desta forma, todas as alterações e inclusões serão replicadas para a entidade.

Após realizar a Configuração dos cadastros, é necessário realizar a Carga inicial,  este processo consiste em enviar todas as informações referentes à Matriz curricular para o Cadastro único. Assim, será iniciado o processo de replicação e unificação dos dados entre as entidades.

Para realizar a carga inicial, é necessário acessar a tela de matriz curricular  por meio do menu Administrando > Matriz curricular > Matrizes curriculares,  clicar em Ctrl+Q e sobre o botão Carga inicial templates. Esse processo deverá ser feito em todas as entidades.

 

– Educacenso – Etapa Situação dos Alunos 2020 

De acordo com a Portaria nº 357, de 22 de maio de 2020, iniciou no dia 22/02/2021  a 2ª etapa do Censo Escolar da Educação Básica (Educacenso), com a abertura do módulo Situação do Aluno que tem por objetivo coletar as informações de rendimento e movimento final dos alunos declarados ao Censo Escolar 2020, com prazo de término previsto em 07/04/2021

Nossa equipe preparou uma novidade que ajudará os usuários do sistema Educação (Cloud) a realizarem esta tarefa com mais agilidade e segurança, confira!

Distribuição de scripts para gerar dados para o Educacenso por meio do Orquestrador.

Desenvolvemos scripts e componentes para realizar a exportação do arquivo INEP e importação no sistema Educação (Cloud). Para que os clientes possam utilizar esses scripts, não será necessário sequer atualizar o sistema, isso porque eles foram disponibilizados por meio do Orquestrador.

Onde encontrar os scripts?

É necessário acessar o Gerenciador de scripts, indo em Utilitários > Gerenciador de scripts. No utilitário, selecione os scripts Flexibilizados.

Quais os passos para enviar o Educacenso?

1º Passo:

Acessar o sistema do Educacenso e fazer a exportação do arquivo disponibilizado na etapa Matrícula Inicial > Migração > Exportação, conforme layout dessa etapa.

2º Passo:

Executar o script [Educacenso 2020] [Etapa 2] – Importação do arquivo, preenchendo o parâmetro Arquivo para Importação*.


Nesse passo, serão atualizados no sistema Educação (Cloud) os códigos Inep dos alunos, professores e turmas e também o código da matrícula dos alunos que foram enviados para o sistema do Educacenso na etapa Matrícula Inicial de 2020, pelo Educação (Cloud).

Importante:

Para os casos onde a etapa Matrícula Inicial de 2020 foi informada diretamente no sistema do Educacenso, é necessário executar o script [Educacenso 2020][Etapa 2] – Importar turmas e matrículas sem a primeira etapa realizada. Com a execução desse script, o sistema importará:

O código Inep da turma, apenas para as turmas que possuírem a mesma descrição tanto no sistema Educação (Cloud) quanto no sistema do Educacenso.

O código da matrícula dos alunos apenas se estes possuírem o código Inep. 

O arquivo a ser importado, é o arquivo obtido no passo anterior.

3º Passo: 

Executar o script [Educacenso – 2020] – Identificação dos alunos sem código Inep (Exportação), preenchendo o parâmetro Estabelecimentos (ou em branco para Todos).

Nessa etapa, é gerado um arquivo com os alunos que foram matriculados e enturmados em 2020, e que não possuem o código Inep (Identificação do aluno Inep, no Cadastro de Alunos) mesmo após a importação do arquivo no passo 2.

Importante:

Como o código Inep dos alunos é uma informação obrigatória para a etapa Situação Final do Aluno 2020, esse passo se faz necessário, pois é por meio dele que se obtém o código Inep dos alunos que não possuem tal informação no sistema Educação (Cloud).

Caso todos os alunos já possuam o código do INEP, o usuário pode passar para o passo 6.

4º Passo: 

Acessar o sistema do Educacenso, ir até a opção Matrícula Inicial >> Migração >> Identificação e enviar o arquivo gerado no passo 3.

Para acompanhar o processamento do arquivo enviado, acesse Matrícula Inicial >> Migração >> Identificação >> Panorama e todos os arquivos enviados pelo usuário “logado” serão apresentados com o seu devido status.

Quando o status do arquivo for finalizado, faça o download do arquivo disponibilizado.

Vale ressaltar que esta etapa é realizada no ambiente de produção. 

5º passo

Executar o script [Educacenso – 2020] – Identificação dos alunos sem código Inep (Importação), preenchendo o parâmetro Arquivo*.

Nesse passo, serão atualizados no sistema Educação (Cloud) os códigos Inep dos alunos que o Inep conseguiu identificar que foram enviados no passo 4.

6º Passo:

Executar o script [Educacenso 2020][Etapa 2] – Exportação do arquivo. Na execução do script um parâmetro muito importante é solicitado: Estabelecimento. Desta forma, ao informar o estabelecimento, os dados serão gerados exclusivamente para o estabelecimento informado.

Importante: Quando nenhum estabelecimento é informado, os dados são gerados para todos os estabelecimentos da rede de ensino

Executei os scripts, e agora?

Após a execução do script [Educacenso 2020][Etapa 2] – Exportação do arquivo, você poderá fazer o download do arquivo para envio ao Educacenso. Para tanto, é preciso colocar o mouse sobre o resultado da execução do script e imediatamente o download do arquivo é feito.

 

A etapa seguinte é enviar o arquivo gerado para o Educacenso. Para tanto, faz-se necessário antes validar o arquivo gerado diretamente no ambiente de treinamento do Educacenso.

Caso o referido arquivo possua erros na verificação, o sistema do Inep gera um arquivo pdf, com o detalhamento de todas as inconsistências.

 

  • Os erros identificados deverão ser corrigidos no sistema e então, uma nova validação do arquivo deverá ser feita até que nenhum erro seja identificado.
  • Se não forem identificados erros no arquivo verificado, o sistema emitirá uma mensagem avisando que o arquivo foi validado com sucesso e se o usuário deseja enviar o arquivo para o Inep. Se o usuário optar por enviar, o sistema emite o Recibo de Entrega de Arquivo de Migração – Educacenso.

Importante!


  • As validações devem ser feitas primeiramente no ambiente de treinamento. Após todos os dados estarem validados e sem erros deve-se importar o arquivo no site oficial.
  • É necessário verificar as orientações contidas no recibo e salvar em um local seguro.

Acompanhamento do processamento do arquivo encaminhado ao INEP

Para acompanhar o processamento do arquivo encaminhado, acesse o endereço http://censobasico.inep.gov.br/censobasico/#, clique em Situação do Aluno >> Migração >> Panorama de envios e todos os arquivos enviados pelo usuário “logado” serão apresentados com o seu devido status. É importante saber que o fato de o arquivo ter sido transmitido ao Inep não significa que os dados dele se encontram na base de dados do Educacenso. Após o envio ao Inep, os arquivos ainda passam por uma última etapa de verificação de inconsistências em que podem ser registrados erros e outros problemas. Por isso, é necessário acompanhar o processamento do seu arquivo após transmiti-lo ao Inep.

Links úteis

http://treinamento.censobasico.inep.gov.br/censobasico/#/ 

http://censobasico.inep.gov.br/censobasico/#

https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar

https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/orientacoes/situacao-do-aluno

Adequação dos cadastros de acordo com o Template 2.0 do cadastro único

Pensando em unificar as informações entre os sistemas, informamos que algumas informações do sistema Educação (Cloud), foram adequadas de acordo com o  Template 2.0 do Cadastro único, sendo eles: 

  • Estados;
  • Cid; 
  • Município; 
  • País; 
  • Feriados; 
  • Pessoas; 
  • Cursos; 
  • Disciplinas; 
  • Eixos temáticos; 
  • CHA; 
  • Campos de experiência; 
  • Unidades temáticas; 
  • Objetos de conhecimento; 
  • Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento; 
  • Matriz curricular.

Mas porquê dessa alteração?

Com essa adequação, ao atualizar os dados do cadastro de pessoas, por exemplo, automaticamente podem ser alterados os dados em todos os sistemas da linha cloud.

 Inclusão de novos campos na fonte de dados de Pessoas

Pensando sempre em nossos usuários, informamos que foram realizadas alterações nas  fontes de dados para que os campos naturalizado, paisOrigem, cns, dataEmissaoCns, ric, orgaoEmissorRic, dataEmissaoRic e ufEmissaoRic na fonte de aluno,  sejam buscados na fonte de dados da pessoa.

Sendo assim, foram adicionados os campos mencionadas abaixo na fonte de dados Pessoa

  • Naturalizado;
  • Nacionalidade
  • País de origem;
  • CNS;
  • Data de emissão CNS;
  • RIC;
  • Órgão de emissão do RIC;
  • Data de emissão do RIC;
  • UF de emissão do RIC.

Vale ressaltar, que por momento, os campos atuais serão mantidos na fonte de dados do Aluno, porém nenhuma informação será atualizada. A partir do dia 01/03/2021, eles serão removidos das fontes de dados.

Envio de informações ao Portal do Gestor

Você conhece o Portal do Gestor? Nele estão reunidos vários dados consolidados do município, em gráficos visuais de fácil compreensão. 

A partir de agora, o sistema Educação (Cloud) também compartilha com o Portal do Gestor as informações das pessoas = alunos / filiações.

Para que as informações sejam compartilhadas, é necessário ter o token de conversão em mãos e informá-lo no sistema Educação (Cloud) no cadastro de Entidades, por meio do menu Configurando > Parâmetros > Entidades:

Deste modo, quando for realizado o preenchimento do token de conversão, automaticamente as informações de  pessoas = alunos / filiações já estão para disponíveis para consultas no Portal do Gestor